ASN GO
Compartilhe

Inovação, cooperativismo e empreendedorismo são destaques da CoopsParty Summit Goiás 2024

Evento realizado na PUC Goiás conta com a participação de statups apoiadas pelo Sebrae e tem expectativa de reunir mil participantes
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, cumprimenta o diretor superintendente do Sebrae Goias, Antônio Carlos de Souza Lima Neto na abertura do evento (Fotos Silvio Simões)

Nos dias 18 e 19 de novembro, Goiânia sedia a CoopsParty Summit Goiás 2024, no Centro de Convenções da PUC Goiás. O evento é focado em inovação e cooperativismo com participação de diversas startups apoiadas pelo governo estadual, pelo Sebrae Goiás e Sistema OCB. Na manhã da segunda-feira (18), o governador Ronaldo Caiado participou do evento. O evento tem expectativa de reunir cerca de mil participantes, entre empreendedores, investidores, grandes empresas e startups.

A abertura foi prestigiada pelo diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; superintendente Senar Goiás, Dirceu Borges; o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti; o secretário-Geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima; secretário de Estado de Ciência e Inovação, José Frederico Lyra Neto, entre outras autoridades.

Segundo o chefe do Executivo goiano, que destacou os avanços de Goiás em inovação, cooperativismo e empreendedorismo, um exemplo do avanço no cooperativismo de Goiás é a construção de rodovias projetadas para atender às demandas da logística estadual. O governador também apontou os avanços em pesquisas, como melhorias genéticas e de cultivares, que impulsionam o setor agropecuário goiano. Ele defendeu a importância dos investimentos e de parcerias com foco na promoção do desenvolvimento social.

O governador Ronaldo Caiado em sua fala durante a abertura do evento

Contudo, Caiado salientou que o Brasil ainda precisa investir na educação e pesquisa. “Pela falta de apoio aos talentos, aqueles que se destacam aqui, logo seguem para outros países”, assinalou. O governador ainda destacou as perspectivas de avanço por meio das startups e dos investimentos em inovação, promovidos no Hub Goiás. “Quero as melhores cabeças construindo inovação para Goiás”.

O gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Costa, informou que o Sebrae Goiás participa da CoopsParty com várias atividades, como mentorias, Ideacoop, que é um desafio de ideação, um Ideathon e painéis. “O CoopsParty é para trazer as cooperativas para esse mundo que vai ser mostrado e apresentado aqui nesses dois dias”, pontuou Victor.

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB nacional, ressaltou a importância da disponibilidade para a transformação, por meio do cooperativismo. Ele destacou ainda o diferencial dos goianos, porque acreditam na inovação, além de parabenizar os idealizadores pela iniciativa. “Atitudes na gestão no governo de Goiás transformaram e criaram um ambiente seguro. Tenham coragem de inovar”, disse.

O presidente do Sistema OCB Nacional, Marcio Lopes de Freitas

O secretário da Retomada, Cesar Moura, aproveitou a oportunidade para informar que a pasta está disponível para mostrar aos interessados como a secretaria inovou, para alcançar os resultados contabilizados.

Já a anfitriã da CoopsParty, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, salientou o quanto a parceria entre Estado, empresas e mundo produtivo tem rendido frutos. “Agradeço ao Governo pelas políticas públicas de inovação em Goiás”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da OCB Goiás, Luís Alberto Pereira, ressaltou que foi desafiado a promover a CoopsParty em Goiás, quando foi estimulado a buscar as parcerias para a realização do evento. Junto ao Executivo estadual, encontrou as portas abertas nas secretarias que contribuíram para a concretização do evento e destacou a contribuição do Sebrae. “Foi uma das maiores parcerias”, afirmou. Além disso, assinalou a necessidade de que as outras unidades da federação também produzam eventos de qualidade para suas bases.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ao lado de Jubrair Caiado, da OCB

Troca de conhecimento e experiências

Victor Costa, do Sebrae Goiás, mediou o painel “Criando Oportunidades, Gerando Eficiência”, com a participação de Michelle Wadhy, CEO Fast Escova, e Elaine Moura, CEO Popcorn Gourmet. O gerente abordou no painel oportunidades e geração de eficiência. “É um bate-papo bem interativo falando sobre ideias de negócios, eficiência, como pensar no futuro, como trabalhar a sucessão”, arrematou.

Michelle abordou a questão da eficiência no dia a dia nas operações da Fast Escova, em que assinalou o que tem sido feito atualmente para gerar mais eficiência com menos custo, sem perder o ritmo, com muita produtividade.

Contudo, Michelle salientou que o foco principal está no ser humano. “Valorizando pessoas e fazendo uma gestão de pessoas eficaz. Porque a tecnologia está aí, está muito envolvida. Há várias pontas de crescimento, mas na Fest a gente ainda acredita nas pessoas”.

Por sua vez, Elaine Moura abordou as boas práticas adotadas pelo grupo Popcorn Gourmet. “A sustentabilidade de alguns produtos e serviços que a gente cria ao longo dessa jornada com esse olhar é importante para nós”, pontuou. Para Elaine, o assunto é tão importante que não é trabalhado apenas dentro da empresa, enquanto indústria e franqueadora. “Mas a gente abarca os nossos franqueados também nessas boas práticas”, sinalizou.

O evento que acontece até terça-feira (19) reúne grandes empresas, startups, empreendedores e investidores

Já no painel “Inovação Transformadora: Empresas, Governo e Educação em Evolução”, mediado pela analista de Inovação do Sebrae Goiás Emília Pires, a conversa foi com Lidiane de Abreu, Head de Inovação do IEL Goiás; Sara do Socorro, superintendente de Inovação Tecnológica de Goiás; e Lorena Rosa, pró-reitora de pesquisa do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Lidiane ressaltou o impacto das hélices do ecossistema e a importância do apoio mútuo para se alcançar resultados positivos. “É importante a participação do governo, das instituições do Sistema S, das universidades, para que a gente possa compor todas as atividades e as noções dentro do ecossistema para as empresas”, disse.

Lorena assinalou a expectativa e necessidade de articulação com a representatividade da empresa, dos empresários e do Governo. “Isso é justamente para nós termos esse olhar de como que a inovação está dentro das escolas, dentro das instituições, das perspectivas, e como será feita essa articulação para transformar a inovação e materializar dentro das instituições de ensino superior”, pontuou. Para Lorena, “o encontro foi um momento de articulação desse triângulo, para que funcione muito bem”.

Sara afirmou que o bate-papo e a troca de experiências foi um momento especial. “Nós já estamos há algum tempo tentando promover essa sinergia entre os setores, entre as hélices”, disse. Para ela, a reunião dos três atores durante a CoopsParty é uma oportunidade para mostrar algumas iniciativas que já estão positivamente contribuindo para essa conexão. “Sempre com inovação e, claro, como ela transforma toda a sociedade”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • CoopsParty
  • Hub Goiás
  • Ideacoop
  • Ronaldo Caiado