ASN GO
Compartilhe

11ª Gamejam Goiana começa nesta sexta e desafia participantes a desenvolverem jogos digitais em tempo real

Maratona de produção de games vai até segunda-feira e conta com apoio do Sebrae Goiás, Faculdade Senai Fatesg e comunidade StartupGO
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Décima Primeira Edição da Gamejam Goiana será realizada em formato presencial e vai até 01 de maio (Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (28), às 20h, a 11ª edição da Gamejam Goiana. O evento é uma maratona de produção de jogos, com duração limitada, e que tem o tema revelado apenas na cerimônia de abertura, e termina na próxima segunda-feira (1º). A 11ª GG é realizada pela equipe Gamejam Goiana para a comunidade GameDev-GO e associados da GAMEGO. Conta ainda com o apoio do Sebrae Goiás, da comunidade StartupG e da Faculdade Senai Fatesg, local onde será realizado.

O evento é direcionado a pessoas acima de 16 anos (abaixo de 18 é necessária autorização dos pais ou responsáveis). Entre eles, produtores de jogos dos mais variados níveis de experiência (dos novatos aos especialistas). O público é em sua maioria das áreas de programação; arte gráfica; arte sonora; projeto narrativo; ludoísmo (game design); testes; e marketing, entre outros. Os participantes ganham comprovante de 74 horas. No final de semana seguinte os ganhadores recebem medalhas e troféus.

De acordo com a analista do Sebrae Daniela Caixeta, o momento é uma oportunidade para os profissionais da área ou apaixonados por jogos testarem suas habilidades e ainda criarem conexões valiosas. “Este mercado de games está em alta e só cresce. O Sebrae se orgulha em apoiar empreendedores deste segmento, que fazem parte da economia criativa”, destaca.

O projeto

O evento funciona da seguinte forma: os participantes aguardam a liberação do tema, fazem na sequência uma dinâmica, e os grupos definem o projeto. A partir daí as equipes trabalham nele durante todo o final de semana, e durante esse tempo podem tirar dúvidas com um dos seis monitores presentes. No final, os grupos devem entregar e apresentar o jogo aos jurados.

De acordo com o engenheiro de computação e professor Gustavo Christino, que organiza e monitora o evento, a ideia é que os participantes passem o maior tempo possível nestes quatro dias imersos na experiência. Para isso, a organização traz uma estrutura com espaços para descanso e lanches. Ele destaca aos interessados que ainda é possível participar. Para isso, basta se inscrever via Sympla aqui.

Apesar de edições passadas já terem sido em formatos híbridos ou on-line devido à pandemia, neste ano a ideia é somente o presencial. Imagino como ideal essa troca proporcionada pelos eventos no formato presencial. As edições da Gamejam Goiana são realizadas em Goiânia, pensando no público de todo estado como potencial participante. Podem participar pessoas de todo o estado e de outras regiões também”, destaca.

“Estamos ansiosos com esta nova edição. Já são anos de parceria, desde 2015 com o Sebrae”, afirma Gustavo. “Temos neste ano dois grandes objetivos do evento: o desenvolvimento dos participantes (em diversos quesitos, de habilidades até a socialização) e o fortalecimento da comunidade local (inclusive o fortalecimento da nossa pretendida associação goiana – a GAMEGO)”, acrescenta.

O organizador conta ainda que tem notado um interesse ainda maior pelo evento. “Muitos que já participaram acabam participando novamente, e alguns querem voltar como monitores, jurados ou mesmo envolvidos de alguma forma. Creio que este evento e outros da área acabam fortalecendo a imagem da nossa área de atuação”, avalia.

SERVIÇO

11ª Gamejam Goiana
Data: 28/04 a 01/05
Horário de abertura: 20 horas
Local: Faculdade SENAI Fatesg – em Goiânia
Inscrições: Via Sympla – https://bit.ly/3ogO6qp
Instagram: @gamejamgo

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • economia criativa
  • Gamejam Goiana
  • games
  • Goiânia
  • jogos