Divertidamente, Jedi do Cerrado e Tempestade de Soluções foram os ganhadores em primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente, da competição Desafio Portfólio do Sebrae Goiás, que foi realizado na terça-feira (28), no auditório da sede, em Goiânia. A competição reuniu cerca de 60 colaboradores de várias regionais e unidades, como de Operações, Compliance e Atendimento para uma competição interna. Durante todo o dia, 15 grupos desenvolveram soluções com base no portfólio da instituição para atender às necessidades da Barbearia Route 82, do empreendedor Marcelo de Sousa Santos, que fica na Vila União, na região sudoeste da capital, há quase dez anos.
Na etapa presencial, com base no depoimento do empreendedor, os grupos tiveram duas horas sem acesso a celular e internet para montar um plano de ação, uma apresentação e o desafio de apontar os problemas da empresa e soluções que o Sebrae poderia oferecer. Na dinâmica, os grupos contaram com mentorias de analistas de atendimento, entrevista personalizada com o empreendedor e sua esposa, Karine Brenda, e acesso à internet, todos com cinco minutos de duração.
A etapa seguinte foi a apresentação dessas soluções por meio de pitches (pequenas apresentações cronometradas em cinco minutos) e responderam a perguntas da banca avaliadora, formada pelo coordenador do curso de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cândido Vieira, que também é o representante da universidade no Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE), da gerente de Inovação do HUB Goiás, Karolline Fernandes e do proprietário da barbearia, Marcelo de Sousa Santos.
Os critérios avaliados foram Relevância da Solução (se a proposta atendeu ao problema ou gargalo apresentado pelo empreendedor); Inovação (se a equipe apresentou abordagens inovadoras para resolver os problemas); e Qualidade da Apresentação do Pitch (a capacidade da equipe em comunicar as ideias e estratégias de forma persuasiva). O gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, explica que o Desafio, um evento gamificado, tem como diferencial a vivência de atividades projetadas para desenvolver os participantes em várias áreas. “Isso inclui liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe, além da mudança de mindset, criatividade e promoção do portfólio”, enfatiza.
O grupo “Divertidamente”, ganhador da competição, foi formado pelas colaboradoras Adriana Lopes de Felipe, Cristiane Souza de Melo Vieira, Lúcia Amélia de Queiroz e Milena Mendes do Nascimento. O segundo colocado, o grupo “Jedi do Cerrado”, foi integrado por Allysson Silva, Bruno Lyra, Gustavo Toledo e Rhaiane Procópio Martinelli, equipes de Goiânia. A terceira colocação ficou com a equipe Tempestade de Soluções, da Regional Entorno do DF/Nordeste, formado pelos colaboradores Jorge Luis Pereira Soares, Kelin Fatima Chagas, Priscila Vieira de Freitas Sousa e Virgilio Marques da Silva. Os vencedores ganharam uma mochila de couro recheada com brindes e receberão, posteriormente, uma placa indicando os mestres do portfólio nas três primeiras colocações nesse Desafio.
O diferencial do grupo “Divertidamente”, segundo Lúcia Amélia de Queiroz, analista da Unidade de Operações, foi a escuta diagnóstica. “Isso foi o principal porque a partir do entendimento das necessidades e vontade do empresário, nós conseguimos captar e compreender o que ele precisa e oferecemos soluções viáveis do nosso portfólio para atendê-lo”, explicou.
O empresário Marcelo de Sousa e Santos, dono da Barbearia Route 82, ficou muito satisfeito com toda a dinâmica. De acordo com ele, foram apresentadas várias soluções viáveis para a melhoria do seu negócio para atender às necessidades a curto, médio e longo prazos. “Foi uma satisfação servir como estudo de caso, e o próximo passo é implementar as melhores soluções propostas e poder realizar meu sonho de aumentar o número de unidades, inclusive nos Estados Unidos, e manter a qualidade e o bom atendimento que construí durante todos esses anos, com equipes engajadas no mesmo propósito de sermos reconhecidos como relevantes no segmento”, avaliou.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, disse que o Desafio Portfólio é uma ação muito especial porque contribui com o crescimento profissional de todos que se propuseram a participar, e o Sebrae ganha porque possui uma rede de colaboradores que está em constante treinamento para oferecer aos empreendedores o melhor atendimento, com a oferta do produto certo para cada demanda. “Compreendemos que estudar e conhecer o portfólio do Sebrae é imprescindível para atender às expectativas de empresários de pequenos negócios que anseiam por transformações não só da empresa, mas da vida das famílias e da comunidade onde atuam”, enfatizou. Para ele, esse processo de aperfeiçoamento é dinâmico e deve ser contínuo para que a instituição entregue os melhores resultados para os empreendedores.
O empenho e o engajamento tanto das equipes participantes quanto da Unidade de Soluções, que organizou a dinâmica, foram ressaltados pelo diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia. “Todos entenderam que o Desafio é uma das ações necessárias para renovação de conhecimento, a busca pela inovação, por um diagnóstico em que as dores dos empresários sejam reconhecidas e até desenhar novos produtos de acordo com a percepção das mudanças do mercado”, avalia.
Os colaboradores do Sebrae que participaram da dinâmica tiveram uma etapa remota para se prepararem para a competição. Todos puderam consultar o portfólio da instituição, assistiram a distância o curso “Tendências: o futuro do seu negócio – Sebrae” e a oficina de Pitch pelo Teams. O analista Bruno Lyra, da Regional Goiânia, avalia como muito importante esse momento de revisão e atualização de soluções para os pequenos negócios. “A troca de conhecimento, a visão de outras áreas e ter o empreendedor à disposição para contar suas dificuldades e necessidades é uma experiência enriquecedora”, disse.
Woloson Felipe da Silva, da Regional Entorno do DF/Nordeste, com sede em Luziânia, acredita que a vivência com uma equipe em busca de soluções, como a dinâmica propôs, agrega muito no desenvolvimento do trabalho de atendimento, com foco no cliente e, para ele, poder contar com a experiência de vários colegas impulsiona resultados positivos para os empreendedores. Já a colaboradora da Unidade de Compliance Carla Magna acredita que é essencial participar de ações como essa. “Nós tratamos dos processos, de análise de risco, trabalhamos com conformidade, e entender o que está acontecendo na ponta é muito importante, para podermos ter mais sabedoria para lidar com os processos. Aqui a gente aprende e ensina ao mesmo tempo”, disse.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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