
A cidade de Jussara (18.266 habitantes, 221km de Goiânia) foi escolhida pelo governo do estado para receber uma das dez máquinas de corte automático a laser adquiridas por meio do Projeto de Incentivo à Cadeia Produtiva de Moda. O município é um polo regional do Noroeste Goiano e conta entre suas 758 empresas ativas com diversas confecções e facções.
O objetivo da ação é atender às micro e pequenas empresas de Jussara e de pelo menos dez cidades vizinhas. Com capacidade de produção de 10 mil peças por dia, o equipamento, avaliado em R$ 1,4 milhão, torna a confecção local ainda mais competitiva. Em operação desde dezembro, a máquina já proporcionou o corte de cerca de 300 mil peças.
Para celebrar a produção, a Prefeitura de Jussara promoveu um desfile de moda, o Innova Fashion, que reuniu produtores de vestuário da região. O evento contou com apoio do Sebrae.
A prefeita de Jussara, Maria Idali da Silva Bontempo, a Branca, ressaltou que a cidade busca fomentar e fortalecer o segmento da moda com o objetivo de ter marcas próprias reconhecidas e fazer com que compradores de estados como Mato Grosso tenham na região uma opção mais próxima. Ela agradeceu ao Sebrae pela parceria e também aos esforços da ex-prefeita Tatiana Rana, que, segundo ela, foi quem começou toda a movimentação para concretizar o projeto.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Sílvio José Lopes, a administração vem buscando parcerias fortes para o desenvolvimento do segmento. Ele diz que a máquina trouxe um avanço significativo à produção local pelo fato de facilitar e dinamizar a produção, com diminuição dos custos.
Para a gerente de Cooperativismo e Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado da Retomada, Rhaquel Borges, a intenção é que todo o estado possa virar um grande polo de confecção e moda. “O Arranjo Produtivo Local gera emprego e renda, e Jussara tem avançado muito. Os próprios empresários estão se modernizando e consequentemente aumentando suas demandas e entregando no prazo, o que é de suma importância”, disse.

Regina Boarete, presidente da Associação Jussarense da Modas, Assessórios e Artesanato (Ajuma), ressaltou que a ação foi essencial, pois o setor gera muitos empregos na região.
O gerente da Regional Oeste do Sebrae, Flávio Vilhalba, reforçou a disponibilidade e engajamento da instituição em qualquer tipo de ação voltada ao empreendedorismo e à organização produtiva em prol da geração de emprego e renda. O evento contou também com participação de Josimar Rafael de Oliveira, consultor e instrutor do Sebrae Goiás, que ministrou palestra sobre como empreender no mundo da moda.

Ilzo Onório, da Star Gold Confecções, da cidade de Itapirapuã, especializada na fabricação de uniformes, que participa de licitações por todo o estado, diz que a utilização da máquina Audaces faz a diferença devido aos cortes precisos, agilizando o trabalho e fazendo com que os empresários avancem no quesito de qualidade. “Após o corte a laser dessa máquina, não tivemos mais nenhuma reclamação por parte dos clientes”, disse.
Os cortes são feitos de forma gratuita, pois a ideia é aumentar a competitividade da indústria local. Atualmente três empresas estão utilizando a máquina de forma contínua, segundo a coordenadora da APL em Jussara, Vanusa Silva, e informações e serviços podem ser requisitados pelos fone (62) 98623-8151.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn