ASN GO
Compartilhe

Sebrae e Senai buscam melhoria da segurança alimentar em Caldas Novas

Instituições estão focando em esclarecer e capacitar o setor de alimentação fora do lar para trazer excelência aos empreendimentos
Por Tauana Schetini, de Caldas Novas
ASN GO
Compartilhe
A engenheira de alimentos do Senai Thais dos Santos esclareceu pontos das exigências para o setor (Fotos Tauana Schetini)

Caldas Novas, a “Capital das Águas Quentes”, localizada no Sul Goiano, a 170 km da capital, tem um pujante setor de alimentação fora do lar. De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abracaldas), o município tem mais de 300 estabelecimentos nesse segmento, entre bares, restaurantes e as famosas “jantinhas”. Ou seja, comer fora de casa na cidade é mais comum do que se imagina, principalmente no período noturno.

A principal justificativa é o fator “tempo”, pois, de acordo com os consumidores, é muito mais prático e rápido fazer as refeições na rua do que realizar o preparo em casa. Levando em conta esse fator, a importância do controle da segurança dos alimentos é uma preocupação, e o Sebrae, em parceria com o Senai, está procurando levar conhecimento e capacitação sobre este aspecto aos empreendedores e gestores da região.

De acordo com a engenheira de alimentos do Senai Thais dos Santos, ter o cuidado com alimentos e bebidas é uma exigência da lei. “É preciso que os estabelecimentos estejam atentos para evitar problemas com a Vigilância Sanitária e até mesmo com os próprios clientes”, afirmou.

Em um panorama geral, a Organização Mundial da Saúde estima que a cada ano cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, quase 1 em cada 10 habitantes, adoecem por comer alimentos contaminados, e que 420 mil morrem dessa mesma causa. Além disso, alimentos inseguros causam perda de produtividade, despesas médicas e danos à economia e ao comércio.

Segundo o Banco Mundial, as doenças transmitidas por alimentos custam US$ 7,4 milhões anualmente em perda de produtividade da sociedade, sobrecarregando os sistemas de saúde e reduzindo o desenvolvimento como resultado da perda de confiança no turismo, na produção de alimentos e no sistema de comercialização.

Encontro reuniu empreendedores que buscam melhorias para seus negócios

Para garantir a qualidade e aumentar a economia na gastronomia de Caldas Novas e região, o Sebrae e o Senai, com apoio da Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua) e da Abracaldas realizaram a palestra “Alimento Seguro Como Diferencial Competitivo”.

O objetivo foi apresentar o Programa Alimento Confiável do Sebrae em parceria com o Senai, além de uma introdução dos perigos presentes nos alimentos, sejam eles, físicos, químicos ou biológicos; um breve relato sobre as regras das boas práticas; e ainda abordagem das legislações sanitárias vigentes.

As instituições vêm, dessa forma, ressaltando a importância da capacitação das empresas para realizarem mudanças sistêmicas em prol da melhora da saúde com alimentos mais seguros. Este inclusive é um elemento essencial para permitir o desenvolvimento humano de longo prazo e um pré-requisito para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

INSCRIÇÕES

Programa Alimento Confiável

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • alimentação
  • alimentação fora do lar
  • Alimento seguro
  • Caldas Novas
  • Programa Alimento Confiável