ASN GO Atualização
Compartilhe

Família, tradição e inovação: a jornada da Papelaria Carvalho

Uma história que começou há 36 anos e inaugura nova loja com mais de mil metros quadrados no Parque Amazônia, com acompanhamento do Sebrae Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
A sede própria da Papelaria Carvalho é três vezes maior que a loja anterior e permitirá um melhor atendimento e exposição dos produtos (Fotos – Divino Batista)

Fundada em 22 de fevereiro de 1989, em Goiânia (GO), a Helbraz Comércio de Papelaria Ltda, conhecida como Papelaria Carvalho, nasceu como um negócio familiar e cresceu ao longo das décadas oferecendo produtos de papelaria, materiais escolares, de escritório e acadêmicos. Durante muitos anos, funcionou em um ponto comercial alugado de 300 m², espaço que já não comportava a diversidade de itens e a circulação adequada dos clientes.

A administração da empresa é conduzida pela sócia Cláudia Helena de Oliveira Rodrigues Lucena, mas foi o sr. Antônio Justino Lucena quem buscou o Sebrae quando a família decidiu dar um passo ousado. Construir a sede própria em um lote adquirido próximo ao endereço original. O sonho era transformar o negócio em uma papelaria moderna, ampla e preparada para o futuro.

Em fevereiro de 2024, a empresa recebeu diagnóstico e consultoria para o Projeto de Viabilidade, conduzidos pela consultora credenciada Márcia Maria de Melo. Foram cerca de seis meses de trabalho intenso, que resultaram em um estudo econômico-financeiro robusto, essencial para a sustentabilidade do investimento e para atender aos requisitos de captação de recursos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento para o Centro-Oeste (FCO), via Banco do Brasil.

Da esquerda para direita – a analista do Sebrae, Antônia Giovanna; Antônio Justino Lucena Filho; sua esposa Marina Justino; a consultora credenciada Márcia Maria de Melo; Cláudia Helena de Oliveira Rodrigues Lucena; e Antônio Justino Lucena

“Quando eles nos procuraram, percebi a maturidade enquanto empresários, que não queriam descapitalizar a empresa, o que é muito importante, não tirar do capital de giro para não fragilizar o negócio. Como o projeto de viabilidade mostrou que era viável, com taxa de retorno positiva, taxas e prazo competitivos iniciamos o processo para o crédito”, lembrou Márcia. Ela conta que o que mais a impressionou foi a união da família, o pai, sr. Antônio Justino Lucena, a mãe, Cláudia Helena de Oliveira Rodrigues Lucena, o filho, Antônio Justino Lucena Filho e a nora, Marina Lucena, responsável por toda a parte financeira da empresa.

Graças ao crédito obtido na modalidade FCO Mulher, a Papelaria Carvalho iniciou a construção da sede própria, com enfoque tridimensional e instalações modernas. O espaço, três vezes maior que o anterior, permitirá melhor exposição dos produtos, circulação confortável para os clientes e atendimento ágil e seguro. O crescimento também se refletiu na equipe, que passou de17 colaboradores em 2024, para 30 profissionais contratados.

Enquanto aguardavam a conclusão da obra, a empresária Cláudia e sua equipe participaram dos programas Brasil Mais Produtivo e Transformação Digital, sugeridos pelo Sebrae, para chegar ainda mais preparados à nova fase. Essa decisão reforçou o compromisso da família com inovação e eficiência.

“Quando pensamos em construir nossa sede própria, sabíamos que seria um grande desafio. O apoio do Sebrae foi fundamental para transformar esse sonho em realidade. Hoje, ver nossa papelaria crescer e oferecer um espaço moderno para nossos clientes é motivo de orgulho para toda a família”, disse emocionada a sócia Cláudia.

A inauguração da nova sede aconteceu no dia 28 de novembro e reuniu familiares, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade escolar, entre diretores, professores e alunos da região. Quem também prestigiou o evento foi o vice-presidente da Pilot, Cláudio Kasuyoshi Ogura (de blazer escuro) e a subgerente de Vendas Elaine Cristina de Oliveira (ao lado do vice-presidente com blazer claro)

Inauguração

A inauguração da nova sede, que aconteceu no último dia 28, reuniu familiares, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade escolar, entre diretores, professores e alunos da região. Quem também prestigiou o evento foi o vice-presidente da Pilot, uma das marcas mais importantes do mundo no setor de canetas, reconhecida por sua inovação, qualidade e impacto cultural, com mais de 100 anos no mercado. Cláudio Kasuyoshi Ogura esteve na nova Papelaria Carvalho, com a subgerente de Vendas Elaine Cristina de Oliveira. Eles vieram de São Paulo especialmente para a inauguração. Antônio Filho disse que a presença de todos foi muito especial e mostra que a empresa trabalha com relacionamentos, com pessoas, que são mais importante do que coisas.

Durante seu discurso, Cláudia lembrou que a família está há 15 anos com a papelaria e que a maior dificuldade sempre foi a falta de espaço, porque clientela eles sempre tiveram e que a inauguração da nova loja foi a realização de um sonho. “É um sonho construído com muitas mãos porque não fazemos nada sozinhos. Agradeço imensamente à Deus, à minha família, meus colaboradores, ao Sebrae e a todos que de alguma forma contribuíram para esse momento tão especial”, disse emocionada.

Na oração, Antônio Justino Lucena disse que a principal gratidão era para Deus, por ter concedido essa bênção e por ter mostrado os melhores caminhos para a realização do sonho e de viver esta data memorável. Ele também agradeceu todos que participaram dessa jornada, que começou em 2024. “Agradeço o trabalho valoroso do Sebrae, por meio da consultora Mária de Melo e da analista Antônia Giovanna, que nos atenderam e nos apoiaram nessa caminhada, com conhecimento e direcionamento necessários para que alcançássemos os nossos objetivos que era essa nova loja”, acrescentou.

Além de ter triplicado o tamanho da nova sede e modernizado e planejado todo o espaço, a empresa criou um coworking com atendimento e vendas on line para ampliar a atuação da papelaria. “Era um nicho de mercado que queríamos tem implantado antes, mas por falta de espaço esperamos. Agora temos vários postos de trabalho especializados em vendas porque acreditamos que é uma necessidade para atender com mais agilidade o cliente e, para nós, aumentar o faturamento e ganhar novos mercados”, explicou Antônio Filho que enfatizou que ter um espaço confortável, que acolhe o cliente, que encanta é essencial, mas temos que atender a dor de outros clientes que precisam de atendimento rápido.

A analista que atua na Regional Central do Sebrae, em Goiânia, Antônia Giovanna, conta que Papelaria Carvalho chegou ao Sebrae já com clareza sobre a necessidade de crédito e consultoria. “O que faltava era orientação especializada para elaborar o Projeto de Viabilidade. Esse é um diferencial importante. Muitas empresas não chegam tão preparadas. Por isso, o Sebrae reforça que quem tem um sonho e precisa captar recursos deve procurar nossos atendimentos, presenciais ou remotos”, ressalta Giovanna.

De acordo com a analista, o Sebrae possui especialistas em diversas áreas de gestão, um portfólio com cursos e consultorias, além de iniciativas como a Quarta do Crédito e o Programa Conexão Financeira, que ajudam empresários a acessar crédito de forma consciente e transformar os projetos em realidade. “O resultado do trabalho feito na papelaria Carvalho já gerou bons frutos. A filha do casal, Jordana Lucena e o marido, já confirmaram que vão buscar o Sebrae porque vão investir em uma academia de esportes.”

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter,

  • FCO
  • Programa Brasil Mais Produtividade
  • Regional Central