Dados da Embratur de 2022 mostram que Goiás vem recuperando as chegadas internacionais nos níveis pré-pandemia. Foram 34.560 turistas de outros países que entraram em território goiano via aérea, com liderança daqueles vindos dos Estados Unidos. Reino Unido, Portugal e Espanha aparecem em seguida.
O estado apresenta atualmente um cenário que gera otimismo ao setor turístico. Pesquisa do IBGE de janeiro deste ano mostrou crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período no ano passado. Os números colocam Goiás no quarto lugar no ranking de crescimento do setor nacionalmente. A expectativa é que o turismo movimente mais de R$ 1 bilhão em 2023, um incremento de 14% ante o último levantamento, em 2019.
Setor com grande potencial para os micro e pequenos empreendimentos, o turismo reúne cultura, gastronomia, meio ambiente, transporte, hotelaria e diversos outros setores. Daí a importância de as cidades e regiões com potencial se capacitarem cada vez mais. E foi justamente com esse objetivo que foi realizado, na quarta-feira (02), em Pirenópolis, um dos mais importantes destinos turísticos do estado, o workshop Conexão Embratur, um guia para a competitividade e promoção internacional do turismo, feito em parceria com o Sebrae.
Durante toda uma manhã, empresários, representantes de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico receberam orientações sobre como melhorar a experiência dos turistas brasileiros em destinos de Goiás.
O evento aconteceu no Centro Municipal Ita e Alaor e contou com representantes de Caldas Novas, Goiás, Formosa, Alto Paraíso, Cocalzinho e Corumbá. Assim como Pirenópolis, são cidades que exemplificam o potencial turístico goiano, que alinha belezas naturais, tradições culturais e religiosas e uma gastronomia autêntica.
São características que vão ao encontro de um dos temas abordados no workshop, que é criar experiências autênticas aos viajantes. Segundo o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, o turista não quer apenas consumir, mas quer viver e sentir a viagem, inclusive com uma interação com os moradores e aqueles que conhecem as histórias do lugar. “E isso é fundamental para a imagem do destino”, ressaltou.
Persi falou da importância do empresário fazer uma gestão baseada em dados, que podem ser buscados em diferentes fontes, mas também construídos a partir da realidade local. Além disso, a imagem na internet do hotel, pousada ou outro empreendimento ligado ao turismo, ou mesmo do destino como um todo, precisa de ter uma gestão profissional, já que estrangeiros fazem esse tipo de busca antes de se decidirem pela compra.
“A viagem começa com a checagem da reputação do local no Google”, revelou Persi. A partir daí, o profissional da Embratur relacionou uma sequência de etapas cumpridas pelo turista, que envolvem desde a impressão ao se chegar no destino – por isso a importância de pequenos “mimos” que surpreendem o hóspede – até aquilo que fica de lembrança, compartilhado nas redes sociais ou mesmo off-line, em conversas com parentes e amigos. E tudo isso contribui para que o local visitado ganhe ou perca novos visitantes.
Nesse sentido, a gestora de Turismo do Sebrae Goiás, a analista Priscila Vilarinho, chamou a atenção para um webinar que será realizado pela entidade com orientações sobre o Tripadvisor, principal site de viagens do mundo que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. “Porque temos excelentes experiências em Goiás, boas histórias e profissionais capacitados, mas que não estão bem posicionados na internet”, justificou.
Vilarinho também lembrou que um dos produtos do Sebrae, o Sebraetec, oferece subsídio ao micro e pequeno empreendedor para contratação de profissional capaz de fazer um diagnóstico e propor ações que melhorem o posicionamento de uma marca na internet. Mas essa construção virtual também é precedida de elementos como comida, cultura, pessoas e paisagens, que devem ser considerados e valorizados o tempo todo pelo setor turístico. “São elementos inseparáveis e que fortalecem o negócio ou destino”, completou Persi.
Sustentabilidade
Outro ponto destacado por Leonardo Persi é a sustentabilidade, que segundo ele também impacta na decisão de compra do turista. O viajante estrangeiro tem a preocupação de causar o menor impacto possível no ambiente em que está visitando, mas também cobra do empreendimento que ele contrata que tenha a mesma mentalidade.
“Adote práticas sustentáveis: eliminar o plástico, comprar local, reduzir o desperdício, criar um cardápio sazonal, implantar painéis solares, regenerar áreas degradadas, gerir muito bem a água, são algumas soluções possíveis”, orienta manual da Embratur distribuído aos participantes do workshop.
A diversidade de povos implica também na necessidade do trade goiano ter a ciência de que turistas têm perfis diferentes, portanto as demandas não são iguais. De acordo com o assessor de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, ao se saber quais são as personas, é possível identificar o que ofertar.
Nakagawa também chamou a atenção da necessidade de se adaptar a oferta à demanda, pois turistas querem viagens que se adaptem às suas preferências. Também é preciso saber quem são os concorrentes, pois o mercado é composto por destinos diversos e ofertas variadas, que disputam os turistas. E essas informações, mais uma vez, são fundamentais na hora da tomada de decisão.
Diante do potencial e da perspectiva de avanço, a secretária municipal de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, conclamou os empresários a darem continuidade ao que foi aprendido no workshop. “A Embratur não faz a promoção internacional dos nossos destinos sozinha, é preciso a participação de todos”, ressaltou a representante do poder público, que contou experiências de uma participação de uma feira internacional para o setor, também um mecanismo importante de promoção dos destinos.
O gerente regional do Sebrae, Sérgio Monturil, também falou sobre comprometimento. “Tenho acompanhado Pirenópolis há muitos anos e percebo a evolução do município, que deu saltos, com uma equipe escolhida de forma técnica pelo prefeito Nivaldo Melo, preparada para fazer entregas”, disse, destacando o quão valiosas são as informações repassadas pela Embratur e a oportunidade de qualificação cada vez maior dos empreendedores locais.
Conheça o que o Sebrae pode fazer para os empreendimentos de turismo aqui.
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