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Sebrae lança Programa Negócios Internacionais 2025 com foco em ações estruturadas

Iniciativa vai dar suporte para que micro e pequenas empresas aumentem fluxo comercial com o exterior
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
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Estande do Sebrae da Ficomex fomentou a participação maior das micro e pequenas empresas no comércio internacional (Fotos Edmar Wellington)

Em um ambiente oportuno, em que foram recebidas, em média, 15 mil pessoas em dois dias de programação, a Ficomex Brasil Central 2024, realizada em 28 e 29/08 em Goiânia, foi o cenário de lançamento do Programa Negócios Internacionais 2025 pelo Sebrae Goiás. De acordo com Leonardo Araújo, gestor de Acesso a Mercado da instituição, houve muitos feedbacks positivos dos clientes inscritos. “Falaram que é uma necessidade trabalharmos com ações estruturadas em vez de ficarmos apenas com ações pontuais”, afirma.

Leonardo pontua que o otimismo com o mercado externo tem como base dados demonstrativos de que nos últimos anos os pequenos negócios vêm expandindo sua atuação no mercado internacional, com ampliação da sua participação no comércio exterior. Eles correspondem a 41% do total de empresas exportadoras, sendo 40% de micro e pequenas empresas (MPEs) e 1% de MEIs. “O crescimento dos pequenos negócios no comércio exterior é significativamente maior que o das médias e grandes empresas”, diz.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2008 eram 6.479 empresas exportadoras a nível nacional, enquanto em Goiás no mesmo período eram 84. Já em 2023, a representatividade nacional era de 11.456, com um volume financeiro que saltou de US$ 1,2 bilhão para US$ 2,7 bilhões. O volume de exportações goianas cresceu de US$ 12,4 milhões (2008) para US$ 22 milhões (2023). Em resumo, a participação de Goiás em relação ao Brasil é de 2,1%.

O gestor aponta também que o crescimento das exportações das MPEs foi de 118% nos últimos dez anos, enquanto as médias e grandes empresas exportadoras registraram aumento de 29%. “Diante deste cenário, o programa visa aumentar o número de empresas exportadoras, ampliar a fatia de faturamento dessas empresas com comércio exterior e expandir a participação de micro e pequenas empresas no cenário de internacionalização”, salienta Leonardo.

Para materializar as ações, dentro da programação, poderão ocorrer missões, a depender dos segmentos das empresas interessadas. “Mercados importantes no setor calçadista são a Argentina e Itália. Já na moda se destacam Estados Unidos e África”, assinala.

Leonardo Araujo, de Acesso a Mercado, vê as MPEs ampliando os negócios com o exterior

Por sua vez, o economista e analista do Sebrae Goiás Bruno Lyra assinala que em termos de importação, os pequenos negócios correspondem a 48% do total de empresas importadoras, sendo 47% de MPEs e 1% de MEIs. “Os pequenos negócios são responsáveis por 0,9% do total de valores exportados e 1,8% do total importado, e, quase a totalidade é de MPEs”, informa.

Já a indústria da transformação é o setor de maior participação dos pequenos negócios, tanto nas exportações como nas importações, mas vem perdendo espaço para outros setores. A agricultura e a indústria extrativa são setores em que os pequenos negócios vêm ampliando a participação, com crescimentos significativos nos últimos anos. América do Sul (29%) e América do Norte (22%) são destinos de metade dos valores exportados por essas empresas. Ásia (exceto Oriente Médio), com 60%, e Europa, com 23%, são as origens de mais de 80% dos valores importados pelos pequenos.

Estruturação

De acordo com Bruno, o programa não visa atuar apenas com ações pontuais. “A ideia é trabalhar de forma estruturada para quem tiver interesse, independente do nível de maturidade para exportação”, assinala. As micro e pequenas empresas sediadas em Goiás interessadas em participar precisam preencher o formulário. Conforme o cronograma, o cadastro gratuito poderá ser realizado até 15 de dezembro. Até fevereiro de 2025, será realizado o diagnóstico on-line. A partir de março, serão formados os grupos por segmento/ interesse, também de forma gratuita.

Dessa forma, a atuação do programa será em três etapas: preparação, promoção comercial e mensuração e expansão da rede. Bruno detalha que na primeira etapa os grupos de participantes serão capacitados de acordo com as áreas de atuação, interesse e nível de maturidade em organização. “Na etapa seguinte, serão construídas parcerias e conexões para o acesso a mercados”, assinala. “Por fim, iremos realizar o acompanhamento de indicadores, como faturamento e produtividade”, salienta Bruno.

O analista Bruno Lyra: programa não vai se fixar apenas em ações pontuais

Durante a Ficomex 2024, o Centro de Convenções de Goiânia recebeu mais de 170 expositores de diferentes estados e países. Nas rodadas de negócios, foram mais de cem reuniões com participação de 60 empresas, além de 13 workshops, com média de 80 participantes cada um; 35 palestras e painéis; e presença de 40 embaixadas e câmaras de comércio exterior.

Bruno Lyra avalia que durante os dois dias de feira houve um número expressivo de visitantes interessados nas informações e conhecimento que o Sebrae proporcionou. Foram mais de 1,4 mil interações nas diversas experiências presentes no estande da instituição, como consultorias, orientações técnicas, experiência com a Inteligência Artificial do Sebrae, a LIS, além do Sebrae Play, entre outros, durante os dois dias. Já os workshops e palestras apoiados pelo Sebrae receberam 300 participantes.

Preencha o formulário aqui: https://forms.office.com/r/KzxMNywez5

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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