“Os visitantes e empresários goianos e de várias partes do país se engajaram e tornaram a 4ª edição do Café Fest um evento que ampliou o conhecimento sobre os cafés especiais e a importância do produto para a economia brasileira.” Essa foi a avaliação do idealizador e organizador do evento, Pablo Jaime Campos. Para ele, o maior festival do segmento no Centro-Oeste, que aconteceu neste último fim de semana em Goiânia e teve participação do Sebrae, foi um sucesso e democratizou palestras e conteúdo que enriqueceram o repertório e as experiências dos amantes da bebida.
O público presente pôde participar de degustações, workshops, visitas a estandes e shows culturais. A programação foi transmitida pela primeira vez ao vivo para todo país e bateu recordes de interação nas mídias sociais. Durante os três dias de evento, de 19 a 21 de abril, no Shopping Cerrado, mais de 60 expositores mostraram os diferenciais de cada produto e como agregar valor em seus empreendimentos. “Montamos uma estrutura ampla e confortável para todos, conseguimos difundir o nosso trabalho para pessoas que não puderam estar conosco e tratamos de temas importantes para o elo do segmento”, explicou Pablo, que é proprietário da Cafeteria Estação 14 e da Escola de Barista, em Goiânia. O Sebrae Goiás foi apoiador do evento e esteve junto com 20 cafeterias especiais de pequeno porte.
“Proteção da marca”, “A importância da torra na qualidade do sabor do café”, “Projeto Café Inclusivo”, “Sustentabilidade na cadeia do café”, “Cafés robustas da Amazônia”, “Dimensões sensoriais do café” foram alguns dos temas de palestras que foram apresentados e discutidos durante o festival, que contou com a presença de especialistas como o professor Flávio Borém, CEO da Borém Cafés Especiais, pesquisador em qualidade de cafés especiais com reconhecimento nacional e internacional; Aline Marotti, coordenadora de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC); e Cecília Seravalli, gerente de Sustentabilidade (ESG) da Nestlé Brasil, entre outros.
Copa Muy
No sábado, dia 20, foi realizada a Copa Muy – Cup Tasters. O campeonato, promovido pela Muy Café, empresa apoiada pelo Sebrae, contou com 18 participantes, entre especialistas e amadores, e avaliou os melhores degustadores e sua habilidade por meio de avaliação de diferentes xícaras de café filtrado em uma prova às cegas. A campeã foi a barista goiana Amanda Lobo, do Luiz Café Conceito, cafeteria que fica no Setor Oeste, na capital.
A vencedora dessa competição foi premiada com uma imersão com o barista Dionathan Antunes de Almeida, que conquistou o título de Campeão Mundial de Cup Taster 2024, durante a Specialty Coffee Expo, feira de cafés especiais realizada em Chicago, EUA. O campeonato, de acordo com o sócio-diretor da Muy Café, Ricardo Caetano, foi um dos destaques do evento. “É sempre um momento de interação, diversão e torcida pelos candidatos e para os participantes, uma experiência sensorial marcante”, avaliou.
O público também pôde acompanhar durante o Café Fest a competição de Latte Art (arte de desenhar no café que faz sucesso em todas as cafeterias do país), que escolheu o melhor barista na arte de desenhar com leite vaporizado no café espresso.
O festival terminou na noite de domingo (21), com o show da banda goiana Mr Gyn, com hits consagrados como “Sonhando” e “Minha Juventude” e o melhor do pop rock. “O público foi maravilhoso, encerramos com chave de ouro com um show que fez todo sentido para a comunidade de Goiânia. Só tenho a agradecer a todas as empresas, pessoas, instituições envolvidas na realização desse grande evento”, finalizou o idealizador e organizador do Café Fest, Pablo Jaime Campos.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn