O turismo gastronômico da capital goiana e da Região Metropolitana ganhou mais um atrativo. A exemplo da Rota das Hamburguerias e da Rota das Cafeterias, goianienses e visitantes de qualquer lugar do país e do mundo podem desfrutar agora do turismo cervejeiro organizado. Na sexta-feira (10) foi lançada a Rota Cervejeira de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que faz parte do Programa Turismo 4.0 desenvolvido pelo Sebrae Goiás. O lançamento da rota, que possui 13 casas participantes, já mostrou o forte do circuito, que é a experiência a partir da água, malte, lúpulo e levedura.
A Cervejaria Biomma, uma das participantes, convidou parceiros, apoiadores e imprensa para um passeio no Busão Biomma, um ônibus com sistema digital de som, vista 360º, Wi-Fi, tablet com Spotify liberado para escolher a playlist e um fermentador com seis bicos de chope liberados, sendo um em parceria com a cervejaria Colombina. O ônibus saiu do Sebrae Goiás, no Setor Bueno, passou por algumas avenidas da capital até o Setor Jaó, no Festival Parada Beer, onde aconteceu o lançamento oficial da Rota Cervejeira.
Os participantes puderam se divertir, conversar, conhecer Goiânia por uma nova ótica e socializar. João Fábio Almeida Ferreira, gerente comercial e de nicho de marca da Cervejaria Biomma, explica que o ônibus foi pensado para trazer essa experiência para além da cerveja de boa qualidade. “Nosso lema é ‘Beba menos, mas beba melhor’, e o universo da cerveja artesanal está aberto para novas vivências. Temos uma rota no ônibus que passa em vários bares”, disse. João enfatizou que a Rota Cervejeira será um incremento na economia desses negócios que estão na luta pelo reconhecimento.
Para a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, os Roteiros Turísticos e Gastronômicos são iniciativas que buscam fomentar novos produtos e experiências turísticas na capital. “O turismo cervejeiro é crescente no Brasil e no mundo e cada vez mais empreendedores investem na produção do produto artesanal. A rota destaca os principais pontos que trabalham com marcas goianas, incluindo cervejarias, brewpubs e pontos de venda. A ideia é também levar os turistas para acompanhar a produção de uma cerveja, conhecer cervejarias locais e bares especializados, ampliar o network entre os empresários, promover a degustação, e com isso fazer girar a economia nesse segmento”, explicou.
O brinde que simbolizou o lançamento da Rota Cervejeira aconteceu no Festival Parada Beer, que ofereceu mais de cem rótulos de cervejarias locais e nacionais, distribuídos em 20 estandes. Estavam presentes os organizadores do festival, equipe do Sebrae, convidados, parceiros e proprietários das cervejarias artesanais que fazem parte da rota: Ambar Malte e Lúpulo, Asturia, Brauhaus, Cavalo Louco Rock Bar, Parada 21, Biomma Park, Épica, Dona Lupulina, Lado Leste, Lola Brewpub, Cervejaria Dias, Colombina GastroPub e Cervejaria Cavalo Louco.
Tiago Franco, realizador do Parada Beer e proprietário da Parada 21, ressaltou que a Rota Cervejeira de Goiânia e Aparecida de Goiânia é muito propícia para essa região que apresenta em maior parte do ano tempo quente. “Uma vantagem e um atrativo para que outras cervejarias do Sul e do Sudeste queiram se instalar aqui e fortalecer ainda mais o setor, que gera renda e emprego”, afirmou. Para ele, a cerveja artesanal trabalha a experiência em várias etapas, desde o visual, o olfato e o paladar, o que considera um diferencial.
A Rota Cervejeira foi realizada pelo Sebrae Goiás, com apoio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), Goiás Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e Goiânia Convention & Visitors Bureau. A formatação da rota também contou com a participação das consultoras especializadas Patricia Ferreira Garcia e Cynthia Maria Bretas Vasconcelos.
Gustavo Faria, diretor de Fomento ao Turismo da Goiás Turismo acrescenta que Goiânia é considerada uma cidade hospitaleira. “Com essa vantagem de acolhermos bem os visitantes, a rota se torna mais um motivo para que eles venham para a capital e para Aparecida de Goiânia. Esse novo produto viabiliza o estado na promoção e visibilidade tanto dos empreendimentos que fazem parte como do turismo gastronômico. Com certeza será mais um importante atrativo”, explicou.
O desenvolvimento de novos roteiros turísticos com foco na gastronomia, segundo o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos, é muito importante para promoção das empresas locais, produtoras de serviços que movimentam a cadeia de negócios, que vão desde os produtores de insumos até os bares e restaurantes. “Os produtores de cervejas artesanais têm uma contribuição relevante no desenvolvimento da economia, e é preciso mostrar para todos que em Goiás há produtos de qualidade sendo produzidos”, afirmou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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