ASN GO Atualização
Compartilhe

Muito além das startups: cooperativismo e cooptechs transformam empreendedorismo com inovação e colaboração

Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta, inspira plateia no espaço do Sebrae na Campus Party ao compartilhar a visão de um novo futuro sustentável
Por Liliane Almeida, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Palco Fábrica de Empreendedores destacou importância do cooperativismo e cooptechs, as startups cooperativistas (Fotos Silvio Simões)

Em um contraponto ao modelo de startups, que muitas vezes enfatiza o sucesso individual e a busca de essas empresas se tornarem “unicórnios” (aquelas com mais de US$ 1 bilhão de investimentos antes de abrir seu capital), as cooperativas e cooptechs estão ganhando força como uma alternativa promissora. Esse é o futuro sustentável, de acordo com Gustavo Mendes, cofundador da Coonecta, empresa dedicada exatamente a fazer a conexão entre as práticas atuais de inovação ao cooperativismo. Ele inspirou o público na Fábrica de Empreendedores, palco do Sebrae na Campus Party Goiás 3 (#CPGoiás3), na quinta-feira (08).

De acordo com Gustavo, o cenário global mostra um crescimento promissor do cooperativismo e das cooptechs (startups cooperativistas). De acordo com dados recentes da Aliança Cooperativa Internacional, existem mais de 3 milhões de cooperativas em todo o mundo, engajando aproximadamente 1 bilhão de pessoas como membros. Essas cooperativas estão presentes em diversos setores, desde agricultura e serviços financeiros até energia renovável e tecnologia.

No campo das cooptechs, segundo ele, um relatório da Co-operatives UK revela que o número delas está em constante ascensão, com um aumento de 35% nos últimos cinco anos. Essas cooperativas baseadas em tecnologia oferecem uma abordagem colaborativa e inovadora para o empreendedorismo, permitindo que profissionais talentosos se unam e compartilhem recursos para impulsionar o desenvolvimento de soluções digitais.

Gustavo Mendes, da Coonecta, falou sobre um futuro mais sustentável e inclusivo

“Eu me interessei por esse modelo de negócio democrático, que distribui os lucros ao final do exercício e incorpora princípios que as pessoas estão buscando em termos de relacionamento com a comunidade e ESG. Fiquei apaixonado. Decidi largar tudo e, juntamente com meu sócio, Romário Ferreira, fundei a Coonecta com o objetivo de criar um ecossistema de inovação no cooperativismo”, revelou.

Gustavo destacou exemplos bem-sucedidos, como a The Driver’s Cooperative, a maior cooperativa de trabalho dos Estados Unidos, que recentemente arrecadou US$ 1,5 milhão por meio de financiamento coletivo. Além disso, ele mencionou iniciativas colaborativas como a Resonate e a CoopCycle, que compartilham custos de tecnologia e marketing entre várias cooperativas, impulsionando assim o progresso coletivo. E lembrou que o cooperativismo pode se estender a todo tipo de negócio, citando os renomados clubes Barcelona e Real Madrid, que operam sob o formato de cooperativa.

Sustentabilidade e inclusão

As estatísticas citadas anteriormente refletem a resiliência e o potencial do cooperativismo e das cooptechs em impulsionar o empreendedorismo democrático e construir um futuro mais sustentável e inclusivo. Gustavo Mendes e a Coonecta estão na vanguarda desse movimento, conectando atores-chave e estimulando o surgimento de novas oportunidades em todo o mundo. “O RadarCoop é um braço da Coonecta, uma ferramenta inovadora que mapeia o empreendedorismo cooperativo e as organizações que o apoiam, tornando-se um retrato inédito do ecossistema cooperativo”, explicou.

Com o objetivo de criar uma vibrante comunidade de apoio às cooperativas, a Coonecta está explorando novas possibilidades de atuação na economia digital, atraindo não apenas empreendedores, mas também apoiadores engajados com o propósito cooperativista.

“Ainda estamos engatinhando. As pessoas ainda não estão valorizando o suficiente esse assunto, e isso me incomoda profundamente. Esse tema ainda não é pauta principal da mídia, mas estou certo de que em breve será”, enfatizou Gustavo, demonstrando sua convicção no potencial transformador desse segmento.

Palestras na Campus Party Goiás 2023

A programação abaixo é de curadoria do Sebrae Goiás e de parceiros do Pacto Goiás pela Inovação.

Palco Fábrica de Empreendedores:

09/06 – sexta-feira

– Das 13h às 14h – Inovação e Tecnologia na Indústria Goiana

– Das 14h10 às 14h40 – ChatGPT: O Sócio Perfeito Para O Seu Próximo Negócio

– Das 15h30 às 16h30 – Desafio AgroStartup: colhendo startups e soluções para o Campo

– Das 18h às 19h – EasyCrédito: do MVP ao M&A

– Das 19h10 às 19h40 – Nem só de ChatGPT viverá o Marketing

10/06 – sábado

– Das 15h30 às 16h30 – O que tá rolando de Inovação no Sebrae?

– Das 16h40 às 17h10 – Oportunidades governamentais para startups

11/06 – domingo

– Das 14h10 às 14h40 – Comunidades: Saiba como contribuem para o ecossistema de inovação goiano

– Das 14h50 às 15h20 – Comunidades: Saiba como contribuem para o ecossistema de inovação goiano

– ENCERRAMENTO – entre 16h e 17h, no Palco Principal

Confira aqui a programação da #CPGoiás3

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Liliane Almeida – (62) 99150-3899

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • #CPGOIÁS3
  • Campus Party
  • Campus Party Goiás 3
  • cooperativa
  • cooptech
  • Goiânia