ASN GO Atualização
Compartilhe

Ideathon Inova Cerrado dá estímulo a ideias para inovação e preservação do bioma

Participantes tiveram oportunidade de explorar potencialidades na resolução de problemas reais, contando com o apoio de mentores experientes para propor soluções inovadoras
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Evento estimulou inovação e deu suporte a grupos para soluções em prol do bioma Cerrado (Fotos Silvio Simões)

Com objetivo de gerar ideias criativas focadas no Cerrado, o Sebrae Goiás realizou nesta sexta e sábado (16 e 17) o Ideathon Inova Cerrado, que aconteceu no auditório da sede, no Setor Bueno, em Goiânia. O evento contou com a participação de cerca de 50 profissionais que trabalharam a criatividade e a inovação para apresentar soluções para preservação do bioma. Ao fim dos dois dias, uma das sete ideias defendidas pelos grupos foi eleita como a melhor do Ideathon. A startup Caminhos do Cerrado, com o projeto Turismo de Experiência Rural, foi a vencedora da competição.

O grupo foi formado por Anna Júlia de Brito, Elmo Soraggi, Fernando Cavalcante, Lorrany Ferreira dos Santos e Tatiana Costa Nascimento, que já estão automaticamente aprovados para o edital Inova Cerrado, criado para promover negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia do bioma, que está com inscrições abertas até 25/08. O time também ganhou o curso “Vídeos que Vendem – Aprenda a Criar Conteúdo para suas Redes Sociais”.

Formada em administração, com mestrado na área de inovação, Tatiana Costa Nascimento, uma das integrantes do grupo vencedor, já trabalhou como agente local de inovação, e crê que a jornada da inovação é aprender mais o tempo todo. “Indico para todo mundo que tem interesse em seguir no empreendedorismo e na inovação e que queira mudar o espaço da escola, da realidade em que vive, e levar melhoria de vida para as pessoas, o caminho é esse, de investir seu tempo, seus conhecimentos, alinhar com conhecimentos dos colegas e trilhar esse grande espaço que a tecnologia e a inovação oferecem para ser explorado”, comemorou.

Os representantes dos grupos que ficaram nos três primeiros lugares

A segunda colocação ficou com o grupo NanoTerra, que apresentou um projeto de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), composto pelos participantes Brenda Laíssa, Grazielly Vieira e Lucas Braz, que ganharam o curso “Inteligência Artificial em Ação – Potencializando Micro e Pequenas Empresas”. A terceira colocada foi a empresa Bio Cerrado, que defendeu o projeto sobre suplementação alimentar à base de frutos e castanhas nativas do bioma, com Alessandra Cristalino, Ana Júlia Portela e Warley Araújo, que poderão participar do curso “Estratégia em Jogo – Capacitação em Jogos Empresariais”.

O Sebrae Goiás contou com um time de peso para avaliar os trabalhos apresentados: Carlos Magno, especialista em Inovação do Hub Cerrado, Karol Fernandes, gerente de Inovação do Hub Goiás, e Anderson Almeida, gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI UFG).

A banca examinadora ficou a cargo de Carlos Magno, do Hub Cerrado, Karol Fernandes, do Hub Goiás, e Anderson Almeida, do CEI UFG

O ideathon

Victor Antônio Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, explicou que o Sebrae Nacional lançou o Programa Biomas para todo Brasil e que houve muito sucesso com os projetos apresentados. O Bioma Amazônia foi o primeiro, agora o Bioma Cerrado e o Bioma Pantanal, e em seguida será a vez dos biomas Caatinga e Mata Atlântica. “Aqui no Cerrado temos grandes expectativas porque é um bioma rico e farto. Vislumbramos várias oportunidades para pesquisas que validem e apoiem a preservação e a sustentabilidade do bioma, que é tão importante para o país”, analisou.

De acordo com o analista de Inovação do Sebrae Goiás, Osvaldo Lino Alves Júnior, o evento é prático e dinâmico, e os grupos contam com palestras, workshops e mentorias que preparam os participantes para definição e validação de um problema, criação de produto, modelagem do negócio e como produzir um bom pitch (apresentação do projeto em pouco tempo). “É um momento em que se discutem os problemas e o futuro do meio ambiente, e que ideias inovadoras podem se tornar startups de sucesso”, avaliou.

As equipes precisaram desenvolver as ideias e apresentá-las em formato de pitch

No primeiro dia, na sexta, 16, houve palestra ministrada com o tema “O Cerrado Goiano: Desafios e Possibilidades”, pitch das ideias e formação dos times e workshop para introdução e definição de problemas e mentorias. Já no segundo dia, os grupos se reuniram para validar os problemas, com o workshop “Ferramentas e Métodos de Avaliação”, mentoria personalizada, criação de um mínimo produto viável e workshop “Criando o Modelo do seu Negócio”.

Na parte final do Ideathon, os times participaram de uma dinâmica e construíram a apresentaram os pitchs. Os mentores foram Bruno Lyra, Rhaiane Martinelli, Gabriel Martins e Ivana Xavier, do Sebrae Goiás, e os facilitadores do evento foram Arthur Prates, Bianca Reis, Paula Oliveira e Rodrigo Zwetsch, da Beta.i, empresa aceleradora do Inova Cerrado.

A analista de Inovação do Sebrae, Emília Rosângela, disse que o ideathon foi também um momento para divulgar o edital do projeto do Sebrae Nacional Inova Cerrado. “Nossa expectativa é que teremos 30 projetos bem estruturados para concorrer nesse edital”, ressaltou. O Inova Cerrado 2024, que busca gerar novos negócios e fortalecer o ecossistema de bioeconomia da região, é um programa de pré-aceleração de ideias e empresas, que vai trabalhar o Módulo de Ideação.

O edital é exclusivo para pessoas físicas que tenham uma ideia de negócio inovadora vinculada à bioeconomia e que residam em um dos estados do Cerrado, como Goiás. O foco é promover a geração de novos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma.

O gerente Victor Antônio Costa com a equipe do Sebrae Goiás

SERVIÇO

Edital Inova Cerrado 2024

Inscrições: até dia 25 de agosto

Edital completo: https://bit.ly/editalcerrrado

Canal de dúvidas e informações: [email protected]

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cerrado
  • Goiânia
  • Ideathon Inova Cerrado
  • inovação
  • preservação