ASN GO
Compartilhe

Inteligência artificial na educação empreendedora é tema de evento para profissionais do ensino

Sebrae realizou evento em sua sede, como atividade do PNEE, com participação da Universidade Federal de Goiás e da PUC-GO
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
A palestra mostrou as possibilidades da utilização da inteligência artificial para potencializar o ensino (Fotos Edmar Wellington)

O Sebrae Goiás promoveu na manhã desta quarta-feira (31) a palesta “IA Impulsionando a Educação – Riscos e Oportunidades”. O evento, realizado no auditório da instituição, integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que oferece soluções gratuitas para disseminar o empreendedorismo para educadores e estudantes.

“Parabenizo todos vocês porque nós estamos em meio a uma transformação considerável. Os docentes estão se adaptando às novas tecnologias e incorporando isso em sala de aula. Há algum tempo não imaginávamos que os celulares substituiriam tantas máquinas e que seria possível até mesmo estudar através de um aparelho que está o tempo todo em nossas mãos. Vocês são agentes dessa mudança. Estamos vivenciando um contexto de inovação e precisamos colocar isso na prática, na realidade, no dia a dia, na execução e na continuidade do nosso trabalho e, principalmente, no cotidiano de cada um de vocês. Parabéns por serem os porta-vozes das mudanças a tantas pessoas e alunos”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Beatriz Dornelles, gestora do PNEE em Goiânia: programa está atento às novas tecnologias

A analista Beatriz Dornelles, coordenadora do PNEE em Goiânia, explicou que, dentro do programa, o Sebrae atende tanto docentes quanto discentes por meio de capacitações gratuitas desde o ensino fundamental até o superior. Ela detalhou que, ao observar o mercado inovador, foi identificada a necessidade de trazer a IA para a educação, pois a mesma já é aplicada nas áreas da moda e do agronegócio. “Convidamos o Állan Christoffer Silva, que ministra alguns cursos na nossa Escola de Negócios e, hoje, ele está aqui com pessoas do cenário da educação, participando dessa temática tão inovadora, que está batendo à porta”, apontou.

Állan Silva, que ministrou a palestra, é bacharel em Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador junto ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG). Ele parabenizou a iniciativa e pioneirismo do Sebrae na realização do evento. “Trazer os docentes para a capacitação, ainda mais quando se trata de uma capacitação na área da tecnologia tão importante quanto a inteligência artificial, é de fundamental importância”, sinalizou.

Állan Christoffer Silva, do Ceia-UFG, que atua na Escola de Negócios do Sebrae, foi o responsável por ministrar a palestra

A reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Olga Ronchi, por sua vez, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae dentro do pelo Pacto Goiás pela Inovação, do qual integra o conselho gestor, ao contribuir com o fortalecimento dessa parceria. “Além do pacto, o Sebrae tem um papel formativo muito importante, e nessa relação com as instituições de ensino superior, traz para nós o desafio de uma articulação cada vez maior”, assinalou. A reitora vê o Sebrae como um parceiro estratégico para que os estudantes tenham a experiência do mercado de trabalho e do mundo do trabalho e do empreendedorismo.

Olga salientou ainda que o empreendedorismo, hoje é uma marca na Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC, uma área importante de conhecimento na universidade. “Encontramos no Sebrae esse parceiro cotidiano muito importante e essa necessária articulação do mundo do trabalho e do setor produtivo com a universidade”, afirmou.

Olga Ronchi, reitora da PUC-GO, falou da articulação essencial entre as instituições com foco na inovação

Outro ponto importante ressaltado pela reitora é que, como uma instituição formadora, a universidade tem que estar imersa nesse processo de novas tecnologias e de inovação na educação. O que, segundo ela, diminui as distâncias e soma esforços para que os estudantes sejam bem formados e possam contribuir e dar o retorno necessário para a qualificação ao mundo do trabalho, das empresas e dos outros ambientes de negócio. Para Olga, a abordagem do tema da educação empreendedora e a IA é extremamente saudável. “Estamos aqui com professores, coordenadores de cursos de graduação, de estágio, a gente está sempre aprendendo”, ressaltou.

Janaina Magatão, coordenadora de Formação dos Servidores do Magistério da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), salientou a importância da parceria com o Sebrae ao contribuir com a gestão pública por meio de qualificações junto aos servidores do ensino, sempre com temáticas atualizadas em diversas áreas. A coordenadora pontuou que, diante da evolução e mudanças pelas quais o mundo está passando, é possível, mais uma vez, contar com a contribuição do Sebrae. “A gente precisa, na educação, se atualizar sempre. A palestra do Sebrae veio contribuir conosco com a abordagem sobre Inteligência Artificial, no meio educacional”, concluiu.

A coordenadora Janaina Magatão, da Seduc, falou da importância da parceria do Sebrae com a gestão pública

O evento também foi prestigiado pelo diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra e por Osvany Gundim, superintendente de Ensino Médio da Seduc Goiás, além de pró-reitores da PUC e da UFG.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • educação
  • ensino
  • Goiânia
  • IA
  • inteligência artificial
  • palestra
  • PNEE
  • Programa Nacional de Educação Empreendedora
  • Regional Central