
A recuperação de vários setores da economia de Goiás é uma realidade, com a retomada de contratações e um ritmo crescente de oportunidades. De acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, os Pequenos Negócios foram responsáveis por 74,2% dos empregos formais criados em Goiás ente janeiro e novembro de 2024. As Micro e Pequenas Empresas (MPE) geraram 58.816 vagas de trabalho neste período, do total de 78.224 postos de trabalho criados no estado. O levantamento completo do Sebrae está disponível neste link.
No acumulado dos onze primeiros meses do ano passado na Região Centro-Oeste, Goiás se destaca como líder na geração de empregos, respondendo por 41,6% do saldo total de 141.314 vagas formais. Em seguida, aparecem Mato Grosso com 24,9%, o Distrito Federal com 18,7% e Mato Grosso do Sul com 14,8%.
Em novembro de 2024, o setor do Comércio se destacou, com a criação de 2.370 novos postos de trabalho entre as MPE, seguido por Serviços, que registrou 635 novas vagas. No acumulado do ano, o setor liderou e foi responsável por 44,7% das vagas geradas. Entre as atividades econômicas que mais contrataram em novembro destacam-se o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 495 vagas; restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas, com 376; e serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com 299.

Destaque
Ao longo de 2024, os Pequenos Negócios mantiveram saldos positivos na geração de empregos e se mostraram como pilares da economia e da criação de renda no estado, segundo informações da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás.
O mercado de trabalho apresentou sinais de recuperação, com a taxa de desemprego em Goiás recuando para 5,1% no terceiro trimestre, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Como os dados do Caged e do IBGE apontam a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos em Goiás, fica evidente que o fortalecimento dos Pequenos Negócios é um dos caminhos mais eficazes para reduzir o desemprego. Apoiar e fomentar os PNs é essencial para garantir sua sobrevivência e ampliar sua capacidade de gerar empregos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn