ASN GO
Compartilhe

Com apoio do Sebrae, Fieg realizará Feira de Tecnologia e Soluções para a Indústria

A feira pretende se tornar o maior evento multissetorial do Brasil voltado para a indústria
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Com os principais focos na disseminação de conhecimento, conexão das indústrias goianas com a inovação e as tendências de mercado, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lançou oficialmente na terça-feira (04), na Casa da Indústria, a primeira edição da Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para a Indústria, a Expoind. O evento, que já nasce grande, pretende se tornar o maior do Centro-Oeste e o maior multissetorial do Brasil. A feira vai acontecer em 2024, de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO).

A feira tem como objetivos estimular investimentos e negócios, atrair investidores e oportunidades de negócios para a região, aumentar a visibilidade da indústria local, facilitar a troca de experiências, impulsionar a competitividade, envolver a comunidade e os jovens profissionais do setor industrial e criar oportunidades para empresas locais e regionais interagirem, estabelecerem parcerias, compartilharem conhecimento e explorarem sinergias. Para isso a programação da feira vai contar com palestras, workshops, exposição de inovações e soluções, rodadas de negócios, entre outras ações.

João Carlos Gouveia, diretor Administrativo e de Finanças do Sebrae Goiás

A Expoind é uma realização da Fieg em parceria com a QG Business e conta com o apoio do Sebrae, da Modo Construção Modular e das instituições que compõem o Sistema Indústria no Estado (IEL, Sesi e Senai). O lançamento reuniu representantes de grandes indústrias instaladas em Goiás, empresários, sindicatos do setor, conselheiros da Fieg, João Carlos Gouveia, diretor administrativo e financeiro do Sebrae Goiás, Paulo Vargas, diretor regional do Senai e superintendente do Sesi.

Também participaram representantes do governo, como Joel Santana Braga Filho, secretário de Estado de Indústria e Comércio, o diretor da Câmara de Comércio México-Brasil, Dejair Jose de Resende, a secretária jurídica da Câmara do Comércio Índia-Brasil, Irina Melo, e o ministro e conselheiro da República Democrática do Congo, entre outras autoridades. Todos os presentes conheceram detalhes do projeto da feira, que teve durante o evento a abertura de reserva de espaço para a exposição.

Sandro Mabel, presidente da Fieg, ressaltou que a Expoind será um evento direcionado

Sandro Mabel, presidente da Fieg, ressaltou que a Expoind não será uma feira aberta para visitantes, e sim um evento direcionado, com público formado por empresários de indústrias, colaboradores, investidores, professores e alunos que estudam para atuar em qualquer segmento industrial. “Vamos atrair fornecedores de tecnologia, de mecânica e de automação e de tudo mais que a indústria precisa. E o que queremos é trazer conhecimento para que consigamos acompanhar as evoluções tecnológicas cada vez mais rápidas”, explicou. Alguns temas que vão permear o evento serão inteligência artificial, como crescer com sustentabilidade e como qualificar melhor os colaboradores.

Alguns empresários que já confirmaram a participação na Expoind no ano que vem, como é o caso de Erick Politano, que possui duas indústrias instaladas em Goiânia, a Plastic, que tem seis anos e produz embalagens plásticas para produtos industriais e a Pólitan, há 14 anos no mercado de equipamentos para processos industriais. Segundo ele, eventos como esse promovem a visibilidade das indústrias goianas e, consequentemente, o contato com outros fornecedores. Para Erick, a automação industrial não é mais uma vantagem para uma indústria, é uma necessidade. “Goiás oferece muitas oportunidades, com mercado em crescimento e que vai precisar de profissionais qualificados para atender as demandas. A feira vai vir em um bom momento para o segmento”, disse.

Erick Politano, dono de duas indústrias instaladas em Goiânia: a Plastic e a Pólitan

Estabelecer e firmar as conexões entre indústrias e fornecedores e fomentar o conhecimento são características marcantes dessa feira, de acordo com João Carlos Gouveia, diretor do Sebrae, que esteve presente no lançamento da Expoind. “Um evento grandioso como esse faz a economia girar porque traz inovação, melhoria da qualidade, integração e conhecimento. É um ambiente favorável para que as pequenas indústrias fiquem atualizadas com as tecnologias, e com isso fortalecem a comunidade industrial”, analisou.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Joel Santanna Braga Filho, disse que promover uma feira com essa envergadura é o que Goiás precisa. “O desenvolvimento do estado está crescendo acima das taxas nacionais, com 6,6% ano passado e 8,8% do início do ano até outubro. Então isso mostra que somos o primeiro do Centro-Oeste, geramos mais emprego e somos o estado que mais tirou pessoas da pobreza. A Expoind vem para garantir ainda mais notoriedade ao nosso estado”, afirmou.

Secretário de Estado da Indústria e Comércio, Joel Santanna Braga Filho

Atualmente, as PMEs representam mais de 90% dos CNPJs ativos no Brasil e movimentam quase 50% do PIB (Produto Interno Bruto) da indústria nacional. Em Goiás, a indústria é responsável por quase 25% do PIB estadual, estimado em 2020 (última divulgação) em R$ 47,1 bilhões. Dentre os setores mais pujantes, estão as indústrias de alimentos (26,8%), de construção civil (21,6%) e de serviços industriais de utilidade pública (15,3%). Destacam-se ainda os setores de derivados de petróleo e biocombustíveis, químico e farmacêutico.

O lançamento oficial foi realizado na Casa da Indústria, em Goiânia

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Expoind
  • feira
  • Fieg
  • Goiânia
  • Indústria
  • tecnologia