ASN GO Atualização
Compartilhe

ChatGPT e outras ferramentas são importantes, mas marketing segue exigindo inteligência humana e criatividade

Tema ocupou palco Fábrica de Empreendedores do Sebrae na Campus Party e mostrou que as tecnologias podem contribuir para as atividades do marketing, mas não substituir os profissionais
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Temas como ChatGPT e inteligências artificiais foram recorrentes no palco Fábrica de Empreendedores (Fotos Silvio Simões)

A inteligência artificial não vai te substituir. Você vai ser substituído por pessoas que saibam utilizar as inteligências artificiais (IAs) para potencializar os resultados. Essa foi a resposta para quem ainda tem medo do avanço da tecnologia e inovação, com instrumentos como ChatGPT. O tema foi discutido na palestra ministrada no Palco Fábrica do Empreendedor do Sebrae Goiás, durante Campus Party 3, em Goiânia, no Passeio da Águas Shopping. Com tema ‘Nem Só de ChatGPT Viverá o Marketing”, o gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME) do Sebrae Goiás, Ivan Lucas de Paula, mostrou que não é preciso temer as inovações, mas é necessário saber trabalhar com as ferramentas para aumentar a produtividade e a eficiência.

A ideia do tema instigante e provocativo, segundo Ivan Lucas, é sensibilizar as pessoas para que entendam que as ferramentas são boas e devem ser utilizadas, mas não é possível abrir mão da vida e dos conhecimentos off-line. “Existem muito mais elementos que compõem o marketing, como entender de gente, branding, construção de marca, entender quem é o público, conviver com esse público, saber do que ele gosta. É algo muito mais comportamental do que ferramental, e a inteligência artificial ainda não consegue atingir comportamento”, explicou.

O gerente resumiu como os empreendedores precisam pensar: “Se o seu negócio não estiver na internet, você vai ficar sem ele. E para estar na internet com qualidade e enxergar seu negócio no futuro é preciso entender de marketing digital, e as novas tecnologias podem trazer bons resultados”. Para ele, as pessoas podem ter as melhores ferramentas do mundo, mas será preciso saber usá-las, e, para isso, têm que acompanhar, estudar e entender como ter mais ganhos no dia a dia.

O palestrante comparou, por exemplo, o diferencial dos currículos nos últimos 40 anos. Antigamente um curso de datilografia era um diferencial, depois o curso de digitação. Atualmente o novo diferencial é de pessoas que saibam trabalhar com as IAs e entendam sobre marketing digital, independente da área de formação e de onde ela estiver. Ivan ressaltou que estão no mercado várias ferramentas que o empreendedor, o comunicador, as pessoas autônomas podem utilizar para ter produtividade com qualidade e com economia de tempo.

O gerente da UCME do Sebrae Goiás, Ivan Lucas de Paula, abordou as questões da tecnologia aplicada ao marketing

O tema é polêmico, mas ao contrário de se esquivar das novas tecnologias, segundo Ivan Lucas, é necessário fazer algumas reflexões e provocações. “Por exemplo, eu uso o ChatGPT, produzo meus textos e peço que a ferramenta os transforme em um texto mais ou menos formal, com mais ou menos linhas ou com menos adjetivos. São inúmeras possibilidades, mas que as pessoas precisam saber utilizar para ter o melhor benefício”, explica.

Ele alerta também que é preciso ter um olhar crítico em relação às informações recebidas, porque há muitas falhas. Um dos exemplos citados durante a apresentação foi de uma pergunta feita ao ChatGPT sobre quais brasileiros teriam ganhado um Prêmio Nobel da Paz. No resultado vieram oito nomes listados. Só que não há brasileiros que tenham ganho o prêmio. “Além das falhas é preciso entender que essas ferramentas nos trazem informações genéricas, não conteúdo”, enfatiza.

Neste momento, a onda do ano é ter o ChatGPT com todas as inteligências artificiais como base e saber usar esse recurso, mas pode ser que ano vem não seja assim. Ivan Lucas explicou que as tecnologias vêm como ondas e deu exemplos algumas que já estão começando a cair em desuso, como o blockchain e o NFT (non-fungible token) – que significa “tokens não fungíveis”, símbolos eletrônicos considerados único, como obras de arte, tweets, itens colecionáveis e até mesmo imóveis virtuais.

Nesse sentido, as IAs não podem substituir completamente as pessoas, pois ainda há certas habilidades que apenas os seres humanos possuem. “As IAs podem ajudar a automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo e recursos para que as pessoas possam se concentrar em tarefas estratégicas que requerem habilidades mais complexas e criativas, sem esquecer que o marketing trabalha com atributos, público-alvo, experiências, significado e emoções”, disse

Crédito para pessoas físicas e jurídicas

Egio Arruda Junior falou sobre soluções de crédito para micro e pequenas empresas

Outro painel que ocupou o palco Fábrica de Empreendedores do Sebrae foi o “EasyCrédito: do MVP ao M&A”, com Egio Arruda Junior, sócio e CTO (chief technology officer) da Easy Crédito, empresa goiana que está há oito anos no mercado de empréstimos pessoais no Brasil.

Além de contar a história da empresa, os desafios do início do negócio e como se tornou uma das líderes no mercado de fintechs de crédito no país, ele mostrou que a Easy Crédito criou no ano passado a plataforma FitBank, que oferece serviços de crédito para clientes corporativos.

Segundo Egio, a empresa começou a fazer testes nas “Quartas de Crédito” que acontecem todas as quartas-feiras na sede do Sebrae, em Goiânia, e são voltadas para microempresas, empresas de pequeno porte que empreendem ou pretendem empreender e buscam por linhas de financiamento com juros mais acessíveis. “Nossa meta sempre foi oferecer oportunidades para transformar a vida das pessoas físicas, e atualmente estamos desenvolvendo soluções para desenvolver a vida das pessoas por meio dos pequenos negócios”, disse.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • #CPGOIÁS3
  • Campus Party Goiás 3
  • ChatGPT
  • Goiânia
  • IA
  • inteligência artificial
  • UCME