Para chegar ao potencial cliente, o empreendedor pode investir nas plataformas de anúncios disponíveis na internet para que o site da empresa apareça com mais frequência às pessoas, visando atrair maior quantidade de visitantes na página da rede. Referente ao assunto, o Sebrae, em parceria com Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizou o lançamento do Programa Inove+Digital na noite da última quinta-feira (13). O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (Acirv).
O Inove+Digital é um programa de incentivo que trata de um acompanhamento individual e personalizado, feito por uma equipe de especialistas em marketing e inovação que passam estratégias para melhorar a presença do negócio na internet e ajudam a incrementar as vendas on-line. Dentre as propostas, o projeto visa impulsionar a presença digital na empresa, conectar e engajar clientes, além de aumentar a competividade de forma on-line. Para maiores informações de pacotes e condições, o empresário pode procurar o Sebrae e o IEL nas respectivas agências em Rio Verde.
Convidado da noite para ministrar palestra ao público de empresários, o consultor sênior do IEL Goiás, do projeto Inove +Digital, Lorran Souza, abordou o tema “Estratégia de Marketing Pago para Negócio”. Segundo o consultor, na etapa do planejamento desse tipo de marketing, o empresário deve entender que não existem somente ferramentas como Facebook e Instagram. “Dependendo do tipo de negócio, é preciso rever se as redes sociais que mencionei são a melhor solução. Às vezes, ferramentas como Google Ads, LinkedIn ou até o Tik Tok significam um melhor caminho. Enfim, depende do perfil do negócio e o objetivo”, relatou.
Outro aspecto, segundo o consultor, é entender como o empreendedor trabalha seu conteúdo e o investimento, a fim de que a campanha funcione da melhor maneira em determinada plataforma ou contexto. “Uma estratégia voltada para a empresa que utiliza o e-commerce é completamente diferente de outra que não procura este recurso de venda pela internet”, disse.
Para citar um exemplo, Lorran lembra que a dinâmica de tráfego pago de uma clínica odontológica, sobretudo se referir na conversão de venda, se diferencia completamente da loja que vende por exemplo, biquíni pela internet. “Isso porque haverá outras possibilidades quando se fala de e-commerce.”
No caso da venda de produtos e serviços muito específicos, a exemplo de uma consultoria jurídica para o agronegócio, se o empresário deseja resultado num curto prazo, o consultor explica que o Google Ads pode ser mais efetivo do que Facebook ou Instagram. “Nesse contexto, um potencial usuário realiza a busca direto no Google já que está baseado na intenção da compra. Enfim, o consumidor está no movimento de pesquisa e corre atrás da informação, enquanto que nas redes sociais, a exemplo do Instagram, a base é o interesse de compra do usuário.
Segundo o palestrante, existe uma série de ferramentas oriundas do digital que alguns empresários podem usar para entenderem o índice de popularidade de determinado produto e o índice de pesquisa também. “Além do mais, eles conseguem obter algumas informações de como estudar a concorrência”, disse.
Ferramentas como Answer the Public e o próprio planejador de palavras-chave do Google foram alguns dos recursos citados por Lorran. “O empreendedor até revê o que se oferece como produto na vitrine da loja, como deve reestruturar a campanha e qual instrumento é possível recorrer para acompanhar resultado”, explicou.
Um detalhe importante abordado por Lorran, ao se tratar de tráfego pago, é o alinhamento entre equipe de marketing digital e a equipe de vendas. Conforme disse, essa comunhão tem que existir dentro da empresa porque o marketing nesse caso é responsável por trazer público e lide qualificado, ou seja, o potencial cliente. “Quando falo de um negócio sem e-commerce, pois a pessoa viu o anúncio, clicou e fez a compra, é necessário que haja um atendente ou SDR para fazer um pré-atendimento, filtrar e encaminhar esse consumidor à área correspondente na hora de fechar venda”, pontua. Portanto, o especialista reforça que esse alinhamento é muito importante.
No final das contas, Lorran explicou também que o especialista procura dar a devida orientação quanto ao tráfego pago e cabe ao empresário trabalhar pelos resultados. “É uma ação contínua. Não existe receita de bolo que funciona com todo mundo. É estudar o caso do cliente com as ferramentas disponíveis no mercado e, a partir de então, implementar a estratégia, testar, corrigir e aprimorar. Com o Inove+Digital, digo que amadurecemos essa visão do empresário a respeito do que é o digital hoje”, frisou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
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