O programa Sebrae Energia tem o propósito de capacitar empresas e difundir boas práticas em prol da sustentabilidade nesse setor. Dentre ações dentro do programa, estão encontros e workshops como o realizado na última sexta-feira (23), com tema “Fortalecimento do Ecossistema de Energias Renováveis”, com foco na transição energética em Goiás. Foi oportunidade para conectar as entidades parceiras, no sentido de fomentar o desenvolvimento das energias renováveis no estado.
João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, ressaltou que a discussão reúne entidades acadêmicas, instituições do Sistema S e empresários do setor energético. “É uma ação importante, porque busca soluções práticas para que nossos industriais e comerciantes consigam adequar seus estabelecimentos para o perfeito uso da energia”, afirmou.
Para Gouveia, o debate sobre a mudança de matriz ou no uso racional da energia é relevante para o empresário, porque representa redução de custo aliada a um mundo mais limpo. “Discutir energias renováveis demonstra nossa preocupação com o custo final do nosso consumidor”, pontuou. Segundo o diretor, esses entendimentos possibilitam levar produtos ao consumidor com preço mais justo e assim gerar mais riqueza, renda e empregos e proporcionar liberdade aos cidadãos.
A gestora de projetos do Sebrae Goiás Vera Lúcia Oliveira, assinalou que o workshop teve como objetivo o entendimento e o alinhamento entre os grupos presentes. O encontro foi conduzido pela Gestorial, empresa contratada pelo Sebrae Nacional com expertise em mobilizar esses atores para fazer essa integração. O objetivo final é a construção de um plano de ação conjunto, em que os participantes foram ouvidos, e assim promover o ecossistema propício à transição energética, com otimização de esforços. E ainda mostrar o que o Sebrae tem feito, além de demonstrar o potencial de Goiás para geração de energias renováveis.
Por sua vez, Gustavo Soares Vasconcelos, consultor do Sebrae Nacional, avaliou que Goiás já possui uma governança estabelecida em torno do tema de energias renováveis. “A instituição, nesse momento de pensar no futuro, em projetos e em como se inserir cada vez mais no tema, no âmbito do programa Sebrae Energia, pediu para que tivéssemos esse momento com as lideranças e empresários do setor, para ouvir deles como é possível contribuir com eles nessa agenda”, afirmou.
Gustavo disse ainda que seja do ponto de vista do papel da instituição, responsabilidade ou governança, o apoio sempre tem foco nos pequenos negócios do setor. “O objetivo aqui é termos um processo de planejamento participativo, um primeiro passo, colher as primeiras informações, do ponto de vista deles, para que o Sebrae Goiás comece cada vez mais a se inserir e se posicionar em torno do tema energia”, arrematou.
O diretor da unidade Embrapii do Instituto Federal de Goiás (IFG), Leandro Alexandre Freitas, explicou que o workshop foi uma oportunidade para conversar com empresas, associações e outras academias. “Esse movimento que o Sebrae tem feito tem ajudado bastante no sentido de aproximar a academia da indústria e das empresas”, ressaltou.
Segundo Leandro, a Embrapii do IFG é responsável por lidar com soluções relacionadas com tecnologias energéticas industriais, o que envolve eficiência energética e inteligência artificial aplicada. “Esse momento tem sido muito oportuno no sentido que a gente tem se aproximado das empresas, das indústrias, apresentando possíveis soluções que a gente pode trabalhar. Em contrapartida, realizando trabalhos em parceria, com objetivo de desenvolver produtos que alcancem soluções aplicadas diretamente no mercado”, disse.
Leandro lembrou ainda o movimento mundial com intuito de fazer a transição energética, com diversas soluções nesse sentido, como uso de hidrogênio verde e biomassa e processos de descarbonização em âmbito internacional e nacional. “As soluções que temos apresentado vão ao encontro de todas essas demandas mundiais que estamos tendo. Com os nossos pesquisadores, desenvolvemos soluções para que a gente possa contemplar todo esse movimento”, concluiu.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Kalyne Menezes – (62) 99887-4106 | Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn