Artesãos, gestores públicos e representantes de instituições parceiras participaram, nesta sexta-feira,3, em Luziânia (GO), do Terceiro Encontro de Artesãos do Entorno do Distrito Federal. Promovido pelo Sebrae Goiás, o evento reuniu profissionais de diversos municípios da região em uma programação voltada à qualificação dos empreendedores, ao fortalecimento do artesanato regional e à construção de estratégias para ampliar oportunidades de mercado.
Ao longo de todo o dia, os participantes acompanharam palestras, momentos de integração, visitas técnicas e debates sobre políticas públicas voltadas ao setor. O evento também reforçou a importância da atuação em rede entre artesãos, poder público e instituições parceiras para impulsionar a geração de renda, a valorização da produção artesanal e o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Para o gerente da Regional Entorno do Distrito Federal e Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, iniciativas como essa fortalecem o empreendedorismo e ampliam as oportunidades para os pequenos negócios do artesanato. “Este é um trabalho que vem sendo construído ao longo dos últimos anos e que ganha força a cada edição. O artesanato tem um enorme potencial para gerar renda, preservar a identidade cultural da nossa região e fortalecer os pequenos negócios. Quando unimos capacitação, inovação, acesso a mercado e parcerias, criamos oportunidades para que esses empreendedores cresçam de forma sustentável.”

A programação da manhã contou com a palestra do instrutor Luísmar Claret, “Artesanato que Gera Renda: Estratégias para Vender Mais no Mercado Atual”. Durante a apresentação, os participantes receberam orientações práticas sobre posicionamento de mercado, estratégias de comercialização, comportamento do consumidor e formas de tornar seus negócios mais competitivos.
Na sequência, gestores municipais, representantes de entidades e instituições parceiras participaram de uma reunião realizada na sede do Sebrae em Luziânia. O encontro foi dedicado ao fortalecimento das políticas públicas para o artesanato, promovendo o diálogo entre os municípios do Entorno do Distrito Federal e a construção de um planejamento conjunto para ampliar o apoio aos artesãos e fortalecer o setor na região.

Segundo a analista do Sebrae Goiás, Maria José, o encontro faz parte de uma estratégia contínua de fortalecimento do artesanato no Entorno do Distrito Federal. “Este já é o terceiro encontro que realizamos com os artesãos da região. Desde a primeira edição, nosso objetivo é promover capacitação, fortalecer o networking e preparar esses empreendedores para acessar novos mercados. O evento é resultado de um diagnóstico realizado pelo Sebrae, que identificou as principais necessidades do setor. Muitas ações já foram executadas e este encontro fortalece esse trabalho ao reunir gestores públicos, Sebrae e artesãos para construir soluções conjuntas que contribuam para o desenvolvimento do artesanato e dos pequenos negócios da nossa região.”
No intervalo para o almoço, os participantes conheceram um restaurante da cidade e em seguida, realizaram uma visita técnica à Loja Colaborativa de Artesanato de Luziânia, iniciativa criada pelos próprios artesãos para ampliar os espaços de exposição e comercialização da produção regional.

Integrante da loja e do Ateliê Dona Bonita, a artesã Diane explicou que o espaço nasceu da união dos artesãos e da necessidade de criar um ponto permanente para divulgar e comercializar a produção local. “Estamos funcionando há sete meses em um ponto estratégico do centro histórico de Luziânia e já conquistamos muita visibilidade. Além das vendas, percebemos que o espaço resgatou a confiança dos próprios artesãos no valor do seu trabalho. Hoje recebemos novos integrantes, fortalecemos nossa associação e mostramos que o artesanato da nossa região tem qualidade para conquistar mercados cada vez maiores.”

Segundo ela, o trabalho desenvolvido também contribui para levar a cultura local a outras regiões do país. “Em breve levaremos um pouco da cultura de Luziânia para o Rio Grande do Sul, apresentando peças que retratam nossa história e nossas tradições. Isso demonstra que, quando o artesão encontra oportunidades e apoio, consegue levar sua arte para além das fronteiras do município.”
Ainda durante a programação, a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Goiás (PAB-GO), Miriam Pires, apresentou informações sobre a Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece oficialmente a atividade profissional, garante acesso a políticas públicas, participação em feiras e outros benefícios para a categoria.

Segundo Miriam, além de reconhecer oficialmente a profissão, a carteira contribui para a preservação da cultura e para o fortalecimento da atividade artesanal em Goiás. “O artesanato representa a identidade cultural de um povo. É por meio dele que preservamos saberes, tradições e a história das nossas comunidades. A Carteira Nacional do Artesão fortalece esse reconhecimento, amplia o acesso às políticas públicas e reforça que o artesanato é uma profissão capaz de gerar renda, promover inclusão social e preservar um patrimônio cultural que passa de geração em geração.”
Para a artesã Antônia Gomes Miranda Macedo, de Valparaíso de Goiás, o encontro representa uma oportunidade de fortalecer a categoria e ampliar o diálogo entre os profissionais do setor. “Essa é uma oportunidade única para discutirmos melhorias para o artesanato, incentivar nossa categoria e que mais artesãos participem das associações e das ações desenvolvidas. Quanto mais unidos estivermos, mais fortes seremos e maiores serão as oportunidades para todos.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia e Posse: Agência Entremeios Comunicação / Camila Melo – (61) 99151-5974
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
