
O Teatro do Sesi, em Goiânia, foi palco, na noite desta segunda-feira (24), da cerimônia de posse de André Rocha como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para o biênio 2025-2026. André Rocha também é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. A solenidade também marca o início das comemorações pelos 75 anos da entidade, que ocorre em dezembro de 2025, dedicados à promoção da industrialização e à defesa dos interesses do setor industrial goiano.
O evento reuniu empresários, lideranças de vários estados e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Dentre elas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o prefeito de Goiânia e presidente de honra da Fieg, Sandro Mabel; o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, além de familiares do novo presidente.

André Rocha é empresário com formação em engenharia civil e assume a presidência da Fieg após atuar como primeiro vice-presidente e liderar interinamente a instituição durante o período eleitoral de 2024. A ampla experiência no setor industrial contabiliza 17 anos à frente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar). Além disso, ocupa cargos de destaque em outras entidades como o LIDE Centro-Oeste e o Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além de ter liderado o Fórum Nacional Sucroenergético e a Câmara Setorial do Açúcar e Etanol, André Rocha foi também presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg) e da Celg G&T.
Em sua fala, André reiterou o compromisso de honrar o legado e de escrever um novo capítulo na história, frente ao fortalecimento do setor industrial do estado e pelo avanço de Goiás em todas as áreas. “Juntos temos a responsabilidade de conduzir, com determinação e muita serenidade, essa instituição tão relevante, que há 75 anos tanto contribui para o desenvolvimento do Estado e do país”, frisou.
Além disso, André reafirmou o comprometimento de dar continuidade à história, não apenas voltada ao crescimento econômico, mas na valorização das pessoas, da sustentabilidade e da inovação. “Afinal, a indústria é feita de pessoas, por pessoas e para pessoas”, assinalou.
O presidente empossado da Fieg reconhece a jornada que tem pela frente. Contudo, ele comenta que a base é sólida, resultado daqueles que o antecederam. “Como engenheiro, sei que uma boa base é o ponto de partida para grandes construções”, destacou.

Sesi, Senai e IEL
André afirmou ainda o compromisso com a educação de capitalizar ainda mais a rede Sesi de educação básica, com foco na qualidade do ensino. “Defendemos uma educação que prepare nossos jovens, não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida”, sublinhou, além de anunciar o avanço do número de unidades nos municípios entre outras ações.
Além disso, o presidente da Fieg salientou o trabalho realizado pelo Senai na qualificação profissional. “Acabamos de assinar com o governo de Goiás o maior contrato da nossa história. Vamos qualificar mais de 12 mil estudantes e nos próximos dias vamos ampliar nossa parceria com as secretarias da Retomada e da Ciência e Tecnologia”, pontuou.

A atuação do IEL também foi apontada por André entre as ofertas da Fieg, com o compromisso de subir os índices do instituto, que figura entre os primeiros a nível nacional. “O IEL avança e se consolida cada vez mais como instituto especializado em gestão de carreiras e de empresas, não só privadas, mas também públicas”, disse.
Dentre os projetos futuros, André ressaltou a importância de investimentos em tecnologia. “Por isso, vamos implantar o Instituto Senai de Tecnologia Farmacêutica, em Anápolis”, informou.
Ao final, André foi homenageado pela filha Vitória Rocha, que em nome dos outros três irmãos, falou do exemplo que recebem do pai e do orgulho pelo preparo dele para estar à frente de uma instituição de relevância para o desenvolvimento do Estado de Goiás.

Reconhecimento das autoridades
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado defendeu o apoio à educação de qualidade. Para ele, o incentivo ao talento e à pesquisa são a base da construção de um país. Caiado prosseguiu ao externalizar sua visão de governo ao apoiar empreendedores, industriais e produtores rurais a estrutura para que possam desenvolver o Estado. “Isso tudo foi muito bem colocado aqui pelo André”, afirmou.
Caiado salientou ainda o destaque que Goiás alcançou em relação à alfabetização na idade certa, além do 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Hoje, só com a parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás, vamos ter mais de 12 mil alunos fazendo o Ensino Médio e o curso profissionalizante”, enunciou. O governador reiterou também a defesa do desenvolvimento tecnológico do Brasil e destacar o potencial do país.

O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, ressaltou a relevância da presença de André Rocha à frente da Federação das Indústrias para o desenvolvimento de Goiás e no fortalecimento da parceria entre as instituições, com o propósito principal de atender aos pequenos negócios. “Isso fortalece a constante busca do Estado na busca pelo crescimento e pela inovação”, destacou.

Já o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ressaltou a capacidade de André diante da Fieg, como seu sucessor, na certeza do sucesso dos resultados, além de destacar a evolução alcançada mesmo durante sua gestão, com foco na educação. “Assim como Goiás vai crescer cada vez mais, você vai ser um melhor presidente na sucessão de cada um de nós. O Pedro foi melhor que o Paulo, que foi melhor que o Aquino. Eu fui melhor que o Pedro, e você será melhor que nós”, pontuou.
O presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Ricardo Alban, destacou a importância da união do trabalho conjunto da Fieg com o Governo de Goiás e a sorte de André por estar em um estado como este. Ao fazer uma rápida análise das condições da indústria, Ricardo Alban salientou a necessidade do reconhecimento e fortalecimento do setor em nível nacional. “Vamos reverberar, cada vez mais, o que a indústria pode fazer, para o desenvolvimento de um Brasil melhor”, disse.
Entidade da indústria
Fundada em 1950, a entidade representativa da indústria goiana, a Fieg completa 75 anos. Nesse percurso, foi presidida por nomes como Antônio Ferreira Pacheco, José Aquino Porto, Paulo Afonso Ferreira, Pedro Alves de Oliveira e Sandro Mabel.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn