
A edição 2025 da Tecnoshow Comigo, tradicional palco de novidades e debates para o agronegócio brasileiro, apresentou o Inova Rio Verde durante palestra no estande do Sebrae e do Senar, na tarde desta terça-feira (08). A iniciativa, que visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no município e região, foi detalhada por Janaíne Marquez, líder da Governança do Inova Rio Verde, para um público formado por produtores, empresários e especialistas do setor.
O programa surge como um catalisador para a transformação do ecossistema local, criado através de um sistema de uma dinâmica do Sebrae, chamado ELI (Ecossistema Local de Inovação), que ganhou o nome de Inova Rio Verde. “Atualmente agregamos todos atores possíveis voltados para inovação, tanto a prefeitura como todos os setores do município que têm interesse em inovar dentro das empresas, ou pessoas que desejam abrir empresas de inovação”, explicou a líder de Governança.
Segundo ela, o ecossistema veio justamente para fortalecer a inovação dentro do município, e uma das ações é justamente a criação de um hub em parceria com o Hub Goiás, que em breve deverá funcionar em Rio Verde. “É a primeira cidade do estado que terá um braço do Hub Goiás e que desenvolve a metodologia ELI”, adiantou. Janaíne enfatiza que o agro é muito forte, mas existe uma cadeia de empresas, indústrias, e outros setores, como a metalurgia, a saúde e levar um pouco mais de otimização para as empresas.
As dinâmicas, os workshops e as capacitações começaram no ano passado e foram feitas pelo Sebrae Goiás em etapas. O lançamento do Inova Goiás aconteceu em setembro do ano passado, mostrando os caminhos, tanto na parte burocrática quanto na inovação, que podem colaborar para uma melhor produtividade das empresas. “Quando a gente fala de inovação, não quer dizer que é apenas tecnologia, mas qualquer coisa que pode melhorar os processos e otimização dentro da empresa”, explicou Janaíne.
Durante a apresentação, foram destacados os pilares do programa, que incluem o fomento à criação de startups voltadas para o agronegócio, a atração de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a promoção da capacitação de profissionais e a criação de um ambiente colaborativo entre universidades, empresas e o poder público.
O grupo conta com a participação de instituições como Área 64, IF Goiano, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Senat, Coderv, Sebrae, Senai, UNIRV e a Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia, e realiza encontros bimestrais para reconhecer os atores envolvidos e traçar estratégias que impulsionam a inovação.
A força do agro

A palestra ressaltou o momento estratégico para o lançamento do Inova Rio Verde, em um cenário onde a busca por eficiência, sustentabilidade e competitividade no campo passa inevitavelmente pela adoção de tecnologias inovadoras. A iniciativa se alinha com as demandas do mercado por soluções que otimizem a produção, reduzam custos, mitiguem impactos ambientais e agreguem valor aos produtos agropecuários.
Entre os pontos altos da apresentação estiveram a discussão sobre as oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias em áreas como agricultura de precisão, biotecnologia, gestão de recursos hídricos, energias renováveis e rastreabilidade de produtos. Além disso, foi enfatizada a importância da criação de um ambiente de negócios favorável à inovação, com incentivos fiscais, linhas de crédito específicas e a simplificação de processos burocráticos.
A iniciativa representa um passo para diversificar a economia local, gerar empregos qualificados e fortalecer a posição do município como referência no setor em âmbito nacional. De acordo com Janaíne, atualmente oito pessoas representam entidades na governança, em um grupo de cerca de 80 pessoas. “Uma das nossas ações, inclusive, é melhorar a nossa lei de inovação do município, que já existe, mas não está adequada com o que a gente necessita, como por exemplo, a criação de fundos de investimento para empresas que estão começando e precisam dele”, enfatiza.
Conheça o Inova Rio Verde – Instagram: @inovarioverde
SERVIÇO
Estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na Tecnoshow 2025
Local: Centro Tecnológico Comigo – Rodovia GO 174, km 252,5, s/nº, Zona Rural, Rio Verde
Até dia 11/04
Horário: 08h às 18h
Entrada Gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Vivianne Oliveira (62) 98174-9881
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn