O empreendedorismo deve ser o foco das grades disciplinares das instituições de ensino superior no Brasil nos próximos anos. O diálogo a respeito da importância da educação empreendedora foi foco do 28º Congresso Nacional de Administração (Conad), realizado em Goiânia na sexta-feira (27) e sábado (28) no Sesc Cidadania, no Jardim América, em Goiânia.
O evento recebeu apoio do Sebrae e reuniu acadêmicos de todo o país, profissionais, gestores públicos e empreendedores pela valorização da Administração. Neste ano, o tema foi “Administração e Educação: Pilares para o Desenvolvimento da Nação”.
O evento teve abertura oficial na sexta-feira (27) e reuniu gestores públicos do estado e prefeitura, entidades do segmento da administração e empreendedorismo. “Goiás é hoje um dos estados que mais cresce no país. Com esse crescimento, várias oportunidades de negócios surgem e precisamos iniciar a jornada do desenvolvimento empreendedor. Nada melhor que projetarmos a partir da educação”, enfatizou o presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Samuel Albernaz.
Participaram da abertura o controlador-geral do estado, Henrique Ziller, representando o governador Ronaldo Caiado, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Bruno Peixoto, o presidente do Tribunal de Contas de Goiás, Joaquim de Castro, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e o vereador Anselmo Pereira.
Momento empreendedor
O Sebrae Goiás participou da programação do Conad com a mesa redonda “Momento Empreendedor”, mediada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, com participação do diretor de Administração e Finanças João Carlos Gouveia, do presidente da Associação do Jovem Empreendedor (AJE), Donalvan Maia, e da master trainer Katia Miranda. A roda de conversa integrou a programação de sábado (28) e debateu os principais desafios da administração para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.
“A educação para o empreendedorismo já é uma realidade, e vocês fazem parte de uma geração em que a temática já amadureceu bastante”, destacou na abertura do debate o diretor João Carlos Gouveia. “Esse é um momento riquíssimo, aqui vocês têm a oportunidade de aliar a teoria da universidade à prática profissional. A administração é um dos cursos mais importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo, é preciso já viver esse momento empreendedor. Movimentar os negócios pensando em pessoas e seu desenvolvimento é o foco para a prática empreendedora”, concluiu.
O presidente da AJE Goiás, Donalvan Maia, e a master trainer Katia Miranda também abordaram a importância do processo no amadurecimento das empresas.
O debate despertou o interesse dos estudantes, que tiraram dúvidas sobre os negócios do futuro e do despertar para o empreendedorismo. A goiana Allana Borges é estudante do último período de administração e empreendedora no segmento da beleza, e aproveitou para refletir sobre a ampliação do seu negócio em Goiás. “O debate foi riquíssimo, principalmente porque reuniu líderes do empreendedorismo no estado. Foi uma oportunidade para tirar dúvidas também do meu negócio”, disse.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn