ASN GO
Compartilhe

Queijo cabacinha é destaque no estande do Sebrae e Faeg/Senar na Tecnoshow

Apoio do Senar Goiás impulsiona pequenos negócios artesanais como a agroindústria de queijos especiais
Por Estael Lima, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe
Os proprietários da Queijaria WM com integrantes do Senar Goiás no estande da Tecnoshow (Foto Estael Lima)

A queijaria WM, de Santa Rita do Araguaia, produtora do queijo cabacinha, que é patrimônio cultural do estado de Goiás, expõe seus produtos no estande do Sebrae e Sistema Faeg/Senar na Tecnoshow 2023. A queijaria já tem acesso ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e está em fase final de regularização do empreendimento junto ao Selo Arte do Ministério da Agricultura, que permitirá a comercialização em todo o país. O proprietário da queijaria, Wilson Felipe dos Santos, trabalha com o queijo cabacinha e recebe a assistência do Senar. “Com a assistência, o nosso produto ganhou mais valor, ganhou mais mercado. Isso foi muito bom pra nós”, diz.

Allan Afonso Passos, técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, que atende a região do entorno de Brasília, destaca que os benefícios da atuação do Senar frente aos produtores são diversos: “Oferecemos todo o suporte técnico e nos preocupamos muito com a parte gerencial, para que o produtor tenho lucros ao final do mês. Outro ponto importante é a questão da certificação, do atestado da qualidade dos produtos, por meio do registro dos produtores em órgãos de inspeção, como o que passa a queijaria WM”.

Os selos de identificação artesanal são certificados que asseguram que os produtos alimentícios de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com receitas e processos tradicionais. O Queijo Cabacinha do Araguaia já apresenta o diagnóstico de Indicação Geográfica pelo Sebrae Goiás, com selo de designação, que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada e com determinada qualidade, reputação e outras características atribuídas a essa origem geográfica, e tem por objetivo agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

Luciana dos Reis Valadão, coordenadora técnica do Senar Goiás, informou que a queijaria é assistida pela ATeG em duas cadeias, a de bovinocultura leiteira, na qual a assistência se preocupa com a qualidade da matéria-prima e a produtividade, e na cadeia da agroindústria, onde são trabalhadas as boas práticas, tecnologias, produção e controle gerencial e técnico.

Os visitantes do estande do Sebrae e Sistema Faeg/Senar na Tecnoshow 2023 podem degustar produtos da queijaria de Santa Rita do Araguaia e conhecer ainda outros produtores que recebem assistência do sistema. Informações para a imprensa

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Estael Lima – (64) 99984-9396

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • cabacinha
  • estande
  • Faeg
  • queijo
  • queijo cabacinha
  • Rio Verde
  • Sistema Faeg/Senar
  • Tecnoshow