O 2º Workshop de Construção Participativa do Plano Municipal de Turismo de Formosa, realizado na terça-feira (22) e quarta-feira (23), reuniu empreendedores, gestores e representantes do Sebrae Goiás para discutir a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento do turismo na cidade. Um dos pontos cruciais da discussão foi a definição do horizonte temporal desse plano.
Presente no primeiro dia do evento, o gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste Goiano do Sebrae, Cléber Chagas, falou da responsabilidade do evento para o município. “Essa construção não seria possível sem a parceria do empresariado, do terceiro setor e de entidades parceiras, como o Senar e as instituições de ensino”, disse.
Definições do plano e inovação
A consultora do Sebrae Rejane Pasquali abordou temas como governança, tecnologia, sustentabilidade e a experiência do turista, destacando as oportunidades de crescimento e a importância de Formosa se tornar um destino de turismo inteligente. Ela mencionou a Cachoeira do Itiquira como um exemplo positivo de acessibilidade em Formosa, e ressaltou o potencial do Parque Municipal para atrair turistas com necessidades especiais.
A especialista destacou ainda a relevância de definir a missão, a visão e os valores do turismo em Formosa. “A missão deve expressar a razão de ser do turismo local, a visão deve traçar um futuro desejável para o setor e os valores devem nortear as ações dos agentes turísticos”, explicou. A expectativa é que, com o fortalecimento do turismo, Formosa não apenas amplifique sua visibilidade no Brasil, mas também atraia turistas de diferentes partes do mundo, com geração de mais empregos, renda e oportunidades para a população local.
Em resposta às questões sobre os tópicos abordados na palestra e no workshop, a consultora Rejane Pasquali apresentou considerações sobre a importância da inovação no turismo. “Existem diversas formas de se inovar no turismo. Uma delas é o uso das tecnologias. Hoje, o turista viaja com tudo conectado. Então, facilitar o acesso à informação, investir em segurança turística e na aplicação de um sistema de gestão eficiente, além de priorizar a qualidade no atendimento e a hospitalidade, são medidas cruciais”, enfatizou.
Prazo e perspectiva futura
No segundo dia, o foco foi a definição do prazo ideal para a execução do Plano Municipal de Turismo, estimado em 10 anos. Rejane enfatizou a importância de Formosa valorizar e promover a cultura local. Ela sugeriu que hotéis e estabelecimentos comerciais adotem decorações e divulguem fotos e atrativos que reflitam a identidade do município. “Formosa precisa ser mostrada ao mundo, assim como outros destinos do país e do mundo o são”, destacou.
Também foram apresentados dados sobre o perfil do turista, as principais atrações turísticas da cidade e as tendências do mercado. Os grupos de trabalho elaboraram propostas para as diversas áreas do plano, como infraestrutura, promoção turística, capacitação de profissionais e sustentabilidade. Ao final do evento, foi apresentado um relatório com as principais conclusões e as próximas etapas para a implementação.
A secretária de Turismo de Formosa, Pâmella de Castro Miranda Clemente, enfatizou a importância da iniciativa para a cidade. “Fico muito feliz de conseguirmos colocar em prática a elaboração e conclusão do Plano Municipal de Turismo de Formosa, uma vez que era o anseio da gestão desde o início e nós estamos agora finalizando o mandato com esse presente para a próxima gestão. Estamos com o setor de turismo organizado e planejado para que possa, cada dia mais, avançar e valorizar tudo que nós temos na cidade. Ficamos muito felizes de concluir tudo isso e deixar nossa marca no futuro de Formosa”, destacou Pâmella.
O empresário Arthur Henrique Benfica Vilela, que é o futuro secretário municipal de Turismo e Cultura a partir de 2025, ressalta que o Plano Municipal de Turismo é um instrumento fundamental para a organização e o crescimento do setor. “Nós estamos aqui fazendo o plano de turismo para 10 anos. Vem de uma gestão, vai passar pela nossa gestão e vai continuar para a outra. É, portanto, uma gestão compartilhada, um plano plurianual de turismo, com um direcionamento, com metas, para alcançarmos a nossa sustentabilidade no setor”, disse.
Líssio Antônio Ferreira da Costa Júnior, empresário local, destacou que Formosa está revitalizando um potencial turístico adormecido. “Nossos atrativos turísticos trarão grandes benefícios para o município. Acredito que a partir de agora teremos uma nova perspectiva sobre nossa cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico, cultural e pessoal da população”. Para ele, as pessoas poderão aumentar sua renda e conhecimento cultural, enquanto os empresários encontrarão novas oportunidades de negócios. “Famílias poderão investir em seus lares para alugueis e os jovens terão acesso a novas perspectivas de trabalho. Acredito que essa iniciativa é fundamental para o futuro de Formosa”, analisou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn