
O auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia, sediou nesta quarta-feira (30) a 8ª plenária do Pacto Goiás de Inovação e Edital de Apoio a Eventos do Ecossistema, a primeira sob a gestão do novo presidente, Marcos Chaul, que também preside o Sindinformática e integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás. O encontro reuniu representantes das diversas instituições que se uniram em 2023 para impulsionar o ecossistema de inovação goiano e o desenvolvimento do estado, como governo de Goiás, HUB Goiás, HUB Cerrado, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e universidades.
O Sebrae Goiás faz parte do Pacto desde o início desse desafio, não só como parceiro que transita em todos os segmentos, mas também como apoiador em programas de capacitação, com ações e cursos que têm impacto no potencial inovador do estado. Os três diretores executivos do Sebrae participaram da plenária: o diretor Técnico, Marcelo Lessa, o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, e o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que ressaltou a importância da união de esforços para fortalecer o ambiente de inovação em Goiás.

“O Pacto é um espaço de convergência de ideias e de construção conjunta de soluções. O Sebrae tem uma motivação contínua nesse processo de juntar os parceiros que trabalham em prol do desenvolvimento. Mas é fundamental um novo impulso às ações, por meio de todos os parceiros, para que os projetos sejam executados e coloque o estado como referência em inovação, que é um dos nossos objetivos”, afirmou. Antônio Carlos enfatiza que ainda há muito o que se fazer, mas as ações planejadas estrategicamente precisam ser efetivadas para se alcançar os resultados esperados.
Durante a plenária, também foi apresentada a metodologia que norteará o Planejamento Estratégico para os próximos dois anos. Para o novo presidente, a definição de um plano robusto e bem estruturado é fundamental para que o Pacto possa direcionar os esforços de forma eficaz, com a identificação de prioridades e estabelecimento de metas claras para o avanço da inovação no estado. “Os 81 parceiros vão receber nos próximos dias um questionário sobre o desempenho do Pacto e as expectativas, e, de forma colaborativa, vamos trabalhar com essas informações de desempenho e estruturar um cenário futuro”, explicou Marcos Chaul.

A reunião contou com a aprovação de três novos signatários, o que amplia a rede de colaboração e o alcance das ações do Pacto: a Associação Comercial e Empresarial de Goiânia (Aceg), o Instituto Espírita Batuíra e a CI Tecnologia. A pauta da plenária também contou com a divulgação do Conexão Coop, edital da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-GO), que vai selecionar startups que tenham soluções inovadoras para cooperativas nas áreas de saúde, crédito e agro; apresentação da Monetização da entidade gestora, a Fundação de Desenvolvimento Tecnópolis (Funtec); e atualização dos grupos de trabalho.
Emília Rosângela Pires Franco, interlocutora do Pacto no Sebrae Goiás, destacou a instituição pela trajetória de apoio às pequenas empresas de inovação e ao empreendedorismo. Ela comentou que participar do Pacto é fundamental porque é um ente articulador, aglutinador, que atua em todas as transversais, tanto comércio, serviço e indústria. “Ao trabalhar no fomento à inovação, a instituição automaticamente faz chegar aos pequenos negócios o suporte necessário para quem quer empreender com inovação ou para aqueles que queiram inovar o próprio negócio”, declarou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn