ASN GO Atualização
Compartilhe

Goiás mostra potencial turístico de pesca esportiva no 15º Pesca e Companhia Trade Show

Empresários de Luiz Alves e de Aruanã, na Região do Vale do Araguaia, puderam apresentar serviços da cadeia produtiva com apoio do Sebrae Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Estande do município de Aruanã, viabilizado com parceria junto ao Sebrae Goiás (Foto Sebrae Goiás)

O turismo de pesca esportiva é uma atividade que tem crescido em popularidade nos últimos anos. Trata-se de uma forma de turismo que atrai os amantes da pesca, que buscam novos desafios e experiências em ambientes naturais. Existem diversas opções de destinos para a prática da pesca esportiva em todo o mundo, e em Goiás o Vale do Araguaia se destaca e funciona como um verdadeiro motor para toda a cadeia produtiva.

Estande Pousada Asa Branca

Para estar alinhado com o setor, dez representantes do turismo goiano participaram do 15º Pesca e Companhia Trade Show, em São Paulo, o maior evento do trade de pesca do país, realizada de 23 a 25/03. Com o apoio do Sebrae Goiás e das prefeituras de São Miguel do Araguaia e de Aruanã, municípios que ficam no Vale do Araguaia, empresários da cadeia produtiva da pesca esportiva mostraram o potencial de Goiás nesse segmento.

Para Wedson Batista, microempreendedor individual (MEI) com uma empresa chamada Familia Batista que presta serviços de guia de pesca em Aruanã, a participação no evento foi “fantástica”. Para ele, poder mostrar a proposta de trabalho para outras empresas, dar visibilidade ao negócio e fazer networking fortalecem muito os expositores. “É a segunda vez que participo, e os resultados são muito animadores porque são feitos contatos com empresas de turismo de todo país”, conta.

Estande Pousada Cristal

Nesta edição, cem expositores participaram do encontro dos amantes de esportes e aventura que é considerado o maior da América Latina. O proprietário do Hotel do Pescador, que fica em Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, Joaquim Ignácio Correia Serra (Kim), explica que na região do Vale a pesca esportiva é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico da região e consolidada como atração turística, com a presença de peixes grandes como as piraíbas e pirararas, conhecidas como as gigantes do Rio Araguaia.

“Participar de eventos como Pesca e Companhia Trade Show 2023 torna o destino conhecido no mapa da pesca e o resultado é o aumento do fluxo de pessoas na região, melhora da competitividade e sustentabilidade dos micro e pequenos negócios da cadeia produtiva na região, ampliando a visibilidade ao espetáculo que a natureza proporciona na região”, ressalta o empresário.

Estande Pousada Cristalino

O Sebrae e as prefeituras de São Miguel do Araguaia e de Aruanã subsidiaram os estandes para que as empresas da região pudessem participar da feira. O secretário municipal de Turismo de São Miguel do Araguaia, Valmir Pereira da Silva, elogiou a parceria com a instituição. “Graças ao convênio, nosso estande é um dos maiores da feira e pudemos mostrar nosso potencial no turismo.”

Para a analista da Agência de Porangatu do Sebrae Goiás na Regional Norte, Thaline Borba, cada vez mais pescadores conciliam suas viagens com o lazer, tornando o turismo de pesca um mercado interessante para quem oferece lugares para explorar a pesca esportiva. “Isso movimenta a economia da região como um todo”, frisa. A analista do Sebrae Goiás em Agência São Luís de Montes Belos, na Regional Oeste, Lara Biana, conta que no evento os empresários encontram um público qualificado, e o pós-evento impulsiona toda a cadeia produtiva. “Muitos já saem da feira com negócios fechados”, diz.

Joaquim Ignácio Correia Serra, o Kim, do Hotel Pescador (à direita), explica que a pesca esportiva é uma atividade importante

Sobre a pesca esportiva

A pesca esportiva é uma atividade sustentável e responsável, que preza pela preservação dos ecossistemas. Os praticantes dessa modalidade de pesca seguem regras específicas, como o uso de anzóis sem farpas, a prática do “pesque e solte” (onde os peixes são devolvidos ao ambiente após a captura) e a preservação das áreas de pesca. É necessário que os praticantes dessa modalidade de turismo sigam as leis e normas estabelecidas, a fim de garantir a sustentabilidade dessa atividade e a preservação dos ecossistemas.

Estande Pousada Canoeiros

Empresas de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia

Hotel Pescador

Pousada Cristalino

Pousada Canoeiros

Pousada Cristal

Pousada Asa Branca

Rancho do Biguá

Empresas de Aruanã

Familia Batista

Sueli Bueno da Luz

Edemar Guinatto pesca

Pousada SOS Piraíba

Associação dos Barqueiros de Aruanã (sem apoio do Sebrae Goiás)

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • pesca
  • Pesca e Companhia Trade Show
  • pesca esportiva