A Expo Peças, que que teve início nesta quinta-feira (05) e segue até sábado (07) no Centro de Convenções de Goiânia, consolida-se como um dos maiores eventos do setor automotivo no Centro-Oeste. Em sua oitava edição, a feira é uma oportunidade para fortalecer a cadeia produtiva, conectando fabricantes, distribuidores, aplicadores e, principalmente, os pequenos negócios.
João Carlos Gouveia, diretor administrativo e financeiro do Sebrae Goiás, destacou a importância da presença da instituição na Expo Peças, ressaltando que 95% dos CNPJs no Brasil são de pequenos negócios, muitos deles pertencentes ao setor automotivo. “A participação do Sebrae aqui é essencial porque nosso objetivo é fazer essa ligação entre fabricantes, consumidores e oficinas mecânicas. É uma forma de impulsionar o empreendedorismo, aumentar a renda e gerar empregos, contribuindo diretamente para o crescimento econômico”, afirmou Gouveia.
O Sebrae oferece suporte amplo para os pequenos empreendedores do setor, desde a elaboração de planos de negócios até soluções como o Sebraetec, que auxilia na gestão de oficinas com práticas sustentáveis, como a correta destinação de resíduos. “Nosso trabalho vai além da feira. Ajudamos esses negócios a se desenvolverem de forma contínua, com consultorias e capacitações ao longo do ano”, completou o diretor.
Camila Carvalho, analista da Regional Central do Sebrae Goiás, reforçou o compromisso da instituição em apoiar o setor automotivo, especialmente os pequenos negócios. “Estamos com cinco empresas como expositoras este ano e uma palestra sobre marketing digital, mas nossa atuação vai além da Expo Peças. Ao longo do ano, oferecemos capacitações e consultorias, como as realizadas em parceria com a Escola do Mecânico e o Sindirepa”, explicou Camila, destacando a presença constante do Sebrae no desenvolvimento do setor.
A empresária Elisângela Feitosa, proprietária da JJ Borrachas, exemplifica o impacto positivo da Expo Peças para pequenos negócios. Participando pela segunda vez do evento, ela relatou como o apoio do Sebrae foi fundamental para o crescimento de sua empresa. “Com o incentivo do Sebrae, conseguimos aumentar nossa produção em 30% através do programa Brasil Mais Produtivo. A feira tem sido extremamente proveitosa, tanto que, logo no primeiro dia deste ano, já fechamos novos negócios com grandes empresas”, relatou Elisângela, que também foi a primeira colocada no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Goiás no ano passado, na categoria Pequenas Empresas, e ficou na segunda colocação na premiação nacional.
Para Paulo Miranda, diretor da Expo Peças, o evento é uma ponte fundamental entre os principais agentes do setor. “A feira cresceu muito nos últimos anos, e nesta edição esperamos dobrar o público, alcançando cerca de 60 mil visitantes. Nosso objetivo é conectar fabricantes e comerciantes com os aplicadores, além de proporcionar um ambiente rico em networking, com mais de 30 palestras durante os três dias”, comentou Miranda. Ele também destacou a importância da parceria com o Sebrae: “O apoio da instituição é imprescindível, pois ajuda os pequenos empreendedores a se conectarem com grandes indústrias, possibilitando novas oportunidades de negócios”.
Além disso, Aline Rosa Miranda, diretora da Expo Peças, anunciou o lançamento do primeiro Congresso Expo Peças Mulher, previsto para março de 2025. “O objetivo do congresso é unir, capacitar e fortalecer as mulheres do segmento automotivo, abordando tanto aspectos emocionais quanto empresariais. Queremos criar um espaço em que elas se sintam acolhidas e preparadas para enfrentar os desafios do setor”, afirmou Aline.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn