ASN GO
Compartilhe

Desafio AgroStartup é lançado no estande do Sebrae e Faeg/Senar na Tecnoshow

Iniciativa com a aplicação de inovações é voltada para empreendedores e produtores rurais
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe
O Desafio AgroStartup foi lançado nesta quarta-feira no estande do Sebrae Goiás e Sistema Faeg/Senar (Fotos Edmar Wellington)

Com a iniciativa de formar e capacitar profissionais no ambiente tecnológico a fim de gerar novas ideias para o setor agropecuário, uma das atrações desta quarta-feira (29), no estande do Sebrae e Sistema Faeg/Senar, foi o lançamento do Desafio AgroStartup, anunciado para o público presente. O desafio chega na sétima edição e é dividido em algumas fases.

A primeira delas é chamada “Ideathom do Agro”, um evento previsto para acontecer entre os dias 26 e 28 de maio, na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater), voltado aos que possuem ideias para aplicação no agro. “Enfim, ajuda as pessoas que querem inovar no setor, mas não têm oportunidade e nem sabem por onde começar”, explica Lorena Carvalho, coordenadora de Startups e Comunidade do CampoLab.

O primeiro encontro é imersivo, conforme disse, “pois as pessoas começam a participar numa sexta-feira e saem apenas no domingo”. “Os participantes assistem a minipalestras de assuntos como validação e prototipagem, por exemplo”, disse.

Depois do primeiro evento, 25 ideias serão selecionadas e então encaminhadas para outra etapa chamada “Acelera Campo”, cujo objetivo é validar as ideias desenvolvidas anteriormente. “Ou seja, é ver se elas têm abertura, se são aceitas pelo mercado e conseguirão ser vendidas para realmente levar esses empreendedores ao mundo dos negócios”, observa.

Portanto, os participantes passam em média, três meses nos encontros tanto presenciais quanto on-line. Depois de vivenciarem essa jornada, há a fase do “Acelera Campo Demoday”. “Nessa etapa, 12 das melhores vão receber uma subvenção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) de R$ 60mil, o que totaliza R$ 720 mil aplicados no ecossistema de inovações focado em soluções para o agro”, ressalta.

Lorena Carvalho, coordenadora de Startups e Comunidade do CampoLab, explicou todo o panorama do desafio

Nesse desafio, Lorena lembra que o perfil de integrantes do Ideathon é formado por jovens e pessoas que desejam falar de inovação, além de empreendedores e, até mesmo, produtores rurais que queiram viver esse universo. Segundo a coordenadora, todos os três eventos já citados são gratuitos. “É só realmente estar atento às nossas redes sociais e ao site do CampoLab. Lá, teremos os links para inscrições, cronograma e o tempo de duração. Então, vale muito a pena.”

O Desafio AgroStartup tem o apoio de instituições já mencionadas como Fapeg e Emater, além da parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da empresa Bayer. “Sem contar que temos comunidades de inovação, a exemplo da Área64 e MulheresGo, dentre outras, que participam e apoiam esse evento”, conta.

Na avaliação de Lorena, o mercado sempre recebe muito bem todos os empreendedores que querem mudanças e as soluções apresentadas. “Eu acredito que quem almeja um diferencial no agro, tanto o produtor, como quem visa uma carreira de trabalho e de negócios, é preciso buscar a inovação. Dessa forma, é possível garantir as melhores oportunidades”, conclui.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Valério Delfino – (64) 99211-9284

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • inovação
  • Rio Verde
  • startup
  • StartupAgro
  • Tecnoshow
  • Tecnoshow Comigo