ASN GO
Compartilhe

Parceria com Finep oferece R$ 1 bi em crédito para inovação de micro e pequenas empresas

Sebrae Goiás vai sensibilizar empresários e fornecer consultorias gratuitas para a formatação dos projetos dentro do InovaCred
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
InovaCred, parceria com Finep, foi apresentado na sede do Sebrae, em Goiânia (Fotos Edmar Wellington)

A LunaGreen Bioativos é uma pequena empresa que fica no município de Aparecida de Goiânia e está há cinco anos no mercado. Ela produz insumos naturais para as indústrias de cosmético e farmácias de manipulação, como por exemplo, extratos vegetais, óleos, manteigas, óleos essenciais. É a única empresa do ramo em Goiás. A proprietária, Nathalia Pedroso Barbosa, conta que a empresa possui muitos projetos de inovação parados por falta de recursos.

As inovações que precisam ser feitas são em desenvolvimento de biotecnologia com responsabilidade social e ambiental. Para isso é necessário desenvolver processos com software exclusivo, equipe capacitada, e ainda, o processo biotecnológico com uma validação por meio de uma produção pioneira. “Uma inovação normalmente é multidisciplinar e precisa de várias frentes para ser concretizada, até por isso a dificuldade de uma empresa em fazer sem nenhum apoio”, explica a empresária.

Mas a história da LunaGreen e de centenas de empreendimentos do estado pode ter um futuro virtuoso. É que uma parceria do Sebrae Goiás com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, vai oferecer R$ 1 bilhão em crédito para inovação de micro e pequenas empresas em Goiás. A linha de crédito conhecida como InovaCred foi lançada nesta quinta-feira (16) na sede do Sebrae, em Goiânia, e será apresentada em outros cinco municípios do estado.

Para Victor Antônio Costa, do Sebrae, esta é uma oportunidade para quem precisa inovar

Informações e consultorias

O Sebrae participará com a disseminação da informação sobre a linha de crédito para o público-alvo, que são empresários de micro e pequenos negócios. A instituição atuará também com consultorias gratuitas (por meio de três empresas contratadas) que vão trabalhar na formatação dos projetos, com orientação de requisitos, documentação e garantias, entre outras informações.

Para o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, esta é uma excelente oportunidade para quem quer e precisa inovar. “O empreendedor terá todo nosso apoio na solicitação do InovaCred, e a linha tem juros bem abaixo da Selic, entre 6,5% a 7%, e ainda conta com carência a partir de dois anos”, destacou. Ele frisou também que essa linha de crédito é indicada para startups, empresas com modelo inovador ou que querem inovar.

Fernando Ribeiro, do Departamento Regional Centro-Oeste, da Finep, explicou que um diagnóstico mostrou que uma parcela significativa de empresas que inovavam no Brasil o faziam ser ter acesso às linhas de crédito públicas, e que esse número aumentava nos casos das micro e pequenas empresas.

“E a inovação é para todo mundo e está em qualquer lugar. O InovaCred vem com esse propósito, que é o de facilitar o crédito reembolsável por meio de agentes credenciados, como Goiás Fomento, e um fundo de aval para aquelas empresas que não tiverem como aportar garantias”, acrescenta.

Fernando Ribeiro, da Finep: inovação é para todos e em qualquer lugar

Inovação em curso

O Brasil passa por uma transformação digital com componentes de inteligência artificial, sensores e robôs. Para Fernando Ribeiro, as empresas que não acompanharem esse processo correm o risco de perder produtividade e, consequentemente, competitividade.

São exemplos de inovação: contratação de equipes qualificadas, compra de software, licenças, modificação de linha de produção, aquisição de máquinas e equipamentos, compra de matéria-prima, instalação de parques tecnológicos, produção pioneira e comercialização.

Nathalia Pedroso Barbosa, proprietária da LunaGreen Bioativos, disse que esse apoio à inovação ajuda os empreendedores a colocarem produtos inovadores no mercado e ainda terem destaque frente aos concorrentes. “Por isso esse apoio do Sebrae e da Finep será essencial para já iniciarmos a inovação tecnológica de forma mais fundamentada”, finalizou.

A empreendedora Nathalia Pedroso Barbosa: InovaCred ajudará empresas

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • crédito
  • financiamento
  • Finep
  • Goiânia
  • inovação
  • InovaCred