ASN GO Atualização
Compartilhe

Edital beneficia agroindústria de pequeno porte para qualificação de seus produtos

Projeto é fruto de convênio firmado entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo 30 empreendedores do Estado poderão se qualificar gratuitamente.
Por Carla Gomes, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Programa não terá custos ao produtor, que será subsidiado pelo Sebrae e pela Seapa (Foto Silvio Simões)

Proprietários de agroindústria de pequeno porte têm a oportunidade de melhorar a qualidade de seus produtos de forma totalmente gratuita. Isso porque, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), publicou nesta semana o edital de chamamento público para cadastramento de agroindústrias de pequeno porte no Projeto de Promoção da Melhoria da Qualidade das Agroindústrias do Estado de Goiás.

A iniciativa não terá custos para os empreendedores beneficiados e é fruto de convênio firmado entre a Seapa, que arcará com 30% do projeto, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que irá subsidiar 70% dos custos do serviço. Para execução do Projeto, o Sebrae irá investir R$315 mil e o Governo de Goiás utilizará R$135 mil provenientes do Tesouro Estadual.

O objetivo é selecionar 30 agroindústrias de pequeno porte, que possuam registro em um Serviço de Inspeção Oficial no Projeto de Promoção da Melhoria da Qualidade das Agroindústrias do Estado de Goiás e que se enquadrem nas disposições normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para esse segmento. A iniciativa também pretende estimular a implementação de boas práticas, capacitação técnica e acesso a tecnologias adequadas em estabelecimentos que produzem itens de origem animal, com acompanhamento técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o edital, as agroindústrias participantes serão selecionados com base em critérios estabelecidos, incluindo o comprometimento em implementar as boas práticas de fabricação entre outras ações que impactarão na qualidade final dos produtos elaborados. A ideia é estimular o crescimento econômico da região, criando oportunidades de emprego e incentivando a adoção de práticas sustentáveis.

Desde terça-feira, dia 5 de novembro, data de publicação do Chamamento Público no Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE/GO), as agroindústrias podem se inscrever e terão prazo de 10 dias úteis, a partir dessa data. Os proprietários das agroindústrias de pequeno porte deverão enviar o Formulário Padrão de Cadastro devidamente preenchidos, bem como a documentação solicitada no edital. A íntegra do edital pode ser acessada neste link.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • agroindústria
  • edital
  • pequeno produtor