Após intensa busca pela digitalização nos últimos anos, provocada pela pandemia, é momento das empresas se atentarem para a necessidade de alcançarem “maturidade digital”. Quem dá a dica é Bruno Lopes, consultor sênior do ALI Transformação Digital, uma jornada oferecida pelo Sebrae aos micro e pequenos empreendedores com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação, que tem o objetivo de implantar uma ferramenta digital para aumentar a produtividade do negócio.
Segundo Lopes, que ministrou palestra no Sebrae Anápolis, com a digitalização acelerada pela pandemia, muita coisa funcionou mas outras ficaram pelo caminho, o que leva à necessidade, em ambos os cenários, de que o empresário siga uma trajetória mais adequada, que consiste na identificação da ferramenta ideal para áreas do seu negócio, a sua correta implantação e, principalmente, a mensuração dos resultados.
O consultor do Sebrae ressalta que é dessa forma que se ganha a “musculatura digital”, que ajudará o empreendimento a crescer. E embora a maioria tenha a visão de que a transformação digital passe apenas pela presença da empresa na internet ou um trabalho de marketing nas redes sociais, ambos essenciais, há também outras necessidades, como softwares que ajudam na gestão dos processos, no atendimento ao cliente e nos setores contábil e financeiro, por exemplo.
O ALI Transformação Digital possui nove áreas e o Sebrae ajuda o empreendedor a definir uma delas a ser trabalhada, identificado um software que se adeque à realidade do negócio e lhe dê potencial de crescimento. Além disso, é oferecido o subsídio de R$ 2 mil na contratação da ferramenta digital escolhida durante a jornada.
Pesquisa
É consenso entre especialistas e empreendedores que a digitalização é fundamental na trajetória de um negócio. Uma pesquisa encomendada pela Microsoft à agência de comunicação Edelman, divulgada em março deste ano, mostra que 98% dos entrevistados reconhecem o impacto positivo da transformação digital em seus negócios.
Outro dado revelado pelo estudo reforça o que foi dito na palestra realizada em Anápolis: 96% dos empreendedores consideram que soluções tecnológicas podem ajuda-los a enfrentar desafios de negócios. O consultor sênior Bruno Lopes deu exemplos práticos do tempo ganho a partir do uso de alguns softwares. São ferramentas que aperfeiçoam o atendimento ao cliente e, em caso de prestadores de serviços, por exemplo, criam alertas para compromissos agendados, impedindo que uma visita deixe de ser cumprida. Lopes chamou esse processo de “jornada do consumidor”, que precisa ser satisfatória para que haja a fidelização e, consequentemente, novas compras no futuro.
A pesquisa da Microsoft, que também mapeou expectativas e necessidades da digitalização, mostra que 25% dos entrevistados entendem que as ferramentas de inovação podem dar suporte para resolver questões voltadas para a eficiência e produtividade. Por isso, 47% das empresas estão priorizando a otimização do uso de dados para a inteligência de negócios e 40% estão focadas na aquisição e adoção de novas tecnologias.
Em Anápolis, os agentes locais de inovação Paulo Renato e Márcia Matos serão os responsáveis por atender até 50 micros ou pequenas empresas que aderirem ao ALI Transformação Digital, que tem a gestão local do analista Ewerton Costa. O programa começa de imediato e segue até novembro. A principal contrapartida pedida pelo Sebrae, ressaltou o consultor sênior Bruno Lopes, é o comprometimento do empreendedor em seguir as orientações para que a digitalização represente ganhos ao final da jornada.
Saiba mais sobre o ALI Transformação Digital aqui.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Marcos Vieira – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter,