Nos dias 24 e 25/08, a Fazenda Serra Negra, localizada em Guarani de Goiás, no Nordeste Goiano, foi palco de um torneio de vôlei de areia que se destacou não apenas pelo espírito competitivo, mas pela forte ênfase na sustentabilidade. O evento, que reuniu atletas e entusiastas do esporte, seguiu rigorosamente as práticas sugeridas nas cartilhas de sustentabilidade elaboradas pelo Sebrae Goiás como parte do programa Território Empreendedor.
O torneio, realizado em um dos mais belos cenários naturais da região, a cachoeira São Bernardo, é um exemplo claro de como o esporte e a preservação ambiental podem caminhar lado a lado. Com o apoio do Sebrae, a comunidade local abraçou a causa da sustentabilidade, implementando medidas que garantiram a minimização dos impactos ambientais.
Durante a competição foram adotadas várias práticas sustentáveis que demonstraram o compromisso dos organizadores com o meio ambiente. Lixeiras seletivas foram distribuídas em pontos estratégicos para facilitar o descarte correto dos resíduos e sacos de lixo biodegradáveis foram disponibilizados para todos os participantes e espectadores. Além disso, todo o lixo coletado foi encaminhado para os ecopontos criados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarani de Goiás, onde recebeu o tratamento adequado.
Essas ações são resultado direto das iniciativas promovidas pelo Sebrae, que, em parceria com a comunidade do Parque Estadual de Terra Ronca, desenvolveu cartilhas educativas focadas em práticas sustentáveis. Esses materiais são fundamentais para a conscientização e mobilização de pequenas comunidades e eventos regionais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Sebrae Goiás, por meio do programa Território Empreendedor, tem sido um pilar na promoção da sustentabilidade para pequenos negócios e comunidades rurais. A consultoria oferecida pela instituição, que culminou na criação das cartilhas educativas, teve participação ativa de membros da comunidade local, como Wesley Júnio de Andrade, gerente do Parque Estadual Terra Ronca, que destaca a importância do engajamento comunitário em ações de preservação ambiental.
Marcela Ferreira Soares Machado, proprietária da Fazenda Serra Negra, também reconhece o impacto positivo que as práticas sustentáveis tiveram no evento. “O campeonato de vôlei de areia na fazenda foi planejado desde o início para ser sustentável, alinhado com as práticas sugeridas pelo Sebrae. Um dos principais desafios foi a busca por parceiros que compartilham dos mesmos valores ambientais, tanto entre empresas quanto órgãos públicos. Outro ponto desafiador foi a divulgação, na qual utilizamos exclusivamente meios on-line, evitando panfletagem e, consequentemente, a geração de resíduos”, disse.
De acordo com ela, as tradicionais garrafinhas de água foram substituídas por galões reutilizáveis, diminuindo significativamente o descarte de plástico. Além disso, toda a gestão de resíduos foi cuidadosamente planejada, garantindo que todo o material gerado fosse reciclado, sem deixar lixo para trás.
“Com essa iniciativa, esperamos demonstrar para a comunidade local, nossos clientes e visitantes que é possível realizar eventos de qualquer porte com um impacto mínimo na natureza. Nosso objetivo é, além de preservar o meio ambiente, conectar as pessoas com a beleza natural ao redor, incentivando-as a valorizar e proteger nosso planeta”, ressaltou.
Segundo o gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, um dos principais objetivos com a elaboração das cartilhas foi apresentar para os empreendedores e comunidade em geral que é possível adotar práticas que são simples de serem adotadas em nosso dia a dia, mas que são responsáveis por inúmeros benefícios para a sociedade e para os territórios. “Esses benefícios vão desde redução de custos e preservação ambiental até inclusão social e alinhamento a políticas globais de preservação do planeta, o que vimos se concretizar no torneio de vôlei de areia da Fazenda Serra Negra”, avaliou.
O evento, portanto, não apenas celebrou o esporte, mas também reforçou a importância de cuidar do meio ambiente. Através de iniciativas como essa, o Sebrae continua a demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, transformando a forma como comunidades e empresas pensam e agem em relação ao meio ambiente.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn