ASN GO
Compartilhe

Maior dor do empresário é no ‘bolso’

45% dos empresários que buscam orientação nos postos de atendimento do Sebrae em Goiás procuram informações sobre o tema finanças
Por Wilson Lopes, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Busca por orientações nas Quartas de Crédito do Sebrae Goiás demonstra preocupação do empreendedor com as finanças (Foto Divino Batista)

No início de 2023 o Sebrae realizou a pesquisa ‘Dores dos pequenos negócios’, com o objetivo de levantar as principais dificuldades dos empresários na abertura e gestão dos pequenos negócios e identificar os obstáculos de quem está procurando abrir uma empresa. A pesquisa qualitativa reuniu três grupos focais: empreendedores consolidados (4 anos ou mais), empreendedores recém-estabelecidos (últimos 12 meses) e potenciais empreendedores (pessoas físicas).

Para os potenciais empreendedores, os processos burocráticos legais e a necessidade de capital para começar o negócio são entraves que desestimulam a abertura da empresa.

Entre os recém-estabelecidos, a falta de crédito e de capital de giro, a alta carga tributária e a dificuldade em captar clientes e construir a equipe de funcionário foram as principais dificuldades encontradas.

Para os consolidados, as principais dificuldades giram em torno da falta de crédito (reclamam das altas taxas de juros), dos custos de insumos e dos tributos, fatores impeditivos do crescimento de seus negócios.

Em comum, os três grupos reclamam da necessidade de crédito e capital de giro e definem a gestão financeira como um grande desafio.

Dinheiro na mão

Na prática, a pesquisa encontra respaldo em um levantamento do Sebrae junto aos 218.531 potenciais empreendedores e empresários que buscaram orientação na instituição de janeiro a maio desse ano nas 12 agências de atendimento, 11 Pontos de Atendimento com Parceiro (PAP), nas 95 Salas do Empreendedor e nos canais on-line da instituição.

Pelo levantamento, o tema “Finanças” motiva 45,5% da busca por orientação no Sebrae; seguido por “Leis”, com 24,3%; “Pessoas”, com 9,15%; “Mercado e Vendas”, com 8,48%; e “Inovação”, com 7,8%. Empreendedorismo, Planejamento, Organização e Cooperação completam a lista.

Em sintonia com a questão, o Sebrae disponibiliza produtos, serviços e ferramentas, como planilhas que organizam o fluxo de caixa (apuração de resultados, controle de pagamento de fornecedores, monitoramento dos pagamentos a prazo, demonstrativo do resultado), impostos e taxas (controle do pagamento de tributos, simulador de cartões), estoque e produtos (controle de estoque, cálculo do ganho unitário, cálculo do preço de venda), crédito e capital de giro (roteiro básico de crédito, cálculo de capital de giro).

Há, também, no site do Sebrae, uma página específica sobre o tema, com dicas para o empreendedor aprofundar os conhecimentos em finanças e monitorar seus indicadores econômicos.

Página de Finanças do Sebrae Goiás:

vitrine.sebraego.com.br/financas/

Baixe aqui planilhas para facilitar sua gestão.

Quero melhorar a gestão da minha empresa.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • bolso
  • dor
  • empreendedor
  • finanças
  • Goiânia