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Região Metropolitana de Goiânia ganha Rota Cervejeira

Criação da rota tem como objetivo fomentar o turismo local e impulsionar o segmento das cervejas artesanais
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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O turismo gastronômico da capital goiana e da Região Metropolitana ganhou mais um atrativo. A exemplo da Rota das Hamburguerias e da Rota das Cafeterias, goianienses e visitantes de qualquer lugar do país e do mundo podem desfrutar agora do turismo cervejeiro organizado. Na sexta-feira (10) foi lançada a Rota Cervejeira de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que faz parte do Programa Turismo 4.0 desenvolvido pelo Sebrae Goiás. O lançamento da rota, que possui 13 casas participantes, já mostrou o forte do circuito, que é a experiência a partir da água, malte, lúpulo e levedura.

O Busão Biomma é uma das atrações da rota

A Cervejaria Biomma, uma das participantes, convidou parceiros, apoiadores e imprensa para um passeio no Busão Biomma, um ônibus com sistema digital de som, vista 360º, Wi-Fi, tablet com Spotify liberado para escolher a playlist e um fermentador com seis bicos de chope liberados, sendo um em parceria com a cervejaria Colombina. O ônibus saiu do Sebrae Goiás, no Setor Bueno, passou por algumas avenidas da capital até o Setor Jaó, no Festival Parada Beer, onde aconteceu o lançamento oficial da Rota Cervejeira.

João Fábio Almeida Ferreira, da Cervejaria Biomma, e Tiago Franco, realizador do Festival Parada Beer e proprietário da Parada 21: fortalecimento do segmento

Os participantes puderam se divertir, conversar, conhecer Goiânia por uma nova ótica e socializar. João Fábio Almeida Ferreira, gerente comercial e de nicho de marca da Cervejaria Biomma, explica que o ônibus foi pensado para trazer essa experiência para além da cerveja de boa qualidade. “Nosso lema é ‘Beba menos, mas beba melhor’, e o universo da cerveja artesanal está aberto para novas vivências. Temos uma rota no ônibus que passa em vários bares”, disse. João enfatizou que a Rota Cervejeira será um incremento na economia desses negócios que estão na luta pelo reconhecimento.

Para a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, os Roteiros Turísticos e Gastronômicos são iniciativas que buscam fomentar novos produtos e experiências turísticas na capital. “O turismo cervejeiro é crescente no Brasil e no mundo e cada vez mais empreendedores investem na produção do produto artesanal. A rota destaca os principais pontos que trabalham com marcas goianas, incluindo cervejarias, brewpubs e pontos de venda. A ideia é também levar os turistas para acompanhar a produção de uma cerveja, conhecer cervejarias locais e bares especializados, ampliar o network entre os empresários, promover a degustação, e com isso fazer girar a economia nesse segmento”, explicou.

A gestora estadual Priscila Vilarinho: rota fomenta o turismo

O brinde que simbolizou o lançamento da Rota Cervejeira aconteceu no Festival Parada Beer, que ofereceu mais de cem rótulos de cervejarias locais e nacionais, distribuídos em 20 estandes. Estavam presentes os organizadores do festival, equipe do Sebrae, convidados, parceiros e proprietários das cervejarias artesanais que fazem parte da rota: Ambar Malte e Lúpulo, Asturia, Brauhaus, Cavalo Louco Rock Bar, Parada 21, Biomma Park, Épica, Dona Lupulina, Lado Leste, Lola Brewpub, Cervejaria Dias, Colombina GastroPub e Cervejaria Cavalo Louco.

Tiago Franco, realizador do Parada Beer e proprietário da Parada 21, ressaltou que a Rota Cervejeira de Goiânia e Aparecida de Goiânia é muito propícia para essa região que apresenta em maior parte do ano tempo quente. “Uma vantagem e um atrativo para que outras cervejarias do Sul e do Sudeste queiram se instalar aqui e fortalecer ainda mais o setor, que gera renda e emprego”, afirmou. Para ele, a cerveja artesanal trabalha a experiência em várias etapas, desde o visual, o olfato e o paladar, o que considera um diferencial.

A Rota Cervejeira foi realizada pelo Sebrae Goiás, com apoio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), Goiás Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e Goiânia Convention & Visitors Bureau. A formatação da rota também contou com a participação das consultoras especializadas Patricia Ferreira Garcia e Cynthia Maria Bretas Vasconcelos.

Gustavo Faria, da Goiás Turismo, acha que iniciativa será reforçada ainda mais pela hospitalidade goiana

Gustavo Faria, diretor de Fomento ao Turismo da Goiás Turismo acrescenta que Goiânia é considerada uma cidade hospitaleira. “Com essa vantagem de acolhermos bem os visitantes, a rota se torna mais um motivo para que eles venham para a capital e para Aparecida de Goiânia. Esse novo produto viabiliza o estado na promoção e visibilidade tanto dos empreendimentos que fazem parte como do turismo gastronômico. Com certeza será mais um importante atrativo”, explicou.

O desenvolvimento de novos roteiros turísticos com foco na gastronomia, segundo o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos, é muito importante para promoção das empresas locais, produtoras de serviços que movimentam a cadeia de negócios, que vão desde os produtores de insumos até os bares e restaurantes. “Os produtores de cervejas artesanais têm uma contribuição relevante no desenvolvimento da economia, e é preciso mostrar para todos que em Goiás há produtos de qualidade sendo produzidos”, afirmou.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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