As jornadas do ALI Produtividade trazem aprendizados e histórias que marcam a vida de empresários e dão exemplos de como o empreendedorismo pode ser desenvolvido em diversas áreas. O ALI é o programa dos Agentes Locais de Inovação, que promove encontros com especialistas e aplicação de ferramentas para melhorias nas empresas.
Alguns desses relatos inspiraram o público em encontro realizado na noite de terça-feira (20) na Agência do Sebrae em Anápolis, que marcou o encerramento do Programa Brasil Mais Produtivo na Regional Centro-Leste. Desde fevereiro, os quatro ALIs que atuam na cidade estiveram nas empresas inscritas, sugerindo ações que visam aumentar o faturamento e diminuir seus custos. De acordo com o analista técnico Ewerton Costa, cerca de 80 empreendedores participaram da jornada nesses últimos meses, que teve seis encontros individuais e dois coletivos.
Na noite de encerramento, os presentes acompanharam palestra sobre o processo de inovação e o impacto na produtividade, com a apresentação de autores consagrados na administração de empresas. Também ouviram sobre o processo de inovação, desde o diagnóstico até a identificação de problemas e, por fim, a apresentação da solução. Foi mostrado o exemplo prático de uma oficina de caminhões com alto custo com água, que, a partir da aquisição de uma bomba mais eficiente, pôs fim ao desperdício.
Empreendedores foram convidados a contar suas histórias e as mudanças experimentadas a partir do ALI Produtividade. A dentista Thaís Lemes apresentou sua empresa, uma clínica instalada em um shopping de Anápolis. Ela disse que a gestão de pessoas foi a maior dificuldade encontrada por ela a partir do momento em que decidiu empreender. Outro entrave era o fato de ela não dividir responsabilidades com mais ninguém – a sobrecarga atrapalhava o desempenho da empresa.
A partir de orientação do ALI, a dona da clínica passou a ter uma interação maior com seus funcionários, sejam aqueles do regime CLT ou prestadores de serviço. As reuniões semanais, de 15 minutos, começaram a surtir efeitos, o que tornou o ambiente melhor para trabalhar, elevou a satisfação de todos, o que resultou em mais dedicação e ganhos.
O casal Jacqueline e Gustavo Amaral, proprietário de uma ótica, também compartilhou a experiência com o ALI. Somente ela tinha experiência no ramo, mas não como dona do negócio. “E para a gente o grande problema foi a falta de controle financeiro”, revelou Gustavo.
Uma solução apresentada pelo ALI ao casal foi um sistema de planilha. O software, gratuito, foi considerado pelos empreendedores como bem mais eficaz e completo do que programas comprados no mercado.
Os empresários também foram convidados a avaliarem a jornada com o ALI Produtividade, apresentando os maiores motivadores – as iniciativas que mais impactaram na empresa – e os retratores – as principais dificuldades encontradas.
O analista Ewerton Costa apresentou outras soluções do Sebrae que podem contribuir para o negócio dos presentes, como o Sebraetec, Empretec, capacitações e ciclos de palestras que acontecem semanalmente na sede da entidade, na Avenida Minas Gerais, no Bairro Jundiaí.
Os participantes também foram convidados para participarem do ALI Transformação Digital. Também acompanhado por um agente local de inovação, esta categoria do programa se propõe a realizar a implementação de uma ferramenta digital para aumentar a produtividade da empresa. O gestor estadual do programa, André Vilela Ribeiro, também estava presente no evento.
SAIBA MAIS
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Marcos Vieira – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn