ASN GO
Compartilhe

Franquias faturam 14,3% mais em 2022 e ABF vê setor fortalecido

Hotelaria e turismo, beleza e bem-estar, saúde e alimentação foram os segmentos que tiveram crescimento significativo
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O presidente da ABF, Tom Moreira, destacou o crescimento e as tendências do setor

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta quinta-feira (9), em uma apresentação em São Paulo, que foi transmitida ao vivo pelo YouTube, o desempenho do setor no país. Os dados mostram que o franchising superou o de vez a crise provocada pela pandemia. O faturamento cresceu 14,3% e passou de R$185,068 milhões em 2021 para R$ 211,488 milhões em 2022. O presidente da associação, Tom Moreira, explica que esse crescimento se deve à pujança, resiliência e muito trabalho realizado pelo setor, que emprega cerca de 1,6 milhão de pessoas apenas nas lojas franqueadas.

Os segmentos que tiveram maior crescimento foram o de hotelaria e turismo (24,5%); saúde, beleza e bem-estar (21,5%); e alimentação (21,5%). Adir Ribeiro, CEO da Praxis Business, avalia que o crescimento específico desses setores tem ligação direta com a pós-pandemia. Em relação a hotelaria e turismo, ele associa à volta das ações corporativas e ao turismo. Já na saúde, beleza e bem-estar, ao fato das pessoas voltarem ao convívio social, com autocuidado e autoindulgência (“eu mereço”). “Na alimentação food service (entrega), acredito que houve uma acomodação, um hábito que se sedimentou durante os anos de crise sanitária”, afirmou.

Mauro Sayar falou que pessoas buscaram alternativas

O professor PHD em economia Mauro Sayar acrescentou que com a perda de empregos durante a Covid-19, as pessoas precisaram revisitar os planos de vida e a trajetória. “Nesse contexto adverso, muitos empreenderam e buscaram alternativas como as franquias”, disse. E o cenário pode ser ainda melhor para o franchising em 2023. De acordo com Sayar, mesmo com o desafio da relação taxa Selic/valor do dólar/PIB, a expansão é esperada neste segmento durante o ano.

A ABF projeta um crescimento no faturamento entre 9,5% a 12%, cerca de 10% a mais em operações, aumento de 4% em redes franqueadas e a geração de mais 10% no número de empregos no segmento de franquias. Além disso, segundo o presidente, Tom Moreira, há um movimento de migração do digital para lojas físicas, um crescimento das microfranquias, criadas com até R$105 mil e uma tendência de aumento de franquias no setor de limpeza e conservação.

As 10 maiores franquias do Brasil atualmente

Orientações sobre franquias

Franchising é um modelo empresarial baseado na venda de licença de uso de um negócio com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador. É uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, aplicações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo.

Quem quiser saber mais sobre franquias pode procurar especialistas do Sebrae, que podem orientar e dar suporte para a criação de um sistema como esse. Basta procurar a unidade mais próxima:

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • ABF
  • Associação Brasileira de Franchising
  • franchising
  • Franquias
  • Goiânia
  • resultados