A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta quinta-feira (9), em uma apresentação em São Paulo, que foi transmitida ao vivo pelo YouTube, o desempenho do setor no país. Os dados mostram que o franchising superou o de vez a crise provocada pela pandemia. O faturamento cresceu 14,3% e passou de R$185,068 milhões em 2021 para R$ 211,488 milhões em 2022. O presidente da associação, Tom Moreira, explica que esse crescimento se deve à pujança, resiliência e muito trabalho realizado pelo setor, que emprega cerca de 1,6 milhão de pessoas apenas nas lojas franqueadas.
Os segmentos que tiveram maior crescimento foram o de hotelaria e turismo (24,5%); saúde, beleza e bem-estar (21,5%); e alimentação (21,5%). Adir Ribeiro, CEO da Praxis Business, avalia que o crescimento específico desses setores tem ligação direta com a pós-pandemia. Em relação a hotelaria e turismo, ele associa à volta das ações corporativas e ao turismo. Já na saúde, beleza e bem-estar, ao fato das pessoas voltarem ao convívio social, com autocuidado e autoindulgência (“eu mereço”). “Na alimentação food service (entrega), acredito que houve uma acomodação, um hábito que se sedimentou durante os anos de crise sanitária”, afirmou.
O professor PHD em economia Mauro Sayar acrescentou que com a perda de empregos durante a Covid-19, as pessoas precisaram revisitar os planos de vida e a trajetória. “Nesse contexto adverso, muitos empreenderam e buscaram alternativas como as franquias”, disse. E o cenário pode ser ainda melhor para o franchising em 2023. De acordo com Sayar, mesmo com o desafio da relação taxa Selic/valor do dólar/PIB, a expansão é esperada neste segmento durante o ano.
A ABF projeta um crescimento no faturamento entre 9,5% a 12%, cerca de 10% a mais em operações, aumento de 4% em redes franqueadas e a geração de mais 10% no número de empregos no segmento de franquias. Além disso, segundo o presidente, Tom Moreira, há um movimento de migração do digital para lojas físicas, um crescimento das microfranquias, criadas com até R$105 mil e uma tendência de aumento de franquias no setor de limpeza e conservação.
Orientações sobre franquias
Franchising é um modelo empresarial baseado na venda de licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador. É uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, aplicações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo.
Quem quiser saber mais sobre franquias pode procurar especialistas do Sebrae, que podem orientar e dar suporte para a criação de um sistema como esse. Basta procurar a unidade mais próxima:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn