Grupo foi buscar referências na famosa região vinícola do Sul, que contabiliza, só até setembro, quase 240 mil turistas das classes A e B
Conhecer a expertise do Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves (RS) e o trabalho de valorização das vocações locais voltadas ao enoturismo foi o objetivo da comitiva liderada pelo Sebrae Goiás em parceria com a Goiás Turismo, na Serra Gaúcha, após participar do 34º Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado).
Durante o domingo (6/11) e a segunda-feira (7), a comitiva, integrada por empresários ligados ao setor do turismo de Goiás, percorreu vinícolas e pontos turísticos e reuniu-se com empreendedores da região e entidades representativas como forma de buscar conhecimento e expertise que podem ser replicados, principalmente, na Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás.
“Realizamos uma série de visitas e reuniões que servirão em muito para aplicarmos em nossos destinos turísticos. A ideia de unir as vocações da região, os empreendimentos vitivinícolas e também a gastronomia típica da região é essencial, e podemos replicar em Goiás na Rota dos Pireneus. Certamente foi uma experiência única que nos trouxe muitas ideias. A vocação empreendedora da região do Vale dos Vinhedos é realmente algo que deve ser valorizado e replicado”, destacou Priscila Vilarinho, coordenadora do programa Turismo Goiás 4.0 do Sebrae Goiás.
O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é a única região do país que possui a Indicação de Procedência e a Denominação de Origem referente aos vinhos produzidos especificamente nessa localidade de pouco mais de 70 quilômetros quadrados e que envolve 55% do território de Bento Gonçalves, 37% de Garibaldi e 8% de Monte Belo do Sul.
“A vocação da região é essa, e nossa entidade, que reúne os empreendedores da região, busca valorizar no turismo os valores, os produtos e a paisagem da região. Somos os únicos do país com a Indicação de Procedência e a Denominação de Origem. Trata-se, portanto, de uma valorização da região, mas também das pessoas daqui. É a nossa identidade”, destacou o consultor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Jaime Milan, durante palestra para os integrantes da comitiva de Goiás, na sede da entidade, primeira atividade da segunda-feira pela manhã.
O Vale dos Vinhedos reúne 28 vinícolas que respondem por 17% dos vinhos finos e 12% dos espumantes nacionais. Os perfis das vinícolas envolvem empresas familiares, com elaboração limitada e venda exclusiva, bem como grandes organizações com presença internacional.
A Aprovale possui 83 associados ligados ao trade turístico que envolve dez hotéis e pousadas, 19 restaurantes, duas agências de turismo, agroindústrias de queijos, geleias, biscoitos, sucos e chocolates e ateliês de arte e artesanato. Só no Vale dos Vinhedos há oferta de 263 unidades habitacionais, aproximadamente 470 leitos e cerca de 1,5 mil empregos diretos gerados. Em 2021, a região recebeu mais de 280 mil visitantes. Até de setembro de 2022, o número de turistas já quase chegou a 240 mil.
Benchmarking
Como forma de entender um pouco mais como funcionam as vinícolas, seus produtos e serviços que oferecem aos turistas, a comitiva conheceu a Vinícola Casa Valduga, onde pôde degustar alguns produtos e conhecer como se dá todo o processo de elaboração do vinho e a estrutura de receptivo ao turista.
A empresa, que completará em breve 50 anos, possui 510 colaboradores e 42 enólogos, produz 3 milhões de litros de vinho por ano e é uma das referências, não só do Vale dos Vinhedos, como do Brasil, no que se refere à qualidade de seus vinhos e espumantes.
Outra vinícola visitada foi a Terragnolo, que, além dos vinhos que produz, deve inaugurar entre o fim de 2022 e início de 2023 a ampliação da pousada, além de um spa em que o turista terá direito inclusive a usufruir de uma piscina com cromoterapia e enoterapia. A Terragnolo produz cerca de 50 mil garrafas de vinho por ano e está localizada em uma área de 12 hectares, onde cultiva suas uvas, com uma produção de cerca de cinco toneladas por hectare.
“Eminentemente, o turismo no Vale dos Vinhedos envolve vinícolas pequenas. Essa é a tendência, inclusive. São vinícolas boutique com vinhos de qualidade e exclusivos somados a restaurantes, hotéis e pousadas com serviço e atenção ao turista. Esse é o nosso negócio e que tem dado resultado. Refiro isso, pois a grande sacada é não se distanciar, não perder a referência, as raízes da nossa cultura e da nossa região. Em suma, esse é o foco, a missão”, salientou o proprietário da Terragnolo e presidente da Aprovale, Sandro Valduga.
A comitiva ainda visitou uma produção de azeites de oliva estabelecida também no vale, onde pôde ver como funciona a produção e como o produto é engarrafado, e participou de uma degustação.
O Vale dos Vinhedos
Em 1877 chegaram os primeiros dois grupos de imigrantes que colonizaram o hoje conhecido Vale dos Vinhedos. A Linha Leopoldina, uma das primeiras instituídas na Colônia Dona Isabel, é o berço do processo que formou o Vale dos Vinhedos. Em 1878 vieram mais 25 famílias, em 1879, mais 17, e em 1880, mais três, provenientes da Lombardia, principalmente das províncias de Mantova e Cremona. Ao contrário do que muitas literaturas afirmam, todos os lotes rurais foram pagos pelas famílias de 1877 a 1896.
Depois da criação da Aprovale, em 1995, o turismo no Vale dos Vinhedos cresceu vertiginosamente. A cada ano, novos investimentos são feitos para melhorar e ampliar a estrutura de atendimento ao visitante. Hoje, a região oferece hotéis, pousadas, restaurantes e queijarias, além de moda em couro, artesanato, biscoitos e chocolates, cosméticos a base de uva, turismo aventura e agências receptivas.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Em Goiânia: Aline Bouhid / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98200-0404
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn