Varejista deve buscar o diferencial no serviço, produto ou até mesmo na ambientação e na montagem de sua vitrine
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que este Natal promete levar 118 milhões de pessoas às compras. O resultado dessa movimentação é estimado em R$ 66,6 bilhões injetados na economia.
Alguns pontos dessa pesquisa merecem a atenção do empreendedor:
- Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%)
- Entre os itens mais comprados, 57% serão roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios
- Os canaos off-line serão prestigiados por 82% dos consumidores, principalmente lojas de departamento (42%) e shopping centers (40%).
- Cerca de 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores
- As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%)
- Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 202
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Apoio do Sebrae
O empresário pode e deve contar com o apoio do Sebrae para vender muito neste Natal, afinal de contas, a expectativa elevada sobre as vendas previstas para o período exige estratégias de alto nível.
A analista do Sebrae em Aparecida de Goiânia Cinely Carlotto compartilha direcionamentos valiosos: “O empresário deve considerar as preferências de seu público, estreitar relacionamento com o cliente e, principalmente, buscar conhecimento sobre o assunto. Se o cliente sempre se interessa pela vitrine, quais são as novidades sobre este assunto? Quais são as estratégias de fluxo interno de loja que favorecem o comportamento de compra? O que há de novo em decoração que encantará o comprador? Mas se o maior atrativo e ponto de contato com o consumidor do negócio são os meios digitais, planejar campanhas considerando dias e horários com maior engajamento é fundamental. E lembrar que preço e qualidade são atributos essenciais de um produto ou serviço. O diferencial competitivo vai além. O diferencial que conquistará mais vendas envolve o despertar do desejo, o reconhecimento de que seu produto ou serviço é o presente perfeito ou que o Natal de seu cliente será muito melhor se adquirir o que você está oferecendo”, explica.
Soluções que podem ajudar muito nesse momento são as consultorias em marketing e vendas, mídias digitais, comunicação visual e finanças. “Sim, finanças. Sempre é bom lembrar que um Natal próspero para o empreendedor deve se refletir no caixa da empresa”, ressalta Cinely.
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E há vários cursos, palestras e oficinas disponíveis em dezembro oferecidos pelo Sebrae Goiás. Como, por exemplo, a oficina “Vitrines que Vendem”, em Senador Canedo, no dia 13/12. Confira a agenda aqui.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Liliane Almeida / Agência Entremeios Comunicação – (62) 99150-3899
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