ASN GO Atualização
Compartilhe

Comissão de Pecuária de Leite debate questões relativas ao mercado do produto na Tecnoshow

Transparência na cadeia láctea brasileira foi debatida em mais uma ação realizada no estande do Sebrae Goiás e Sistema Faeg/Senar
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO Atualização
Compartilhe
Comissão de Pecuária de Leite da Faeg se reuniu para debater questões importantes e traçar estratégias (Fotos Edmar Wellington)

Uma importante reunião para falar sobre questões relativas na cadeia láctea brasileira ocupou um dos espaços do estande do Sebrae Goiás e do Sistema Faeg/Senar, nesta terça-feira (28), na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. Produtores e outros profissionais da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg tiveram oportunidade para falar desse tema e da nova gestão da diretoria nos próximos quatro anos (2023-2026).

Segundo explicou o presidente da comissão, Vinícius Correa, a meta do encontro entre os profissionais produtores de leite foi abordar as diretrizes que serão dadas à comissão. Ele informou que a Faeg então vai direcionar os próximos quatro anos nesse sentido.

Na pauta, a reunião abordou questões como a articulação para aprovação do Projeto de Lei nº 448/2022, do ex-deputado federal e presidente da Faeg e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, que institui o Programa de Melhoria da Transparência na Cadeia Láctea Brasileira (Proleite).

Na pauta, organização e planejamento para o setor

Segundo Correa, a preocupação é que o leite possa entrar importado no Brasil como um produto de qualidade. “Enfim, que tenha no máximo 70% da validade. Às vezes, há um leite que já está vencendo a validade em outros países, na Europa principalmente, mas eles mandam para o Brasil. Reempacotam, vendem e botam no mercado aqui”, disse. Na avaliação do especialista, o gargalo é realmente o mercado, “que, às vezes, prejudica o produtor de leite, e isso gera um certo desanimo”.

Durante o encontro, em relação à área de previsibilidade de preços, houve divulgação e esclarecimento sobre o Índice da Cesta de Derivados Lácteos (IMB) e do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás (ILC), além da disseminação de informações do mercado lácteo. De acordo com o presidente da comissão, é preciso colocar a Faeg à disposição dos produtores para auxiliar na tomada das melhores decisões.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Valério Delfino – (64) 99211-9284

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • comissão de leite
  • estande
  • estande do Sebrae
  • Faeg
  • leite
  • mercado de leite
  • Rio Verde
  • Tecnoshow
  • Tecnoshow Comigo