ASN GO Atualização
Compartilhe

Goiás lidera geração de empregos no Centro-Oeste, aponta o Caged

Levantamento mostra que MPEs foram responsáveis pela criação de mais da metade dos empregos gerados no estado, entre janeiro e novembro de 2024
Por Natalia Nuñez, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Os Pequenos Negócios seguem como grande motor da economia goiana (Fotos Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução Sebrae Goiás)

A recuperação de vários setores da economia de Goiás é uma realidade, com a retomada de contratações e um ritmo crescente de oportunidades. De acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, os Pequenos Negócios foram responsáveis por 74,2% dos empregos formais criados em Goiás ente janeiro e novembro de 2024. As Micro e Pequenas Empresas (MPE) geraram 58.816 vagas de trabalho neste período, do total de 78.224 postos de trabalho criados no estado. O levantamento completo do Sebrae está disponível neste link.

No acumulado dos onze primeiros meses do ano passado na Região Centro-Oeste, Goiás se destaca como líder na geração de empregos, respondendo por 41,6% do saldo total de 141.314 vagas formais. Em seguida, aparecem Mato Grosso com 24,9%, o Distrito Federal com 18,7% e Mato Grosso do Sul com 14,8%.

Em novembro de 2024, o setor do Comércio se destacou, com a criação de 2.370 novos postos de trabalho entre as MPE, seguido por Serviços, que registrou 635 novas vagas. No acumulado do ano, o setor liderou e foi responsável por 44,7% das vagas geradas. Entre as atividades econômicas que mais contrataram em novembro destacam-se o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 495 vagas; restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas, com 376; e serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com 299.

Gráfico mostra como os Pequenos Negócios são responsáveis pela maior parte dos empregos gerados no estado

Destaque

Ao longo de 2024, os Pequenos Negócios mantiveram saldos positivos na geração de empregos e se mostraram como pilares da economia e da criação de renda no estado, segundo informações da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás.

O mercado de trabalho apresentou sinais de recuperação, com a taxa de desemprego em Goiás recuando para 5,1% no terceiro trimestre, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Como os dados do Caged e do IBGE apontam a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos em Goiás, fica evidente que o fortalecimento dos Pequenos Negócios é um dos caminhos mais eficazes para reduzir o desemprego. Apoiar e fomentar os PNs é essencial para garantir sua sobrevivência e ampliar sua capacidade de gerar empregos.

No acumulado de 11 meses, os Pequenos Negócios foram responsáveis pela geração de 74,2% das vagas de trabalho no estado

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Caged
  • Micro e Pequenas Empresas
  • pequenos negócios