ASN GO
Compartilhe

Programa de Agricultura Familiar garante o desenvolvimento agrícola em Morrinhos

Ações visam capacitar agricultores, planejar a produção e escoamento dos produtos de forma eficiente e criar centro de abastecimento
Por Tauana Schetini, de Morrinhos
ASN GO
Compartilhe

Localizada a 128 km de Goiânia, a cidade de Morrinhos, no Sul Goiano, foi habitada inicialmente em 1845 pelo produtor rural Antônio Corrêa Bueno e seus irmãos, naturais da cidade de Patrocínio (MG). Eles vieram atraídos pela fertilidade do solo e pela ótima topografia, ideais para a criação de gado e cultivo de lavouras. Alguns anos mais tarde a cidade começou a receber famílias vindas de São Paulo e Minas Gerais que fixaram moradia, promovendo um rápido desenvolvimento.

Hoje, o município possui a economia de agricultura como maior vocação, onde se destacam as culturas de soja, arroz e milho, além de algodão, abacaxi, banana, feijão, tomate e mandioca. Além disso, a cidade tem uma capacidade de armazenamento de grãos de 85 mil toneladas.

Devido a essa aptidão da produção agrícola, os gestores da cidade identificaram o potencial e entenderam que é necessário criar mecanismos para o abastecimento e armazenamento desses produtos.

Por isso, há oito meses a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, vem desenvolvendo, com o apoio do Sebrae, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (PDAF). Na última quarta-feira (21), o programa foi apresentado para a comunidade, agricultores e cooperativistas.

A gerente do Sebrae Fernanda Lobato

“Temos que pensar grande e criar mecanismos para cada um fazer a sua parte de forma a proporcionar segurança para os produtores, logística e operacionalização dos produtos”, explicou Fernanda Lobato, gerente do Sebrae.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Gilmar Gomes Filho, disse que o PDAF tem como objetivo alinhar a produção e o consumo de alimentos da agricultura familiar no território de Morrinhos e região, potencializando a economia local e regional. “Precisamos organizar, viabilizar e planejar essa produção de forma eficiente”, destacou.

No plano, estão previstas ações de capacitação dos agricultores, pesquisa de potencial de consumo, organização da produção e dos produtores, comercialização, boas práticas de armazenagem e manipulação de alimentos, e também a criação do Centro de Abastecimento de Morrinhos (Ceam).

Prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme

Para o prefeito Joaquim Guilherme, o Ceam vai potencializar a economia. “Conseguindo materializar tudo o que está sendo planejado, Morrinhos fará a diferença na região e seremos referência para os demais estados”, afirmou.

Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, disse que os próximos passos serão aplicar uma pesquisa de consumo na cidade, definir estratégias de capacitação, mapear a malha logística e fazer o escalonamento de produção. “Agora vamos trazer instrumentos que possam dar sustentação, com uma produção organizada e orientada”.

Como forma de reforçar o desenvolvimento agrícola do município, os presentes assinaram uma carta de intenções de apoio ao Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Programa foi apresentado para a comunidade, agricultores e cooperativistas

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agricultura
  • agricultura familiar
  • Morrinhos
  • PDAF