Organizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (Acirv), aconteceu na noite da última quinta-feira (15) o “Encontro de Negócios do Programa Transformação Digital 5.0” em uma sala da entidade com a participação das empresas de diversos ramos, incluindo turismo, agro, recursos humanos, comunicação, representantes de Correios e serviços de segurança, entre outras áreas. O evento é para consolidar essa participação dos pequenos empresários dentro do projeto.
Como consultor do Sebrae responsável por prestar consultorias em diversas micro e pequenas empresas, Sérgio Cláudio Coelho de Alcântara lembra que o papel do especialista é conscientizar o empresário da necessidade de ele acompanhar as mudanças e a evolução da tecnologia, ao analisar o tanto que esses fatores impactam no negócio.
Logo, a partir do primeiro ponto da conscientização, os consultores mostram o diagnóstico de cada uma das empresas participantes do Transformação Digital 5.0. “Já o próximo passo é criar ações de melhoria que potencializem os resultados e a visibilidade da empresa no cenário digital”, explicou Sérgio.
Para o consultor, o maior desafio é a busca pela capacitação e conhecimento técnico no momento de utilizar as ferramentas, além da preocupação de o empresário criar estratégias para saber como elas serão utilizadas, visando atingir o objetivo do empresário.
Com as mudanças aplicadas pela empresa em relação à transformação digital, o entendimento é que o dono do negócio consegue aumentar sua visibilidade. “A partir de então, ele é capaz de expandir seu faturamento. A maior visibilidade potencializa os resultados do pequeno empresário”, comentou.
Contente pela participação de Rio Verde, Sérgio percebeu que as empresas locais se engajaram em buscar conhecimento e na necessidade de mudanças para o “novo”. No município, a Turma 1 é composta por 13 empresas e a Turma 2 abrange mais dez.
Coordenador de toda a administração do “Transformação Digital 5.0” e profissional responsável pela elaboração dos questionários no projeto, o economista e proprietário da Moka21, Maurício Faganello, afirmou que sua contribuição também consiste em mostrar o relatório final da apresentação do programa. “Nossa empresa ajuda quanto ao levantamento dos questionamentos e dados”, explicou.
O Transformação Digital 5.0 é um projeto que se encontra num segundo ciclo em Goiás e hoje existem mais de 20 consultores que circulam o estado, sendo que cada um fala em média com 20 ou 25 empresas, segundo o especialista. Ao se tratar do Sudoeste goiano, são cerca de 150 empresas atendidas. De acordo com Faganello, a análise do especialista visa primeiramente entender o que é o impacto digital no trabalho de determinado empreendimento.
Ele explicou que o consultor realiza um diagnóstico e durante um ciclo de dois ou três meses, acompanha e passa as sugestões em prol da transformação digital das empresas. “Ao todo, serão 700 empresas entrevistadas no estado. Em relação àquelas que já terminaram o processo, o número é por volta de 200 participantes.”
Ao observar os resultados já apresentados no desenvolvimento das consultorias em termos de faturamento, as empresas aumentaram em média 10% em um período de três ou quatro meses, conforme disse o economista. “Além do mais, houve melhora de 30% em termos de maturidade e conhecimento dos negócios. Os consultores são especialistas e sabem como as ferramentas digitais devem sem aplicadas”, ressaltou.
O consenso geral é de que empresários querem faturar mais em seus empreendimentos e para que as melhorias aconteçam nesse sentido, há a necessidade de passar por um processo de transformação digital no marketing e na parte de comunicação com o cliente. “E muitos empreendedores não aplicam isso, não possuem ferramentas e nem sabem como agir. Então, o consultor orienta sobre maneiras gratuitas e fáceis para que empresário consiga atrair mais clientes”, afirmou. Segundo Faganello, o processo envolve atrair, conquistar e manter o consumidor, passando pela transformação digital.
Durante o encontro, houve interação entre os empresários através de uma dinâmica a fim de que todos conheçam um pouco as atividades e o histórico de cada participante. Na oportunidade, cases de sucesso foram apresentados ao público presente. Os relatos incluíram experiências sobre o desenvolvimento do negócio – possibilitando maior visibilidade depois de um plano de ação –, implantação da planilha de metas para as vendas, marketing digital, funil de vendas, tráfego pago e outros recursos.
Por fim, representantes dos Correios, empresa pública federal parceira do Sebrae, fizeram a explanação de inúmeros serviços que os pequenos empresários podem utilizar por meio de um convênio, a exemplo de encomendas e mala direta.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
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