ASN GO
Compartilhe

Fictur, em Uruaçu, abre oportunidades para empreendedores

11ª Feira da Indústria, Comércio e Turismo tem parceria do Sebrae e se consolida como espaço para divulgar empresas e realizar negócios
Por Pedro Gomes, de Uruaçu
ASN GO
Compartilhe
Feira se consolida por abrir espaço para micro e pequenos empreendedores (Fotos Pedro Gomes)

A 11ª Fictur, a Feira da Indústria, Comércio e Turismo de Uruaçu, consolida o evento como um grande espaço regional para divulgar empresas, fazer networking e realizar negócios. A feira, que foi aberta na quarta-feira (10) e termina nesta sexta (13), é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (Aciau) em parceria com o Sebrae, Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg), governo do estado e prefeitura.

Neste ano, 39 empreendimentos de diversos segmentos estão expondo seus produtos e ofertando serviços na feira. Entre esses empreendedores, 25 são apoiados pelo Sebrae. É o caso de Matheus Pereira Martins, dono de uma lanchonete e churrascaria localizada em uma área privilegiada da cidade. No ano passado ele ficou impossibilitado de participar do evento em razão ainda dos reflexos negativos da pandemia de covid-19, e voltou a participar na 11ª Edição da Fictur porque acredita no potencial do evento.

“A feira em nossa região já é referência, e o retorno para aqueles que apostam nessa oportunidade de negócio é garantido. Passado esse período difícil, as portas voltaram a se abrir para a nossa empresa, e o Restaurante Frigideiras está aqui novamente marcando presença”, ressaltou o comerciante.

Matheus Pereira Martins levou seu negócio para a feira com suporte do Sebrae

Há um ano e meio, Alessandra Magna deixou o emprego em um supermercado e decidiu encarar o desafiante mundo dos negócios. Na época ela buscou ajuda junto ao Sebrae e abriu uma empresa no segmento de plantas e flores ornamentais. O negócio deu certo e neste ano ela foi expor seus arranjos naturais na Fictur pela primeira vez.

“É daqui que hoje nós tiramos parte do nosso sustento. Na época que eu iniciei o meu negócio, o Sebrae me ajudou muito, foi fundamental para o sucesso da minha empresa, que hoje, apesar de nova, já está consolidada. Por isso quando somos convidados a participar de qualquer evento do qual o Sebrae é parceiro, a gente já vai sabendo que é coisa boa. Quero parabenizar os organizadores por este evento tão maravilhoso. Antes eu já vinha assistir como visitante, e hoje é um motivo de orgulho estar aqui na condição de expositora”, comemorou Alessandra.

Alessandra Magna e sua família também estiveram presentes com suas flores ornamentais

Os representantes das instituições envolvidas na organização da Fictur marcaram presença na solenidade de abertura. O presidente da Facieg, Márcio Luís, que é da Região Norte de Goiás, destacou a importância da feira para a economia de Uruaçu e da região. “Uma das obrigações da Facieg é ficar ao lado das associações comerciais. E estamos aqui em uma região muito abençoada que dispõe de instituições que fazem um trabalho maravilhoso. E uma dela em destaque é a Aciau, que desempenha um trabalho maravilhoso, e uma prova disso é essa pujante feira em franco crescimento. A Fictur é um evento que movimenta a economia do Norte Goiano, possibilitando a realização de inúmeros negócios, e atrai o mercado consumidor, e isso inclui, é claro, o turismo. Aqui cada ano é uma edição melhor que a anterior, resultado do trabalho dessa diretoria e dos parceiros”, afirmou Márcio Luís.

O Sebrae é outra instituição forte que abraçou a Fictur desde a primeira edição. Essas 25 empresas que estão sendo apoiadas pela instituição vêm de uma longa jornada, na qual elas passam por um processo de acompanhamento e preparação, passando por consultorias e capacitação. “O papel do Sebrae é garantir aos empreendedores a oportunidade de exporem seus produtos e serviços. Essa é uma chance que eles têm de apresentar para a sociedade as suas empresas. Pois em muitos casos as pessoas moram aqui, mas não conhecem as lojas desses pequenos empreendedores, e aqui a Fictur funciona com uma grande vitrine para todos”, explicou Rubya Karla, gerente regional do Sebrae, que mantém também um estande com atendimentos.

A gerente regional Rubya Karla, o presidente da Facieg, Márcio Luís, e parceiros

O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, também comentou a importância da Fictur para a economia local. “Na condição de prefeito, já são sete anos ajudando na realização desse importante evento para o comércio e para o setor da prestação de serviços, assim como para a indústria e o agronegócio. Estamos investindo recursos do tesouro municipal e articulando junto ao governo do estado, por meio da Secretaria da Retomada, e assim contribuindo com a organização da Fictur”, declarou o prefeito.

A programação segue até esta sexta-feira (13), com palestras, treinamentos, exposição de artesanato, balé, desfiles de moda, shows, desfile infantil e degustação nos estandes, encerrando à noite com desfile para a escolha da Miss Fictur 2023.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98527-0246

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Comércio e Turismo
  • Feira da Indústria
  • Fictur
  • Negócios
  • Oportunidades
  • Uruaçu