O gestor de Acesso a Mercado do Sebrae Goiás, Leonardo Araújo, fez um balanço do resultado positivo da participação na Ficomex 2024. Ele acredita que a contribuição dos Sebrae vizinhos – de Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul – foi fundamental nesse sentido. “Foi uma ação conjunta entre os Sebrae. Fez toda diferença na atuação e atendimento da instituição na feira. O balanço para nós foi muito positivo, com um número expressivo de atendimentos”, comemora o gestor ao ressaltar o fato de os colegas terem abraçado a ideia proposta por Goiás para a participação na Ficomex.
“Quando a feira nos foi apresentada e o Sebrae Goiás entrou como parceiro, a gente replicou para os estados vizinhos e para as unidades do Brasil inteiro para quem tivesse interesse em participar junto com a gente”, conta Leonardo. A partir daí, o Sebrae de Minas propôs a realização de um trabalho com o Sebrae Play, a plataforma de conteúdos nacionalizadas. “A ideia foi de construirmos um estande com o estúdio deles. Deu certo e avançamos, nosso estande, que era feito só pelo Sebrae Goiás, ficou ainda maior”, diz.
Leonardo avalia outros resultados positivos, já que os colegas do Distrito Federal levaram alguns representantes de empresas para conhecer a feira. “Já o Mato Grosso do Sul apresentou dez empresários para exporem aqui”, afirma.
Por sua vez, Jefferson Dias Santos, gestor do Núcleo de Negócios Internacionais do Sebrae Minas, ressaltou a satisfação pelos resultados e pela oportunidade de participar da feira, que considera o maior evento do Brasil em comércio exterior. “Viemos para a Ficomex para conhecer um pouco desse mercado. É a primeira vez que o Sebrae Minas vem. Estamos maravilhados com essa feira. Foi uma oportunidade muito boa, e queremos levar isso para as pequenas empresas do Brasil”, disse.
Jefferson explicou que a proposta de Minas foi gravar com os principais especialistas em comércio exterior. Os conteúdos produzidos serão disponibilizados na plataforma Sebrae Play. “O material é voltado para as pequenas empresas que querem iniciar o processo de exportação ou internacionalização, ou até mesmo aquelas que já exportam de alguma forma, mas querem ampliar seus conhecimentos”, afirmou.
Conforme Jefferson, para fazer a coletânea, foram gravados mais de 20 vídeos. Após editados, serão disponibilizados para as pequenas empresas que não tiveram a oportunidade de estar presentes na feira, para que possam saber um pouco mais de como elas podem iniciar ou ampliar os mercados e qual o passo a passo do que precisam saber para essa jornada de comércio exterior.
A playlist (sebraeplay.com.br) será disponibilizada em até 30 dias após o evento. As cerca de mil pessoas que estiveram no estande e se cadastraram no Sebrae Play receberão o conteúdo, que também será disponibilizado aos demais interessados.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn