ASN GO Atualização
Compartilhe

‘Programa Licenciamento Facilitado’ torna Goiás referência na abertura de empresas

Automatização do sistema aumenta a agilidade na liberação de alvarás de funcionamento, que será imediata para empresas de até 750 metros quadrados
Por Adrianne Vitoreli
ASN GO Atualização
Compartilhe
Certificado de Conformidade, que antes durava entre 10 e 15 dias e contava com a conferência de documentos e vistorias, será automatizado

Para desburocratizar a abertura de empresas em Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar, Sebrae, a Secretaria de Segurança Pública (por meio da Superintendência de Tecnologias Integradas) e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) lançam, no dia 31 de julho, o Programa Licenciamento Facilitado. A partir desta data, empresas de até 750 metros quadrados poderão obter o Certificado de Conformidade (Cercon), que é o alvará de funcionamento, de forma digital e imediata. O evento acontece às 8h30, no auditório do Sebrae, em Goiânia, e reunirá representantes do governo de Goiás, setor produtivo, de entidades, instituições e sindicatos goianos.

O procedimento, que antes durava entre 10 e 15 dias e contava com a conferência de documentos e vistorias, será automatizado. O analista e gestor de Desburocratização do Sebrae Goiás, Allan Máximo, explica que a padronização agiliza a atuação da empresa, e assim Goiás torna-se referência nacional na implantação de ações para melhorar o ambiente de negócios, com a redução de processos, tempo, custos e aumento da competitividade no estado.

Durante o evento, será lançado o Manual do Empreendedor, uma cartilha com o passo a passo sobre o Programa Licenciamento Facilitado. O documento será apresentado nas plataformas do Sebrae, do Corpo de Bombeiros e da Juceg. O Manual também poderá ser acessado pelos empreendedores no formato QR Code (código de barras).

O programa deve impactar cerca de 95% de todas as empresas que precisam desse documento na abertura do negócio e para atualização anual de funcionamento. Até então, apenas empresas com 200 metros quadrados tinham o processo de licenciamento através das conferências de suas documentações.

O Programa Licenciamento Facilitado é válido para qualquer classificação de empresa que possua o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) de baixo e médio risco e que não exerça nenhuma atividade complementar com armazenamento de produtos combustíveis. O microempreendedor individual (MEI), que em Goiás representa cerca de 94% do número de empresas cadastradas na Receita Federal, também terá a liberação do alvará de funcionamento automatizado no Programa.

Programa será apresentado em Brasília

O Programa Licenciamento Facilitado também será apresentado como “case” de boas práticas no evento Transformar Juntos, que acontecerá de 2 a 4 de agosto no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Evento é considerado referência quando se fala em aumentar a participação de micro e pequenas empresas em compras públicas e desburocratização.

Para o gestor do Sebrae Goiás Allan Máximo, o Programa impacta positivamente a maioria das empresas e permite que os empreendedores possam efetivar seus negócios com menos burocracia. “O Sebrae Goiás trabalha fortemente para criar e implementar ações e programas que promovam políticas estratégicas para os micro e pequenos negócios e que a iniciativa seja exemplo para outros estados”, diz.

SERVIÇO

Lançamento Programa Licenciamento Facilitado

Data: 31 de julho de 2023 (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da sede do Sebrae Goiás | Avenida T-3, nº 1.000, Setor Bueno, próximo à Igreja Videira

Informações para a imprensa
Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Agência Entremeios Comunicação: Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • abertura de empresas
  • desburocratização