Pensando em preparar jovens e empreendedores para tendências de mercado, tecnologia e inovação, o primeiro dia do “Missão Digital” aconteceu na terça-feira (16/05), em Goiânia. Realizado pelo Senac Infinite, com o apoio do Sebrae Goiás, o evento é realizado junto com a Jornada Acadêmica da Faculdade Senac, e vai até esta quinta-feira (18/05).
Athos Ribeiro, coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, explica que o Missão Digital é um encontro que promove palestras e workshops com temas ligados à tecnologia e inovação. “A gente tem uma grande satisfação em participar das ações do ecossistema, ainda mais com o Senac, que é uma instituição que faz parte do sistema S com o Sebrae. É um evento que faz todo sentido para a comunidade acadêmica e demais membros da comunidade geral que quiserem participar”, avaliou.
O membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, Marco César Chaul, da Fecomércio-GO, considera que o “Missão Digital” é uma ótima oportunidade para quem quer ficar atualizado sobre as novidades do mundo, mas sem complicações. “O foco é aproximar a inovação desse público, mostrando que é possível inovar sem muito mistério. O Sebrae entra nisso por ter uma expertise muito grande nessa parte de inovação e por sempre querer apoiar quem quer inovar”, afirmou.
Palestra sobre ESG
Neste primeiro dia, alunos e participantes gerais participaram de uma palestra sobre os conceitos do termo “ESG”, apresentados pela CEO copresidente da Impact Beyond e presidente da ONG Instituto Movimentarte, Flora Bitancourt.
Durante sua apresentação, Flora explicou que a sigla ESG tem sido usada para se referir a práticas ambientais, sociais, de governança corporativa e de investimento, que se preocupam com critérios de sustentabilidade, e não apenas com o lucro no mercado financeiro. Isso porque, o público consumidor mudou, se tornando mais ativo e preocupado com as ações das empresas.
“O consumidor quer saber de onde está vindo seu produto, a qualidade do seu produto, se ele é testado em animais. A gente não é mais aquele consumidor que pega qualquer coisa sem ler o rótulo. Hoje em dia a gente está exigindo essa mudança das empresas”, disse a palestrante.
Flora destacou também que, a partir da mudança de comportamento do público consumidor, acionistas e membros de cargos importantes de grandes corporações também têm se atentado às questões sociais e ambientais. E, por esse motivo, o conceito ESG têm ganhado força e se tornado uma tendência real, já praticada e necessária para o futuro do empreendedorismo e, principalmente, do mundo.
A estudante de administração Tainá Nogueira, de 27 anos, se surpreendeu com a palestra e disse que vai passar a refletir em como pode agir para também ajudar o planeta. “Além de ver muitas coisas que às vezes não são tão faladas ou que a gente não para pra pensar, achei bacana várias coisas que a palestrante falou que a gente não tinha conhecimento. Agora que a gente teve acesso, é começar a pensar mais e agir para fazer a diferença”, afirmou.
Programação
Outras duas palestras estão previstas para acontecerem no Missão Digital. Nesta quarta-feira (17/05), às 18h30, o tema será “Govtech: trazendo inovação e tecnologia para serviços públicos”, apresentado pelo economista e co-head do Fundo GovTech, da KPTL, Adriano Pitoli.
Já nesta quinta (18/05), às 19h, está prevista a palestra “Mercado Gamer: Para além da diversão, trabalhando com games”, com o especialista em Gamificação, mestre em Informática pela UFRJ e fundador e CEO da For Games – Educação e Cultura Gamer, Victor Prado.
As apresentações acontecem na Faculdade Senac, no setor Santa Genoveva, em Goiânia. Mais informações no site.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn