Uma importante reunião para falar sobre questões relativas na cadeia láctea brasileira ocupou um dos espaços do estande do Sebrae Goiás e do Sistema Faeg/Senar, nesta terça-feira (28), na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. Produtores e outros profissionais da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg tiveram oportunidade para falar desse tema e da nova gestão da diretoria nos próximos quatro anos (2023-2026).
Segundo explicou o presidente da comissão, Vinícius Correa, a meta do encontro entre os profissionais produtores de leite foi abordar as diretrizes que serão dadas à comissão. Ele informou que a Faeg então vai direcionar os próximos quatro anos nesse sentido.
Na pauta, a reunião abordou questões como a articulação para aprovação do Projeto de Lei nº 448/2022, do ex-deputado federal e presidente da Faeg e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, que institui o Programa de Melhoria da Transparência na Cadeia Láctea Brasileira (Proleite).
Segundo Correa, a preocupação é que o leite possa entrar importado no Brasil como um produto de qualidade. “Enfim, que tenha no máximo 70% da validade. Às vezes, há um leite que já está vencendo a validade em outros países, na Europa principalmente, mas eles mandam para o Brasil. Reempacotam, vendem e botam no mercado aqui”, disse. Na avaliação do especialista, o gargalo é realmente o mercado, “que, às vezes, prejudica o produtor de leite, e isso gera um certo desanimo”.
Durante o encontro, em relação à área de previsibilidade de preços, houve divulgação e esclarecimento sobre o Índice da Cesta de Derivados Lácteos (IMB) e do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás (ILC), além da disseminação de informações do mercado lácteo. De acordo com o presidente da comissão, é preciso colocar a Faeg à disposição dos produtores para auxiliar na tomada das melhores decisões.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Valério Delfino – (64) 99211-9284
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn