ASN GO
Compartilhe

27 de junho: Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Em Goiás, os micro e pequenos negócios são considerados a espinha dorsal da economia goiana, contribuindo com a geração de empregos e o PIB do estado
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Ketty Oliveira Silva mantém seu pequeno negócio em São Simão, a Kesabor, e contou com suporte do Sebrae (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Nesta quinta-feira, 27, é celebrado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). A data comemorativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de reconhecimento pelo papel vital que os empreendimentos desses portes desempenham para a economia e para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos até 2030. De forma global, as MPMEs representam 90% no número de empresas e em torno de 2/3 dos empregos formais.

No Brasil, elas são responsáveis por 99% dos negócios, 54% das vagas de empregos no país. Em Goiás, de acordo com dados da Receita Federal do mês de junho, das 885.552 empresas ativas no estado, 801.917 são MEI, micro e pequenas empresas, que correspondem a 90% do total. As médias e grandes empresas somam 88.457 e representam 9,9% de empresas ativas no estado. No primeiro trimestre de 2024, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por 59% de todos os empregos gerados e cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

A força e a diversidade empresarial, juntamente com a inovação e a resiliência, são as marcas dos pequenos negócios no estado, o que torna essas categorias a espinha dorsal da economia goiana e fundamental para impulsionar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Os pequenos negócios desempenham um papel crucial no fortalecimento da economia. Com números expressivos em todo o país e em Goiás, se consolidam como pilares com a geração de empregos locais, estímulo à inovação e desenvolvimento regional”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

De acordo com o diretor, a instituição trabalha estrategicamente e de forma planejada para cumprir a missão de ser um poderoso aliado no desenvolvimento do empreendedorismo, promovendo inovação, competitividade e conhecimento para as micro e pequenas empresas. “Também trabalhamos para o fomento de crédito e de políticas públicas que possam cada vez mais fortalecer as empresas do nosso estado”, afirma.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • médias empresas
  • Micro e Pequenas Empresas