Em parceria com a prefeitura, espaço oferece atendimentos e está pronto para ampliar horizontes na cidade
À frente do espaço dedicado ao atendimento dos empreendedores locais e futuros MEIs da cidade está a agente de Desenvolvimento Local Idelizia Márcia Borges. A Sala do Empreendedor, inaugurada em Anhanguera na segunda-feira (24) está vinculada às secretarias municipais de Assistência Social e também da Indústria e Comércio, pois ambas tratam das duas pontas de consolidação de um empreendimento – as pessoas e o mercado.
A história de Anhanguera com o Sebrae tem bastante tempo, mais de dez anos, quando Carlos Augusto de Deus, hoje assessor do município na área de Planejamento e nascido na cidade, era consultor do Sebrae. “Sempre acreditamos na força do Sebrae e em tudo o que a parceria seria capaz de realizar em nossa comunidade”, descreveu Carlos ao emendar a grata satisfação de o prefeito Marcelo Paiva ser atualmente o vencedor do Sebrae Empreendedor 2022. “O destaque da premiação deu visibilidade, permitiu captar recursos e definitivamente transformou Anhanguera, pois o país conheceu nosso empreendedorismo graças ao Sebrae”, finalizou.
Os atuais 1.172 habitantes (última contagem IBGE) fazem de Anhanguera a menor cidade do estado de Goiás e a quarta menor do Brasil. Mas, o perfil empreendedor faz com que aconteça um entendimento diferente de “grandeza”, pois há indicadores expressivos quanto à demanda dos interessados em abrir e manter um negócio na aconchegante cidadezinha.
Negócios e o mercado
Cerca de 50 MEIs (microempreendedores individuais) povoam o mercado de trabalho formalizado. São pedreiros, encanadores, eletricistas, diaristas, artesãos, pequenos restaurantes e lanchonetes, lojas de roupa etc. Todos são MEIs conhecidos pelo município, que já orientava aos seus moradores sobre abertura de empresas para ter a formalidade e o acesso às oportunidades de conhecimento que o Sebrae oferece. A Sala do Empreendedor reforça tanto esses atendimentos quanto as perspectivas em outras áreas, pois a prefeitura disponibilizou no mesmo espaço a Sala do Emprego, ambas importantes para consolidar as microempresas, bem como ajustar informações valiosas ao trabalhador de modo geral, incluindo um carro para transporte aos que precisem se deslocar até Catalão para uma agenda de emprego, por exemplo.
Vocacional da cidade
O Projeto Limão Taiti, que premiou o prefeito como empreendedor pelo Sebrae, na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, trata do desenvolvimento da iconografia de Anhanguera, com identidade econômica que atrela a cidade à referida espécie de limão, além da caracterização do município como local turístico por estar às margens do Rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. Tais aspectos movimentam a cidade economicamente, e a Sala do Empreendedor fomentará a formalização da população juntamente com qualificação pelas ferramentas que o Sebrae disponibiliza.
Clube municipal, pousada, praia artificial do Bandeirante, a cidade arregaçou as mangas para empreender e agora tem a presença física do Sebrae através da Sala do Empreendedor, além das visitas rotineiras da equipe da Regional Sul, gerenciada por Fernanda Lobato.
Alguns serviços oferecidos na Sala do Empreendedor são: orientações para abertura de microempresa, regularização, orientações quanto à prestação de serviços, escolha da atividade principal, declaração anual, emissão de guia de pagamento, plano de negócios, linhas de crédito, emissão de notas fiscais, além das consultorias e o leque de oportunidades de conhecimento que o Sebrae oferece presencialmente ou em suas plataformas digitais.
Serviço
Sala do Empreendedor de Anhanguera
Av. Belchior Godoy, 152 S, Central Anhanguera
Atendimento das 8h às 11h e das 13h às 17h
(64) 3469-1265 | (64) 3443 1761
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Sul | Catalão: Deise Pasquarelli / Agência Entremeios Comunicação – (64) 98116-7276
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn