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Encontro de encerramento do Programa ALI foi marcado por troca de experiências e networking

Empreendedores, consultores e agentes locais de inovação se reuniram para trocar informações e finalizar a iniciativa
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
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O encontro 8 do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade – Brasil Mais reuniu empresários que implantaram ações e tiveram resultados com a iniciativa do Sebrae Goiás. O evento foi realizado na noite da quarta-feira (19), no auditório da sede da instituição, em Goiânia.

No encerramento do programa, com duração de seis meses, os empresários tiveram oportunidade de falar sobre a experiência que tiveram com o apoio dos agentes locais de inovação (ALIs) em suas empresas. Além disso, o momento foi uma oportunidade de interação e networking entre todos eles, com pitchs e sorteios.

Nayara Santos, analista do Sebrae e gestora estadual do ALI: finalização de uma etapa

Nayara Santos, analista do Sebrae e gestora estadual do ALI, explicou que o encerramento é também uma etapa do programa, com o encontro coletivo. É uma oportunidade para o empresário fazer networking e trocar experiências. “O evento de hoje é a finalização de um semestre. Estamos com a previsão de uma nova etapa para julho. É a oportunidade do empresário se inscrever e receber a visita de um dos agentes. Temos oito etapas de desenvolvimento, com a apresentação dos empresários atendidos pelo programa e pelos ALIs, que acompanham esses empresários para desenvolver inovações e melhorar a produtividade, que pode ser o aumento de faturamento, redução de custo ou melhoria de processo”, explicou. Segundo Nayara, o foco das ações é voltado, primeiramente, à transformação digital, seguida pelo marketing digital e pelos controles gerais, a exemplo de fluxo de caixa e processos.

Um painel com apresentação dos resultados foi apresentado pelos consultores seniores do programa, Bill Wallace e Ludimila Ganzaroli Calaça de Lemos. Eles assinalaram que, no período, foram contempladas empresas nos seguintes setores: comércio (264), serviços (167) e indústrias (45). Outro ponto apresentado destacou as ações realizadas. Dentre elas, 4.819 não demandaram qualquer custo adicional. Em 1.577, as empresas precisaram dispor de recursos próprios; 217 contaram com subsídio do Sebrae e 89 com financiamentos. Bill assinalou que cada um deles conta com dez agentes locais, que atendem, em média, entre 25 e 30 empresas. Nesse período foram atendidos 494 empresários em Goiânia. “São empresários, famílias e um mercado impactados. Todo um ecossistema envolvido nisso”, afirmou.

Os consultores seniores Bill Wallace e Ludimila Ganzaroli conduziram o evento e apresentaram os resultados

O consultor ressaltou que o público é formado por micro e pequenos empresários. “E, muitas vezes, as soluções acontecem de uma maneira interna na empresa. Outras ações são externas e há ainda as que contam com o apoio do Sebrae, além do apoio que já dá o programa. É uma jornada que a gente trilha junto com os agentes locais e com o empresário. Acompanhando, reunindo, seja presencialmente ou online, indo até eles ou eles vindo até nós. É algo muito gratificante, quando a gente chega aqui e os encontra; e encontra esses números lindos”, disse.

“O projeto ALI é uma experiência muito boa. É uma oportunidade de apresentar algumas ideias de soluções para os empresários inovarem dentro das empresas”, afirmou Robson Mendes, que atuou como ALI. Para ele, que já está há algum tempo no Sebrae como agente de inovação, participar do trabalho tem sido uma experiência gratificante.

Os empresários Luiz Henrique Alves, da Etafah Certificação Digital, e Gregory Mendes de Lima, da Loretto Scarpa, de calçados masculinos, tiveram a oportunidade de falar mais detalhadamente sobre seus negócios e de que forma o programa foi importante para auxiliá-los na rota rumo a melhores resultados. No decorrer da programação, os outros atendidos também puderam falar da experiência com o ALI Produtividade e sobre suas empresas. Assim, os colegas puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades desempenhadas, com a possibilidade de possíveis parcerias e consumo dos produtos e serviços oferecidos entre eles.

Os empresários Luiz Henrique Figueiredo e Gregory Mendes de Lima falaram como os ALIs ajudaram seus negócios

A noite comemorativa foi celebrada com degustação do chopp da Montero Cervejaria, propriedade do casal Laudicéia Correa e Sérgio Montero, mestre cervejeiro. A empresa familiar contou com a assistência do programa. Sérgio ressaltou que a experiência foi bacana, porque todo empresário que está começando tem uma certa dificuldade de se encontrar dentro do negócio. “O Sebrae veio e deu essa chave, a ferramenta para gente agregar valor e conhecimento dentro da nossa empresa. O pessoal é bastante receptivo, acompanha a gente o tempo todo. É fantástico. Só tenho a agradecer”, disse. Laudicéia é a responsável pelas vendas da empresa e explicou que a unidade surgiu a partir da experiência de três décadas de ambos em outras empresas do setor de cervejaria. “A gente resolveu encarar o desafio de empreender com a nossa empresa, nosso nome”, contou.

Além disso, Laudicéia explicou que se trata de uma empresa familiar, em que cada um tem sua responsabilidade, o que inclui as duas filhas, voltadas para a área de imagem e marketing. “Com a necessidade de vender diretamente ao cliente, montamos uma distribuição no Jardim América. O ALI me ajudou a ver em que estágio eu estava na empresa. Me mostrou que eu não estava em um buraco, como imaginava, porque minha experiência era como vendedora, funcionária de outras empresas, grandes marcas também”, assinalou. Com a ajuda do agente, ela percebeu que tinha dificuldade com a gestão financeira e a rotina diária, já que priorizava o atendimento ao cliente em detrimento das outras atividades também importantes para o desenvolvimento e crescimento do negócio. “A presença do agente e os encontros e cursos que fui fazendo me ajudaram a ter mais clareza em como conduzir o meu negócio, de uma forma mais equilibrada”, reiterou.

Laudicéia contou ainda que desde os primeiros encontros com o agente conseguiu identificar que os resultados diários do trabalho na empresa passaram a ser mais positivos com a nova rotina que começou a ser aplicada a partir das orientações. “Foi fundamental saber que tenho esse apoio, que tenho onde buscar ajuda. Estou muito empolgada por ver, cada vez mais, esses resultados positivos, por essa segurança que o projeto dá para a gente”, concluiu.

Soluções de inovação

A gestora estadual do programa, Nayara Santos, explicou que a iniciativa atua em todo o estado de forma gratuita, com mais de 60 agentes de campo. “É uma metodologia do Sebrae Nacional. Em todo o Brasil, é possível encontrar agentes locais de inovação ajudando micro e pequenas empresas a serem mais inovadoras, mais produtivas e a melhorarem seu faturamento”, assinalou. O acompanhamento ocorre durante seis meses, com várias etapas, em que o empresário recebe a visita de um ALI.

Rhaiane Martinelli, analista da Regional Central e gestora regional do programa, assinalou que a ação visa a produtividade das empresas por meio da implantação de soluções de inovação com base em estudos. Em Goiânia, cada agente atende 25 empresas. No período de seis meses, ocorrem atendimentos individuais personalizados, com foco em identificar os principais desafios e elaborar um protótipo para solucioná-los. “O protótipo é testado e, no final, eles decidem se irão implementar ou não na empresa”, explicou. Ela lembrou ainda que para participar do programa as empresas precisam ser microempresas ou de pequeno porte. “Isso porque a metodologia é passível de ser aplicada em empresas mais estruturadas”, ressaltou.

Rhaiane Martinelli, analista da Regional Central: inovação com base em estudos

Saiba mais sobre o Programa ALI: https://vitrine.sebraego.com.br/brasil-mais/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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