ASN GO Atualização
Compartilhe

Festival Bar em Bar dá visibilidade e movimenta o setor de gastronomia

Tradicional no calendário da Abrasel Goiás, evento, que segue até 12/11, deve aumentar 20% em média o consumo nos 47 bares e restaurantes participantes
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

O ditado “Já que Goiânia não tem mar, vamos para o bar” faz da capital uma referência nacional quando se trata de gastronomia – desde os petiscos em bares e botecos até a comida servida nos restaurantes. E essa tradição tem se fortalecido também no interior. Para dar visibilidade e movimentar a cadeia produtiva do setor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO) promove até dia 12 a 17ª edição do Festival Bar em Bar, neste ano com tema o tema “A alegria está na mesa”. O evento reúne 47 participantes de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde.

Petiscos e pratos para todos os gostos estão sendo oferecidos durante o evento

Croqueta de Picanha, Tilápia da Esquina, Coxinha Abobrense, Legado de Claudinápolis, Bolinho de Costela Eu Tu Eles, Chuta o Balde, Choripop, Torresbão Tela Quente, Kibe Alienígena, Delícia do Sertão, Show-Rrata. Esses são alguns dos petiscos que estão concorrendo como o melhor de Goiás no Festival Bar em Bar. Deu água na boca? Ainda dá tempo de montar um roteiro e saborear novos petiscos e ter novas experiências gastronômicas.

No último sábado, dia (04), a Abrasel-GO, juntamente com o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares Goiânia), com apoio do Sebrae Goiás e Agora Fábrica de Resultados, realizaram um encontro no Cateretê Bueno, um dos restaurantes participantes, para celebrar a última semana do festival que premia, ao fim, os melhores petiscos por votação dos apaixonados frequentadores dos bares. O evento foi marcado pela presença de vários proprietários de bares e restaurantes que apresentaram os pratos que concorrem ao melhor de Goiânia e do interior, parceiros, apoiadores, imprensa e boa música.

Para o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos, o Bar em Bar traz petiscos com muita criatividade, preço bom, bebida gelada, assim como bom atendimento e alegria. “O Festival beneficia os negócios com um incremento de venda, dá visibilidade para queles que não têm condições ainda de fazer uma divulgação individual, fomenta a capacitação dos colaboradores e proprietários para oferecer o melhor atendimento com pratos criados especialmente para esse período”, explica. A parceria do Sebrae Goiás, segundo Danillo, é fundamental para a Abrasel-GO e para o Sindibares no desenvolvimento da gestão e performance dos pequenos negócios.

A gestora do Sebrae Camila Carvalho e o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos

Participar de um evento que é nacionalmente conhecido e realizado em outros estados, a partir do exemplo do Festival Bar em Bar, que foi criado em Goiás, fortalece a imagem das micro e pequenas empresas que participam. De acordo com a analista e gestora de eventos da Regional Goiânia do Sebrae, Camila Carvalho, além de propiciar as capacitações no pré-evento, a instituição fortalece o acesso a mercado e a cultura empreendedora por meio do conhecimento da gestão do estabelecimento, seja em finanças, recursos humanos, qualidade em atendimento, marketing e outras áreas.

O diretor administrativo e financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, que esteve no evento, enfatizou que a missão da instituição é promover o empreendedorismo no setor, que é um dos que mais geram emprego não só em Goiás como no Brasil. “Um festival como esse promove uma concorrência saudável, gera mais atendimento e incentiva a criação de novos produtos de qualidade. O Sebrae é parceiro desde a primeira edição, uma ação importante que oportuniza aos pequenos negócios mostrar sua marca, captar novos clientes e fidelizar os tradicionais frequentadores”, ressalta.

Leonardo Gabriel Vitale, do Samura Comida Japonesa, participa pela quarta vez do festival

Leonardo Gabriel Vitale, proprietário do Samura Comida Japonesa, no Setor Bueno, participa pela quarta vez do festival, e no ano passado foi vencedor na categoria Melhor Atendimento. “É muito bom participar do Bar em Bar. O festival favorece a divulgação do meu restaurante e o aumento dos clientes. A expectativa para este ano, além de ser premiado, é atingir 30% a mais em vendas com uma barca com 40 peças de sushi, que serve duas pessoas”, afirma.

O bar Tribos do Espeto, que fica no Jardim Novo Mundo, participa pela segunda vez do festival com o Petisco no Espeto, com dez mini espetos com acompanhamento de mandioca, molhos especiais e farofa de bacon. O proprietário Lázaro Alves Rodrigues Júnior conta que as pessoas estão aderindo ao festival, e ele recomenda a participação de outros estabelecimentos na próxima edição. “Estamos conseguindo atrair clientes também de outras regiões e ainda movimentamos a economia local porque criamos um petisco e temos que comprar de outros fornecedores. E o apoio do Sebrae ajuda muito na divulgação do nosso negócio e a ter engajamento e troca de experiência com os parceiros.”

Lázaro Alves Rodrigues Júnior, do Tribos do Espeto, ressalta a importância da participação de mais estabelecimentos

Newton Pereira, presidente do Sindibares Goiânia e proprietário do restaurante Cateretê, foi um dos idealizadores do Festival Bar em Bar. A primeira edição e muitas outras aconteceram quando ele estava como presidente da Abrasel-GO. Ele conta que a ideia surgiu por conta da paixão do goiano pelos bares e restaurantes. “Vimos uma oportunidade de movimentar todo o segmento com um formato de evento que proporciona entretenimento e novos petiscos com bons preços para os clientes. E como sempre foi bem-sucedido, atualmente outros estados realizam o festival, a exemplo de Goiás”, ressalta.

Com pratos com sabores e preços para todos os gostos e bolsos, o presidente do Sindibares acredita que o festival se fortalece a cada ano, já que o faturamento cresce cerca de 20% nesse período, aumenta o número de clientes no pós-evento, gerando renda não só para os donos dos bares, mas também dando oportunidade de emprego em diversas profissões do segmento. “Os bares e restaurantes são os maiores geradores de emprego no país, com cerca de 6 milhões de brasileiros empregados, enquanto a construção civil, outro forte segmento contratante, possui 3,6 milhões”, relata Newton.

Presidente do Sindibares Goiânia e proprietário do Cateretê, Newton Pereira foi um dos idealizadores do Bar em Bar

Segundo ele, só em Goiânia o setor possui em torno de mil vagas abertas por falta de interessados. “Nem colocamos experiência como determinante na contratação. Preferimos capacitá-los durante o trabalho, mesmo assim há um déficit considerável”, explica. Entre bares, botecos, restaurantes e confeitarias, o presidente do Sindibares disse que Goiânia possui cerca de 12 mil pontos, sendo que 600 fazem parte da base do sindicato.

Público pode verificar o cardápio de 47 restaurantes participantes

SERVIÇO

Festival Bar em Bar

Até 12/11

Guia de Bares e Restaurantes:

https://go.abrasel.com.br/noticias/noticias/comecou-o-festival-bar-em-bar/

Locais: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde

Realização: Abrasel-GO e Sindibares

Apoio: Sebrae Goiás e Agora Fábrica de Resultados

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • bares
  • festival
  • Festival Bar em Bar
  • Goiânia
  • restaurantes
  • Rio Verde