A Tecnoshow Comigo 2024 teve início nesta segunda-feira (08), com a presença do Sebrae Goiás em mais um estande em parceria com o Sistema Faeg/Senar (que também reúne o Ifag e Sindicatos Rurais). Esta é a 21ª edição da maior exposição agropecuária do Centro-Oeste e uma das mais importantes do país, focada em inovação e tecnologia voltadas ao campo. O espaço do Sebrae e do Senar tem área de 540 m² e chega com novidades relativas ao empreendedorismo rural e ao desenvolvimento sustentável. No ano passado, o estande recebeu 3,2 mil pessoas, e a expectativa para 2024 é superar esse número.
O estande das duas instituições recebeu visitas ilustres durante o primeiro dia da feira, entre elas o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, secretários de Estado e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA) e presidente do Sistema Faeg e também do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner. Este destacou que o Sebrae possui uma parceria e um trabalho muito fortes dentro do setor agropecuário, considerado o alicerce do estado de Goiás no ponto de vista econômico, social e na geração de emprego e renda.
Para o presidente do CDE, a presença do Sebrae na Tecnoshow Comigo juntamente com o Senar é fundamental para atender os produtores de uma forma geral. “É dar apoio, acima de tudo, aos pequenos. Setenta por cento dos profissionais são pertencentes à agricultura familiar. Portanto, é fundamental essa presença do Sebrae com seus consultores para dar infraestrutura e levar conhecimento, fazendo com que os profissionais do campo possam ter um produto final bem acabado”, ressaltou.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, lembrou que a instituição sempre participa de eventos importantes que promovem o desenvolvimento no estado, a exemplo da Tecnoshow. “A feira é uma das maiores do agronegócio brasileiro, e o Sebrae, junto ao Senar, tem essa missão de promover cada vez mais ações de benefício direto ao empreendedor rural.”
Como meta, a feira de tecnologia rural se preocupa com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para ser aplicada ao produtor rural. “Nesse contexto, há a oportunidade de demonstrar as boas soluções, disponibilizando aos produtores e aos empreendedores, um espaço de ideias em prol do desenvolvimento do setor produtivo rural em Goiás”, completou Antônio Carlos.
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, fez coro com o parceiro do Sebrae. “O estande do Sistema Faeg/Senar e do Sebrae, juntamente com o Sindicato Rural de Rio Verde, apresenta um espaço bem robusto na Tecnoshow 2024, Estamos com uma vasta programação para os diferentes tipos de público, incluindo jovens e mulheres, mostrando a força do empreendedorismo no campo”, afirmou.
O gerente da Regional Sudoeste do Sebrae, Adriano Gonçalves, reforçou que o estande desta edição chegou com algumas novidades, a exemplo da tecnologia que simula a pulverização em uma propriedade. “Isso mostra o que o condutor está perdendo ou deverá deixar de perder, mudando a questão de pulverização, regulagem e bicos, entre outras coisas. É algo que o produtor precisa fazer na propriedade”, explicou. Além do mais, o espaço apresenta as novidades em artesanato e a “Rota do Turismo” que agora se inicia em Rio Verde. “É uma rota do turismo no agronegócio, em que várias propriedades rurais e empresas serão visitadas, mostrando realmente como elas trabalham no agro”, disse. O projeto então objetiva estruturar e organizar o turismo de agronegócio e tecnológico no município, no sentido de atrair mais visitantes e, consequentemente, mais investimentos a Rio Verde.
As opções aos visitantes no estande também abrangem cursos, palestras demonstrações, degustação de alimentos, além da reunião de comissões da Faeg para discutir temas relevantes, dentre outras novidades.
Abertura
A cerimônia de abertura da feira, realizada no Centro de Tecnologia Comigo, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Fávaro, do vice-governador Daniel Vilela, do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e do representante da CNA, Sistema Faeg e Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, além de secretários de Estado, deputados estaduais e federais, autoridades diversas e representantes da Conselho de Administração da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).
O presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, comentou que algumas empresas chegaram mais fortes ao evento, fato que o surpreendeu. “É uma feira realmente completa em todos os sentidos. Hoje o momento não é agradável para o mercado de uma maneira geral, e ainda há muitas incertezas. Agora chegamos com a Tecnoshow, que é tradição. Aumentamos a área e estamos mostrando novas tecnologias para agricultura e pecuária”, frisou. São mais de 650 expositores e expectativa de receber mais de 140 mil visitantes até sexta-feira (12).
O governador Ronaldo Caiado falou sobre investimentos do estado em infraestrutura e no apoio ao agronegócio e citou algumas ações em prol da região, como a obra na GO-210, entre Rio Verde e Montividiu, cuja substituição do asfalto atual pelo pavimento rígido (concreto) está em andamento e equivale ao aporte de mais de R$ 50 milhões. “A melhoria na estrada é um anseio de produtores rurais, empresários e a comunidade em geral”, disse. Também falou sobre o Fundeinfra, afirmando que vem dando resultados quanto à melhoria estrutural das estradas goianas, lembrando que somente em Rio Verde são R$ 130 milhões investidos.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou sobre o grande montante disponível para o Plano Safra e anunciou que a China liberou a exportação de soro fetal bovino. Conforme relatou, o Brasil habilitou recentemente sete plantas brasileiras no fornecimento de soro, um componente altamente tecnológico, para o país asiático, sendo que três são em Goiás.
José Mário Schreiner também falou na abertura sobre a importância do evento e ressaltou questões necessárias para o agronegócio, como financiamento, infraestrutura e inovação para garantir competitividade.
Por sua vez, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, recebeu do ministro Carlos Fávaro o título de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O SISBI-POA, parte integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), é essencial para padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal. Para a administração municipal, essa conquista representa um marco significativo, pois com a equivalência do SISBI-POA, os produtos produzidos na região podem agora ser comercializados em qualquer parte do Brasil.
SERVIÇO
Estande do Sebrae Goiás e Senar GO na Tecnoshow Comigo
Até 12/04
Das 08h30 às 17h
Centro Tecnológico Comigo
Anel Viário Paulo Campos, Km 07
Zona Rural, Rio Verde, GO
Tel: (64) 3611-1684
Entrada gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn